Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara– Tribuna Independente -24-07-2020
VOCÊ SABE O QUE É LIBERDADE?
Desculpem-me começar tomando a liberdade de perguntar se você sabe o que é liberdade, mas não podemos fingir que essa é uma palavra muito confusa para a maior parte das pessoas que a interpretam de maneira errada, da maneira que os outros querem ou da maneira que a sociedade dita. Dependendo do tipo de sociedade onde vivamos as interpretações são sempre as mais variadas. No nosso país a liberdade está muito ligada a processo econômico quando muitas pessoas estão subjugadas à necessidade de sobrevivência e ainda que não estejamos vivendo a escravidão verdadeira alguns podem entendê-la no subjugo trabalhista. Coisas a serem profundamente discutidas no regime capitalista onde a força do trabalho é preponderantemente imposta pela força econômica.
Outro tipo de confusão que se faz com a liberdade, exatamente a grande discussão do momento é a de expressão. Pode, não pode, tem que poder, nada disso é bem assim. Há que haver parâmetros para que as discussões sejam cercadas de cuidados, de educação, de bem dizer. A famosa reunião ministerial que acabou com demissão de ministros bem mostrou o que é confundir sinceridade com falta de educação, com despreparo para o exercício da função pública e ainda por onde não deverá caminhar a chamada liberdade de expressão.
Por aí afora as liberdades são sempre recheadas de atos e fatos que as colocam em xeque diante da sociedade. A mescla entre liberdade e libertinagem é latente entre vários grupos sociais sem que haja nenhuma distinção em que a liberdade e a libertinagem andam de mãos dadas. O desembargador que não usava máscara e que agrediu os agentes que educadamente o abordaram certamente cometeu além de atos previstos em lei o de libertinagem em uma das acepções da palavra.
Todos anseiam por liberdade. Os jovens em plena ebulição, os que não conseguiram em tempo a sua independência econômica; os casais infelizes que acabam por manterem amarras que pedem espaço; os estudantes pobres em busca da liberdade educacional e tantos que a buscam com impetuosidade ou com plena calma.
Portanto, cada qual que busque sua liberdade deve entendê-la, compreendê-la em todos os sentidos porque nem sempre ela corresponde ao que de melhor se almeja. O mundo, por si só é uma deliciosa prisão da qual não queremos escapar. Façamos dele e com ele a melhor de nossas liberdades.
ALERTAS DO DIA
- Bares e restaurantes abriram. Shoppings também. Euforia de proprietários e de freqüentadores. Alerta às recomendações sanitárias nessa abertura.
- As vacinas estão andando a passo de coelho. Correndo mesmo. Que bom! A disputa é grande para ver quem sai na frente. Mas até lá todo cuidado continua sendo pouco. Use máscara e se puder fique em casa.
- O Brasil quer se considerar um autêntico país de primeiro mundo. Mas aí se pergunta: Que país chegou a esse patamar sem dar prioridade à educação?
PARE PRA PENSAR
Poder escolher amigos é sempre muito bom. Melhor ainda é poder ser escolhido.