Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 08-03-2021

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 08-03-2021 – Geraldo Câmara

O ELEFANTE E  AS FORMIGUINHAS

                 A batalha que o mundo está atravessando é impressionantemente dura e bate contra teorias que nem sempre têm a ver com as práticas e vice-versa. No caso específico do Brasil, o país está dividido nas patas do elefante que lá de Brasília fica tentando espalhar sua sabedoria, ostentar sua voracidade e espalhar vontades férreas e erradas enquanto o batalhão de formiguinhas segue tentando sair do sufoco e superar as arrogâncias do elefante sabichão. Dentre as formiguinhas enumeramos os cientistas que parecem nunca terem suas opiniões validadas; temos os governadores dos estados e os prefeitos municipais que, querem pular o muro, fazerem valer suas atitudes e esbarram na “burrocracia” e anti-atitude do elefante. Enquanto isso, vidas são ceifadas, vacinas não são compradas em número suficiente e quando os governadores ameaçam fazê-lo dão de cara com as atitudes ditatoriais do senhor elefante que se julga dono absoluto da verdade e ainda diz que quem quiser que “vá comprar vacina na casa da mãe”. Se a qualidade e a força não dão jeito na situação do país, o jeito está na revolta das formiguinhas que, juntas, podem dar o exemplo do trabalho correto e eficaz e acabar ou pelo menos diminuir as perdas tão sentidas por todos nós. E tomara que este comentário se transforme em fábula com final feliz.  

DESTACÔMETRO

                O destaque vai para o amigo e agora vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa que assumiu o cargo dizendo para o que veio e mostrando que vice também pode trabalhar e bem. No momento afastado com Covid 19 mas em plena recuperação.

PÍLULAS DO OUVIDOR

O comércio, o turismo, bares, restaurantes, tudo recomeça a ter restrições com fechamentos parciais, o que inviabiliza a economia, cria desempregos, acaba com pequenas e médias empresas, enfim, um sufoco!

Sufoco provocado pela indisciplina, pela persistência de muitos em não seguirem as regras de uso de máscaras, de isolamento social, de não aglomeração. A onda pandêmica volta a crescer; as mortes também. Por total ignorância de muitos.

Somos até o momento um estado feliz porque estamos tendo um governo que antes da pandemia cuidou da saúde da população com a construção e habilitação de vários hospitais. Se isso não tivesse acontecido estaríamos em total pânico.

Então é também a hora da retribuição. É hora de entendermos que não podemos deixar o sistema hospitalar entrar em colapso porque se isso acontecer vamos ser réplicas de alguns estados que estão sofrendo por conta disso.

O Ministério da Saúde reiterou sua responsabilidade na gestão tripartite do SUS e autorizou recursos para o custeio de 3.201 leitos de UTI para pacientes graves acometidos pela doença em 22 estados e no Distrito Federal.

Os leitos, autorizados em caráter excepcional e temporário gerarão impacto financeiro de R$ 361,7 milhões aos cofres públicos. Destes, 41 são de UTI Pediátrica Covid-19. Pelo menos sai da inércia. Esse gato é zero, Sr. Elefante.

O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, destacou que os municípios estão seguindo a orientação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para um caminho mais viável, que é o processo de compra através de consórcios já existentes e consolidados. 

 O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) já vinha emitindo recomendações a prefeitos para que adotassem medidas mais rígidas no combate à pandemia, como o toque de recolher.

Presidente da ABAV e fazendo parte do conselho de turismo do MCV&B, Carlos Palmeira (foto) tem sido um lutador para que o turismo em nosso estado enfrente essa pandemia da melhor maneira possível. Um lutador.  

ABRAÇOS IMPRESSOS

                 Nossos abraços impressos vão para um jovem competente na sua área e que e assessora investimentos com absoluto conhecimento de causa. Tigor Tenório deixa você absolutamente ciente do trânsito com as moedas digitais, por exemplo. Tigor já esteve no Bartpapo sábado passado.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s