“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 01-05-2023 – Geraldo Câmara
O CARROSSEL DOS TÉCNICOS
Eu e futebol mantemos uma distância diplomática porque, apesar de torcer pelo Fluminense – nasci nas Laranjeiras, Rio, em frente ao Flu – sou um torcedor interessado, mas sem paixões. E o curioso é que minha mulher torce pelo Flamengo, então desapaixonadamente temos um trato: Quando o Flamengo joga torço com ela, quando o Fluminense joga ela torce comigo e quando os dois jogam entre eles, aí, sai de baixo! No entanto, conheço regras, acompanho as faltas, até apitaria algum jogo. O que tenho minhas restrições é com essa questão da ciranda dos técnicos. A coisa está ficando tão absurda que o torcedor em si, acompanha quando o time perde ou ganha e é capaz de, dentro dessa estatística apostar que o técnico tal não dura mais que um ou dois jogos. São contratos milionários e, sinceramente, não sei como contratações e distratos são administrados entre dirigentes de clubes, técnicos e até torcida. Por outro lado, o que sentimos é que às vezes o técnico não tem nem tempo de estudar melhor seus jogadores, onde se posicionam pior ou melhor, enfim, um trabalho árduo que depende mais de perdas e vitórias para ir à frente. Talvez seja o mais instável de todos os empregos. O que acham?
DESTACÔMETRO

O destaque vai para o Conselheiro aposentado do TCE-AL, José de Melo que no entanto não pára e por consequência está à frente da Comissão que segue organizando e instalando o Memorial daquela instituição. Um trabalho de fôlego que ganha força com sua presença.
PÍLULAS DO OUVIDOR
O Tribunal de Contas de Alagoas, participou ativamente da Operação Educação levada a efeito em todo o Brasil pela Atricon que é a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas. A campanha visou fiscalizar escolas em todo o país e seus erros.
Aqui, tendo à frente a Escola de Contas, o trabalho foi realizado com absoluto sucesso em escolas de 18 municípios, com uma equipe treinada e liderada pela Conselheira Maria Cleide e pelo diretor da escola, Perrôneo Tojal.
Com uma cobertura completa durante três dias, a TV Cidadã esteve presente nas ações mostrando a eficiência da equipe técnica e as mazelas apontadas por essa equipe e encontradas em várias escolas, com algumas honrosas exceções.
O Ministério Público está de olho e não só isso, está cobrando da Prefeitura de Maceió o Plano Diretor da cidade e que foi modificado há quinze anos estando portanto bastante defasado. Há que se convir que este plano é vital para o desenvolvimento correto de Maceió.
Mais um leilão de carros a ser efetuado pelo Detran Al deverá ocorrer no mês de maio. As reclamações são constantes porque dizem algumas pessoas que nunca conseguem nada porque os comerciantes de automóveis são mais rápidos e sempre levam o que querem.
Vou continuar insistindo para que as pessoas se vacinem. Sobretudo com a bivalente contra a Covid e a da gripe e influenza. Um absurdo que está acontecendo quando sabemos que apenas dez por cento da população tem procurado as vacinas.
Um novo aumento do salário-mínimo prevê mais dezoito reais passando de R$1.302 para R$1.320. Muita gente achando que é pouco mas isso representa cerca de duzentos reais no ano que, para o pobre, ainda pode ser muito importante.
E tome de feriado! Hoje é mais um, exatamente o Dia do Trabalho ou do Trabalhador, como queiram. No entanto, se verificarmos o número de feriados e de feriadões como é o caso deste ano vamos ver que um país que precisa de produção acaba ficando no vermelho.

Ladeando o novo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Ênio Pimenta, estão Valtenor Leôncio e eu, Geraldo Câmara (foto) após uma belíssima entrevista que conduzimos na última quinta-feira através da Rádio Senado Cidadã, 105.5. Muito esclarecedora.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o Desembargador Washington Luiz, hoje à frente do TRE e que conduz com maestria sua campanha para que as mulheres desempenhem mais funções na vida pública. Certíssimo, amigo Washington.