Ouvidor Geral 05-09-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 05-09-2022-Geraldo Câmara

RACHANDO DEMAIS

Parece que Maceió está com uma doença terrível rachando por todos os lados. Depois do desastre do Pinheiro que provocou essa catástrofe social, outros bairros foram surgindo nas redondezas com os mesmos problemas e agora, mais distante começam as notícias de que as famosas rachaduras já estão surgindo no município do Pilar e mais recentemente em Fernão Velho. Que coisa é esta que está deixando a cidade em polvorosa? Que coisa é esta que não mostra suas causas e deixa toda a população com as orelhas em pé sem saber se o local de sua moradia, se o seu bairro não serão também afetados por essa coisa que já está parecendo de filme? Acho que é chegada a hora das autoridades colocarem o pé pra frente e exigirem que se demonstre até que ponto a Braskem, por exemplo, continua envolvida no assunto e aí a sua responsabilidade seria bem maior ou a que outra causa se deve essa desgraceira que está deixando a sociedade em polvorosa. Parece que a cidade vai precisar de uma cintilografia de corpo inteiro, de esforço ou não, mas precisamos saber o que está acontecendo de fato para que possamos consertar o mal pela raiz sem deixar que continue se espalhando sem parar.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para um casal fora de série, Lineuza e José Romariz. Família até debaixo d’água e que comemorou no último 31 de agosto, bodas de diamante, ou seja, 60 anos de casados, misturando os talheres e dividindo amor na mesma bandeja. Parabéns, queridos amigos!

PÍLULAS DO OUVIDOR

Mais uma pesquisa atestou a liderança do governador Paulo Dantas. Desta vez, o Ipec (antigo Ibope) divulgou que Paulo tem 24% das intenções de voto. Esta é a primeira pesquisa do instituto com eleitores de Alagoas.

O cenário mostra também empate técnico na disputa pelo segundo lugar. O senador Rodrigo Cunha aparece com 21%, seguido pelo também senador Fernando Collor (PTB) com 17%. O ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) está com 15%.

O fato estranho dessa pesquisa é a troca de posições entre Cunha e Collor e fica a pergunta de qual o motivo de tão rápido isto acontecer. Dizem os cientistas políticos que leva a crer que é a entrada mais efetiva do prefeito JHC na campanha de Cunha. Pode ser.

Outros mais céticos dizem que é um sinal para que o ex-presidente Collor desista dessa candidatura. Mas, e daí? Ele poderia no meio do caminho desistir e sair para deputado federal, por exemplo? Até 20 dias da eleição ele pode fazê-lo. Huummm!!! Fumaça e fogo!

De qualquer maneira sabemos que pesquisas apontam mas não afirmam que este ou aquele candidato vai ganhar ou perder, Mostra apenas uma tendência do eleitorado, em certo momento e em locais pré-determinados.

O XIII Educontas foi realmente encantador sob os aspectos técnicos e organizacionais sob a batuta do Conselheiro Rodrigo Cavalcante que, em boa hora designou o diretor técnico da Escola de Contas do TCE-AL, Marçal Aranha, para a missão de estruturar o evento. Na presidência em exercício todo o apoio do Conselheiro Fernando Toledo.

E aí todas as diretorias se irmanaram e deram de si, com os servidores para que o evento que ocorreu no Hotel Best Prime acontecesse de maneira perfeita como foi. Do Cerimonial, à Comunicação, Administração e etc, todos se empenharam para o melhor. O presidente Otávio Lessa, que estava em viagem chegou a tempo de participar do encerramento.

Próximo evento, menor, no entanto não menos significativo será no próximo dia 9 de setembro com a comemoração dos 30 anos da ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, em foco regional, sediado também por Alagoas.

