Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente -12-03-2021.

  É HORA DE TER JUIZO.

                Lembro do meu tempo de criança e de muitos outros tempos quando ouvíamos a frase “Tome juízo”! Isso era sinal de que estávamos fugindo às regras, que estávamos fazendo algum malfeito que naturalmente merecia a reprimenda. A expressão tomou corpo, tomou vida, cresceu no linguajar brasileiro e passou a exprimir uma advertência também carinhosa, mas sempre uma advertência.

               O brasileiro a leva na brincadeira sempre, acha curiosa e até engraçada. Tenho um amigo, Daniel, que sempre nos cumprimenta em nossos aniversários com o dele já famoso: “parabéns e juízo”! Pois é chegada a hora de a adotarmos definitivamente porque sem dúvida não estamos tendo juízo diante dessa pandemia assustadora que teima em crescer, que não aceita teimosias, que não quer nos ver os rostos nos preferindo mascarados, que está levando jovens e velhos aos hospitais e muitos à morte, porque ele, o juízo vem passando longe de nossas cabeças. E vejam que, quando falamos deste assunto de imediato vem à cabeça os jovens que não respeitam as novas regras, que vivem em aglomerações festivas parecendo que buscam o terrível vírus como se fossem confetes em suas cabeças.

               Mas nem só de jovens teimosos e conflitantes vivem os tempos do hoje. Irresponsáveis de todas as idades estão por aí a espalhar uma estúpida confiança, não sabemos em quem. Rindo da própria sorte e a esfregando nas caras de todos os temerosos que pedem um pouco mais de paciência, um pouco mais de solidariedade, um pouco mais de compaixão, uns pelos outros. Mas a resposta não vem. E até vem com o aumento do número de casos, com o aumento no número de mortes, com a ineficácia do ser humano em conter essa terrível doença que se espalha cada vez mais pelo mundo.

              No entanto, se voltarmos aos nossos tempos de criança e escutarmos as vozes que nos dizem para termos juízo, para usarmos máscaras, para lavarmos sempre as mãos, para não participarmos de aglomerações nem de festas, possivelmente venhamos a comemorar os dias do amanhã na santa paz do amanhecer. Caso contrário, se não ouvirmos os apelos de juízo iremos e levaremos muita gente para outro e final juízo.

ALERTAS DO DIA

  • Ainda a propósito de juízo, o governador assinou um novo decreto, restringindo ações, definido horários de funcionamentos comerciais e outras coisas mais. Necessário? Sim. Tentemos respeitar as regras para que não tenhamos decisões mais rigorosas e que venham a prejudicar em muito a economia do estado.
  • E quando falo em prejudicar a economia do estado estou lembrando que as pessoas precisam trabalhar, levar dinheiro para casa, pagar suas contas, enfim, viver e fazer viver. Por isso, o juízo a que me refiro no artigo acima é de fundamental importância para a vida. Do corpo e da alma.
  • Mudando rapidamente de assunto, os assuntos polêmicos estão fervendo em Brasília e as últimas medidas que acabam por envolver política, espero que não agitem mais a conturbada vida brasileira.

PARE PRA PENSAR

A vida é indiscutivelmente a melhor discussão. Discutir a vida nos leva à luz e a razão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s