MACEIÓ PODE SER O CENTRO DE TUDO

Se o Brasil pudesse ser replanejado e se o nordeste fosse revisto como grande centro produtor, sem dúvida, Alagoas, mais precisamente Maceió e Arapiraca seriam o centro de decisões da região. Geograficamente já vemos que estamos no meio de tudo, a 600km de Salvador, a 230 do Recife, a 600 de Natal e por aí vai. Se as estratégias de distribuição de produção fossem melhor analisadas veríamos que poderíamos ser o receptáculo dessa produção e o escoamento dela para todo o Brasil e para o mundo. Claro que, se o planejamento inicial tivesse visto isso, nossas condições de porto, de estradas, de ferrovias, também seria outro. No entanto, as autoridades que hoje replanejam essas cidades deveriam pensar, ainda que minimizado, no estímulo à criação de pequenos e lucrativos polos industriais e, sobretudo de serviços, mostrando a validade também do que chamaríamos de redistribuição. Produzir aqui, no centro do nordeste, traz enorme valia para a venda e distribuição de produtos e serviços para os estados e cidades vizinhos com grande economia nas estratégias. Isto, sem contar com os aspectos turísticos que ainda não entenderam completamente que Maceió pode ser o grande concentrador do turismo entre vizinhos, principalmente nas pequenas e baixas estações. Estrategistas analisem. Vale a pena ver o novo.

CLAUDIA SIMÔES

DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para a Secretária da Mulher e dos Direitos Humanos. Cláudia Simões, pelo imenso trabalho da sua secretaria que aborda importantes assuntos sociais incluindo o famoso Procon. Belo trabalho, amiga!

PÍLULAS DO OUVIDOR

Chegamos a dezembro e, além de desejarmos o melhor do Natal, desejamos também que comerciantes, industriais, produtores de um modo geral tenham um dezembro altamente produtivo e lucrativo. 13o no ar, aumento de consumo.

No entanto, bom lembrar que cheque especial e cartão de crédito não devem ser usados atabalhoadamente sem que se saiba exatamente o que se pode gastar. Gastar por esses meios traduz-se em muita dor de cabeça na hora de pagar.

O Tribunal de Contas do Estado completou setenta anos na última semana e realizou uma grande cerimônia para comemorar a data. Fui convidado oficialmente, mas não pude ir. Daqui meus cumprimentos aos que fazem o TCE.

Bonita festa foi também a da ADEMI – Associação das Empresas do Mercado Imobiliário, última sexta, quando na sua vigésima edição premiou os melhores do mercado. Aliás palmas para as empresas, cada vez mais perfeitas no seu trabalho.

E a sorte está lançada mais uma vez para o Brasil, na próxima Copa do Mundo, esperando que não aconteça o vexame da última. Em solo russo, vamos enfrentar na fase inicial a Suiça, a Costa Rica e a Sérvia. Está até bom para a equipe de Tite.

Diga-se de passagem, um Tite que revolucionou a seleção, implantou métodos modernos e eficientes, deu moral aos jogadores e aos brasileiros e renovou as esperanças de todos nós para vermos novamente o Brasil no top dos tops.

Os casos de aids e a mortalidade provocada pela epidemia estão caindo no Brasil. Isso é o que aponta a nova edição do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, lançado em Curitiba, durante evento em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Desde julho, os reajustes nos preços da gasolina e do etanol somam 22,96%, e 17,2%, respectivamente. Por isso, consumidores de todo o Brasil buscam alternativas econômicas e o gás natural veicular (GNV) passa à principal opção.

Dois políticos, dois que faleceram na última semana e que marcaram a vida política do estado: o suplente de deputado Cícero Ferro e o ex-prefeito de União dos Palmares, Afrânio Vergetti, ambos de causas naturais.   

O Secretário de Estado do Planejamento e Gestão,  Fabrício Marques (foto), esteve no nosso Bartpapo e deu uma bela demonstração de competência e eficiência. Tanto que sua participação no programa terá dois capítulos: quinta e sexta-feira.

FABRÍCIO MARQUES

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o Capitão dos Portos, Cmte. Mário Márcio Teixeira que esteve nos contando sobre o Plano de Verão da Capitania com inovações e todo o contingente a serviço da tranquilidade dos embarcados e desembarcados. Hoje, segunda, no Bartpapo. 12horas e 19:30h na TV Mar, 25 da NET.

MARIO MARCIO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s