Em momento absolutamente lúdico e encantador, durante a realização do XIII Educontas, o Coral Cantos e Contas (foto) se fez presente e levantou a plateia demonstrando através da música a união dos servidores do Tribunal de Contas de Alagoas.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para a vice-presidente da OAB, Nathalia Von Sohsten – nome de atriz alemã, né? – que deu show de conhecimento da instituição no Bartpapo que foi ao ar no último sábado na BAND. Quem não viu e quiser ver a Nathalia, o programa está no YouTube.

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente–0209-2022

UM PASSO À FRENTE

Não interessa quem vai ganhar as eleições para governador do estado, teoricamente falando. Mas interessa, e muito, saber o que ele pensa e o que vai fazer para que o estado não pare. Quem ganhar vai precisar de muito esforço para superar as expectativas geradas a partir do trabalho que foi feito por Renan Filho durante sua administração e que prometeu e cumpriu em muitos quesitos colocando o estado em posição privilegiada dentro da federação. E é exatamente aí que reside o pulo do gato. O pensar com altivez diante de uma eleição que pode parecer fácil, mas nunca o é. Porque o eleito tem que dar “tratos à bola” para saber continuar e ao mesmo tempo criar. Há que ter personalidade bastante justa para não parar as obras em andamento e ter oportunidade de tocar as suas.

Aí, no parágrafo anterior parece que estamos criando uma espécie de disputa, de provocação para que o próximo governante seja um Hércules. E estamos sim. Alagoas entrou em um ritmo que de há muito não se via. Dos ajustes fiscais aos pagamentos em dia, ao toque de obras e reformas, hospitais construídos, tudo isso gerou uma herança política da maior importância e seja lá quem for ou de onde venha terá que respeitar e com muita personalidade.

Para Alagoas foi criada uma nova identidade com marca registrada nos anais de sua história e até há quem vá dizer que estou exagerando, mas não estou. Sabe por que? Simplesmente porque o mérito existe; mas, na verdade o que foi feito aconteceu porque houve consciência de serviço público, de servir pensando grande, mas com os pés fincados no chão. Então, quem não pensar e não agir igual ou até melhor vai destruir uma obra que ainda está no começo, de total e futura redenção do pequenino e bravo estado de Alagoas.

Imagine o desenvolvimento econômico de um estado que tem condições financeiras estabilizadas para que possa investir em infraestrutura e com isto ir captar investimentos externos nas suas mais diversificadas possibilidades! A questão de saneamento básico que está se tornando uma realidade e se expandindo para vários municípios, por exemplo. A questão das estradas principais e vicinais que receberam asfaltamento, algumas duplicações e que nos fazem imaginar que o escoamento da produção poderá ser muito mais bem equacionado. Isto, sem falar nos aspectos educação e da saúde que são preponderantes para um povo engajado e produtivo.

O fato é que, quem ganhar a governança do estado de Alagoas, no momento atual será um governador premiado como de há muito não se via. O que se via e ouvia era que “a herança era maldita, que receber um estado naquela situação era insano porque era ingovernável e etc, etc, etc”. Essa acusação não deverá acontecer, supõe-se. Então, arregaçar as mangas e trabalhar deve ser o grande projeto dos candidatos que ora concorrem a tão cobiçado cargo. Que mais cobiçado fica na medida em que será entregue com todos os requisitos para que grandes mandatos venham a ser garantidos.

A quem pensar que estou fazendo propaganda eleitoral fica bem claro que não estou. Estou defendendo a preservação de um bem que foi construído com trabalho. E sejamos justos: com um trabalho imenso que não teve só um governador, mas uma equipe de garra e de coragem, decidida a realizar.

Ao futuro governador deixo apenas essa palavra: realizar. Realizar, governador.

FOTONOTAS

ALDER FLORES – O cara é um ambientalista de primeiro mundo. Mas não é daqueles que protestam, reclamam e não fazem nada. Não. Alder Flores sempre colocou a mão na massa e fez acontecer na sua área. Lembro-me bem dele, secretário de Cícero Almeida, implantando, fiscalizando e fazendo acontecer o aterro sanitário de Maceió e com isso acabando com aquele terrível lixão em plena AL 101 Norte. Alder é uma figura supersimpática, bonachão, vivendo a vida como se faz merecer, um papo indiscutivelmente de primeira qualidade deixando seus interlocutores felizes por dividirem boa conversa com ele. Enfim, Alder Flores é aquele cara que quem conhece quer apresentar e quem não conhece quer conhecer.

