Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 03-08-2020

O QUE É EXEMPLAR?

                  Difícil poder dizer nos dias de hoje o que é ser exemplar. Seja no mundo dos negócios, da política, da administração pública, seja no que seja a exemplaridade é difícil de ser encontrada com todas as suas características. Não só porque o mundo por si só está repleto de coisas e ações erradas como os exemplos para que se tenha a qualidade são os piores e mais variados. Desde as aulas de crime, de espertezas e outras coisas negativas que aparecem diuturnamente na televisão, através dos jornais, das novelas, dos documentários e filmes até as aulas práticas que nos são dadas pelos políticos de um modo geral, pela administração pública repleta de erros e, como não seria de esperar, até nas escolas e em parte de professores que não pregam o que deviam na formação de nossas crianças e jovens. Então onde ir buscar os bons exemplos para que possamos passá-los também adiante? Como justificarmos que as boas ações existem quando elas se mesclam com tantas más e que são largamente difundidas? O mundo está caminhando para um caos social da pior categoria e enquanto isso uma geração mais velha e que foi criada com outras características fica batendo pino diante do que se prega por aí a fora como  “educação”. E, então? Como ficamos? Ah…já sei. Não ficamos. Simplesmente.   

DESTACÔMETRO

                  O destaque vai para um excepcional empresário da alimentação, Nado Freire que, com seus restaurantes Bodega do Sertão e Janga dá um exemplo ao lado da esposa, Francineide e filhos de como administrar com categoria e exemplar dignidade para seus fregueses. Feliz volta!

PÍLULAS DO OUVIDOR

Vamos ver como ficamos com relação a futuras aberturas de repartições públicas, de escolas, sobretudo de escolas, passando para uma fase mais adiantada. Alagoas está se apresentando há duas semanas com queda em contágios e mortes.

No entanto é preciso que tudo seja avaliado cientificamente a partir dos dias de incubação que são quatorze e dia a dia numa medição altamente criteriosa que poderá definir uma extensão maior ou não dessa abertura.

Por exemplo, se a primeira parte aconteceu há 10 dias nada aconteceu ainda em termos de resultados porque ele só aparecerá a partir do décimo quinto dia e aí sucessivamente para que se possa então pensar em segunda fase.

Bem, esse é o meu matemático pensamento e acho que sou acompanhado por algumas pessoas já que matemática é ciência exata e que pode nos dar medições admiráveis para o caso em questão.

Portanto, qualquer coisa que fuja desse cálculo pode dar certo por sorte ou pode dar profundamente errado aumentando a taxa de contágio a cada minuto. Daí a preocupação em vermos novas aberturas sem consciência matemático-científica.

Temos que aplaudir o imenso esforço que estão fazendo os artistas em todo o Brasil para não se ausentarem em demasia do seu público fazendo através de “lives” aparições por todos os cantos do Brasil.

O que começou por iniciativa de alguns desses artistas com dificuldades técnicas e operacionais agora tem sido seguido até pelas grandes redes de televisão que estão transformando essas “lives” em programação de suas emissoras.

Casuisticamente ou não elas vieram em boa hora, estão divertindo os telespectadores e estão dando oportunidade aos participantes de ganharem e de continuarem aparecendo para o grande público.

E ainda para completar a volta dos “drive-in” famosos na década de cinqüenta com apresentação de filmes voltam agora com força total com grandes espaços acolhendo também shows com atrações as mais variadas. E todos seguros em seus automóveis.

  

Acompanho há mais de vinte anos a “performance” do consultor de negócios e empresário Sérgio Craveiro (foto) e que mesmo com essa avassaladora pandemia vem mostrando que dar a volta por cima também é uma questão de competência.

ABRAÇOS IMPRESSOS

              Os abraços impressos de hoje vão para um colega jornalista de ilibada reputação e que tem estilo e criatividade ao colocar seus pontos de vista para seus leitores e seguidores. Odilon Rios merece nosso abraço e nosso respeito.  

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s