Ir para conteúdo

Coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara– Tribuna Independente -03-07-2020

 NÃO SERÃO TEMPOS PERDIDOS

               Se Deus quiser e Ele quer os tempos que vivemos não serão tempos perdidos como se diz por aí. Não serão meses e até mesmo o ano perdido no tempo e no espaço porque estamos isolados ou porque não nos vemos e nem nos apertamos às mãos ou ainda porque não estamos produzindo como antes, porque, porque, porque…

               Os tempos que vivemos estão sendo construídos debaixo de uma pandemia que nos leva parentes, que nos priva de amigos, que nos deixa longe do trabalho, que nos dá a sensação de perda, mas com tudo isto, nos parece que estamos muito enganados. E o engano está sem dúvida alguma na maneira como podemos encarar o mal e, com ele, preparar o bem para o futuro que está ali, bem mais próximo do que possamos imaginar.

              Concordamos que o mundo não será mais o mesmo e até poderá ser melhor porque estamos resgatando sentimentos que talvez estivessem encostados em qualquer esquina de qualquer lugar. Estamos vendo a solidariedade aumentar, o amor entre as pessoas ressurgir, o desejar o bem a uns e a outros inflamarem a todos, talvez até pelo medo do que nos possa advir, mas clara como nunca a consciência de que somos iguais, que iremos todos para o mesmo lugar e sem levar o que talvez nos tenha trazido a essa enorme desigualdade, a esse espírito de poder mais e poder menos.

             Não! Não serão tempos perdidos! Já estão sendo resgatados valores morais e valores profissionais que serão de imensa valia, isto sim para os tempos que virão. O trabalho será diferente; as diversões serão diferentes; o joio começará a se distinguir do trigo porque o trigo já está crescendo e o joio sendo olhado de outra maneira. Os que se aproveitam como hoje ainda da desgraça alheia para se locupletarem, sobretudo financeiramente serão os joios do amanhã. A briga do povo não terá só os aspectos políticos, mas, sobretudo os valores morais.

            Ainda não saímos da situação em que a pandemia está nos colocando. Na verdade ainda não saímos da pandemia. Os teimosos que ainda não acreditam começam a ver que pior do que o avanço apressado é o retrocesso indesejado. E será desses erros e de muitos acertos que estaremos construindo esse amanhã. Um amanhã de esperanças, sim. Um amanhã que pode ser muito melhor do que o nosso recente ontem. E para que tudo isso venha ser a verdade que tanto queremos tenhamos a consciência do hoje em cada minuto do dia. Só assim os tempos não serão perdidos.

ALERTAS DO DIA

  • Alguém por aqui seria candidato a Ministro da Educação podendo ocupar o cargo, quem sabe, por um período nunca maior a sete dias? Está virando piada internacional essa questão dos ministros, exatamente da educação. Vai ser difícil escolher o próximo.
  • Maceió vai entrar na fase laranja de desaquecimento da quarentena exatamente hoje. Gente, afrouxamento não quer dizer liberdade total. Em vários lugares até agora não deu certo. E se precisar o governo volta a apertar. Portanto, alerta!

PARE PRA PENSAR – (do meu livro do mesmo nome)

Não guarde para si o que aprendeu hoje. Faça o amanhã de muitos outros.

Categorias

ARTIGOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s