“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 13-03-2023 – Geraldo Câmara.
BRASKEMIZANDO POR AÍ
Já nem sei há quanto tempo a novela dramática e terrível da Braskem ainda está rolando por aí, capítulo a capítulo sem que se chegue ao termo final. Pessoas estão sendo deixadas para trás, problemas não resolvidos, gente se matando em frente a suas casas ou ex-casas, sei lá, e o absurdo do afundamento de solo continuando sem que se saiba quando, onde e como vai parar. O vereador Galba Neto, presidente da Câmara de Maceió pede a paralisação das atividades da empresa e a punição severa dos responsáveis para que hajam soluções sabemos nós quais! No entanto, pergunto: como fechar uma empresa que emprega milhares de trabalhadores por aqui e também fornece matéria-prima para outras indústrias de transformação sem causar mais um caos econômico no estado de Alagoas? Sem defesas para a Braskem, de minha parte. Tenho um filho que foi vítima também. Mas a tese é a de que é preciso ter cautela, fazer bem feito, mudar métodos e sistemas, fazer trabalhar para pagar bem as indenizações e não deixar moradores injustiçados por aí a mercê de um mercado imobiliário que também especula em função da desesperada procura dos que perderam. Talvez, meu caro Galbinha tentar uma forma de intervenção, não sei como, mas procurar soluções sem que os efeitos recaiam mais ainda em cima de parte da população produtiva. Muito justa sua reivindicação, mas precisa ser muito bem avaliada e tocada para frente com segurança jurídica e econômica.
DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para Otávio Lessa, atual vice-presidente do TCE-AL, mas não por isso. Pelo fato de que, como “maçom” que é, foi eleito no último sábado para Grão Mestre no estado de Alagoas. Como sempre fez o fará ainda mais em prol da sociedade.
PÍLULAS DO OUVIDOR
A patente e o modelo de utilidade são formas de proteção conferidas pelo Estado aos inventores para incentivar a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Apesar de ambos servirem para proteger invenções, existem diferenças importantes entre eles.
As patentes são uma ferramenta importante para proteger as invenções e incentivar o desenvolvimento tecnológico e econômico. O modelo de utilidadeé uma ferramenta para proteger uma melhoria de algo que já existe. Ambos protegem a propriedade industrial. (Informe JusBrasil).
A prefeita Livia Carla, da Barra de Santo Antônio, e o prefeito Jadson Lessa, de São Miguel dos Milagres, receberam das mãos do governador o Plano Diretor dos Municípios, que visa planejar e estruturar as cidades para o turismo. Importante informação.
A estupidez do cidadão ou do monstro, como queiram, que assassinou a pedradas a sua companheira merece muito mais do que ser condenado como qualquer um. O feminicídio precisa ser enquadrado como crime hediondo e as penas bem mais pesadas.
Alagoas é o segundo destino líder em vendas do mercado nacional nas agências da CVC no estado do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas de Porto Seguro (BA). Os dados são referentes ao primeiro bimestre deste ano.
Na fatia das vendas no Brasil, Alagoas representa 30%, deixando para trás destinos como Rio, São Paulo, Natal e Fortaleza, por exemplo. É o segundo estado líder no mercado nacional no momento. Aproveitar bem é o lema. Crescer mais ainda.
A Avenida do Futuro, na Chã do Pilar, foi palco de um grande evento nesta quarta-feira (08), Dia Internacional da Mulher. Com o ‘Emancipa, Mulher!’, a Prefeitura mobilizou equipes de várias secretarias para oferecer serviços diversos com protagonismo para a mulher pilarense.
Durante o evento, o prefeito de Pilar, Renato Filho, anunciou a criação de um novo benefício financeiro de R$ 150 para estimular a alfabetização de jovens, adultos e idosos. É verdade! Educação precisa ser estimulada mesmo para ver se o país melhora.

Pensem numa cantora que eu não conhecia e que me surpreendeu durante sua apresentação no “Bartpapo”. O nome dela é Jô Costa (foto) e não tenho dúvidas que deve ser ouvida com muito carinho e atenção porque é de primeiríssima qualidade.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para Auri Cunha, uma das dirigentes da instituição “Amor 21”, que trata exclusivamente dos portadores da Síndrome de Down, que não é doença, mas uma alteração genética e que precisa ser encarada com seriedade e