Como se comporta sua marca nas Redes Sociais?

As redes sociais são um fenômeno de mídia sem volta, tanto no Brasil como no mundo, totalmente incorporadas na nossa cultura. Graças à internet e os smartphones o modo como todos nós nos conectamos transformou também o universo corporativo e como as marcas querem se conectar com seus clientes.  Sendo assim, se tornou necessário para todos os tipos de negócios se posicionarem de forma eficiente com seus públicos nessas diversas redes sociais. Aqui no nosso país a mais relevante é o Facebook, mas o sucesso dos Youtubers e Personalidades Influentes Digitais em redes como Instagram e YouTube faz com que as marcas também utilizem estas redes como plataformas criativas de campanhas e ações de marketing.

E como se comunicar de forma moderna nesse universo tão novo?

Já percebeu a tendência de marcas que trazem interações despojadas em posts e comentários de Redes Sociais? Cases como o banco Bradesco que já respondeu uma reclamação de consumidor através de versos com poesia, se tornou modelo eficiente de relacionamento com seus fãs. O varejista Ponto Frio faz sucesso desde o Twitter com textos brilhantes de sacadas rápidas, o informal personagem criado para ficar por trás das redes sociais da varejista se tornou um dos melhores cases de relacionamento nas redes sociais nacionais. A Netflix tem conseguido viralizar seus vídeos de divulgação das series mais famosas, trazendo elementos nacionais para suas divulgações. Já teve Xuxa, Inês Brasil e mais recentemente a Chiquinha, amada personagem de da série mexicana Chaves, totalmente incorporada aos brasileiros pelos seus mais de 20 anos de exibição ininterrupta no país.

Mas será que toda marca consegue ser assim, despojada e moderna nas Redes Sociais? Ou melhor, será que toda marca precisa se comunicar assim para ter sucesso nas Redes Sociais? Particularmente não acredito em fórmulas prontas e sempre acho que cada situação merece um posicionamento diferente. Assim como a segmentação está cada vez mais na mão do cliente do que da empresa, não adianta querer fazer igual ao concorrente ou um case estudado. O desafio atual do profissional de marketing em Redes Sociais é encontrar o seu próprio caminho de discurso com o público, pois só a verdade com que se faz esse trabalho é que vai garantir a longevidade nessa mídia.

382dafa

 

CAETANO FREGAPANE

Marketing na SOCELME – Eletro Metalúrgica

Recife, Pernambuco, Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s