F

MARCELO BRABO – Advogado de primeira linha, daqueles que sabem o que querem e lutam pelo que desejam, Marcelo deve usar muito bem sua simpatia para levar à frente a missão advocatícia. Bem falante, no entanto sabendo o que diz e quando diz, aliás uma das virtudes do bom advogado que tanto defende quanto acusa, dentro da ética e do bom profissionalismo. Praticamente um ‘expert” em direito eleitoral, Marcelo nessa época de eleições é um pássaro voando por onde as coisas acontecem defendendo os interesses desse ou daquele candidato sem, no entanto, se deixar envolver pela falta de ética tão comum no ambiente eleitoral. Bom amigo, respeitoso com suas relações e aí está um pouquinho do Marcelo que eu conheço. Ou que penso conhecer.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

Não pense com um pé atrás do outro. Pense sempre com um pé na frente do outro. Você vai caminhar melhor pela vida.

ALERTAS DO DIA

* Época de eleição, cada um fala o que quer ou que lhe convém. E não estou falando apenas de candidatos para este ou aquele cargo, não. Falo dos eleitores que vivem no “disseram que…” e que estão sempre dispostos a espalhar uma novidade e a dizer de mal feitos de outros que não lhes interessam. Antes era só assim. Agora tem as Redes Sociais onde você encontra de tudo e de todos. Os chamados “fake news” ou as mentiras, as lorotas de antigamente estão grassando via internet e condicionando eleitores de boa fé a acreditarem no que não deveriam. Alerta, gente! E cuidado com o costume de ouvir tudo.

POR AÍ AFORA

# Interessa a brasileiros: O portal da Justiça do governo português agrega vários serviços e informação, com destaque para os pedidos de passaporte Um dos serviços mais procurados do portal é a consulta ao andamento dos processos de nacionalidade. Agora, o ministério exterior promete dar um passo à frente.Queremos disponibilizar os pedidos online”, especificando-se que esta solicitação envolverá uma “pré-avaliação” dos documentos apresentados. Ou seja, uma pré-análise da conformidade dos documentos ao que é solicitado, mantendo-se depois a tramitação do processo pelos serviços normais. Facilita muito.

# Aprovar medidas para combater a escalada dos preços do gás natural e da eletricidade nos mercados grossistas está no topo da agenda da União Europeia (UE). A presidência Checa da UE revelou que o Conselho Europeu da Energia vai reunir-se numa sessão extraordinária, em Bruxelas, no dia 9 de setembro, para aprovar uma solução europeia que proteja empresas e famílias dos aumentos. Tudo isso se deve naturalmente à guerra entre Rússia e Ucrânia e a deliberação russa de diminuir o fornecimento de gás para a Europa.

#Discussão muito idiota está acontecendo na França quando uma deputada disse que comer carne, principalmente em churrascos era uma atitude de homens. Que o hábito era absolutamente masculino. A questão vem sendo debatida em todos os cantos do país e um deputado de oposição saiu com a seguinte: “Para mim, comemos carne segundo o que temos na carteira e não pelo que temos na calcinha ou na cueca”. Ora, sinceramente, acho que é não ter o que discutir, principalmente num momento como este em que todos vivem à beira de colapsos nervosos.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

BARTPAPO 27-08-2022

CONVIDADOSS

MARCOS ASSUNÇÃO – PRÊMIO SELMA BANDEIRA

SÂMYA SURUAGY – PROCURADORA GERAL DO ESTADO DE ALAGOAS

CAROLINE BALBINO – SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO.

MORGANA TAVARES – SECRETÁRIA ADJUNTA DE ESPORTE E LAZER