OUVIDOR GERAL 13-02-2023

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 13-02-2023 – Geraldo Câmara

                                             ZONA AZUL? CLARO QUE SIM!

                 Em Maceió você encosta o seu carro e eis que surge o “guardador” entregando um pequeno papel onde se lê: “Guardamos o seu carro com total segurança. PAGAMENTO ANTECIPADO. R$20,00. ESTACIONAMENTO”. Primeira questão: pagar ou não pagar antecipado? Optei da primeira vez a não pagar antecipado. Na volta, lá estava ele, “o guardador” esperando o seu pagamento e eu o fiz. Diga-se de passagem, explorando a via pública. Não se tratava de estacionamento particular em qualquer terreno. Ao chegar em casa, a surpresa: O limpador do para-brisa estava todo envergado, trabalho feito à mão, o que me custou aproximadamente uns 150 reais para a reposição. Isto porque eu não quis pagar antecipado. Então chegamos à questão que diz respeito a sua segurança nas ruas. Onde está o policiamento, seja ele qual for, para impedir este tipo de comércio que, além de explorar as pessoas, as ameaçam com estragos ao seu patrimônio, caso não aceitem as suas regras? E quem disse que somos obrigados a “pagar” ao invés da velha e tradicional gorjeta que nos permitia dar o que bem nos aprouvesse?  Um crime está sendo cometido nas ruas por esses “guardadores” e ninguém está vendo?  Somos obrigados a aguentar isto porque providências cabíveis não são tomadas? Mais um poderzinho paralelo ditando as ordens nas vias públicas? Seria muito bom que pensássemos no que está acontecendo e cortássemos o mal pela raiz. A denúncia está feita. Vou continuar gritando. Não pelos 20 reais. Mas pelo ato incorreto. Mas aí, vale a pena pensar na proposta da volta da “zona azul”, desde que implantada para 24 horas e com total apoio da Guarda Municipal.

DESTACÔMETRO

                  O destaque de hoje, infelizmente é póstumo, Mas a coluna não poderia deixar de homenagear o grande historiador, professor e escritor Luiz Sávio de Almeida que deixou este mundo última sexta, 10, para distribuir sapiência onde quer que esteja. Deus o proteja e o acolha bem em seu Reino.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Quando esta coluna estiver nas mãos de vocês devo estar em Florianópolis participando do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas e por lá farei a próxima coluna para este jornal.

Daqui do nosso TCE-AL deverão estar presentes o presidente Fernando Toledo, o vice-presidente Otávio Lessa o diretor-adjunto de Comunicação, Valtenor Leôncio e este amigo de vocês, titular da Comunicação no Tribunal.

Durante o evento os presidentes do TCU e do TCE-AL, respectivamente Ministro Bruno Dantas e Fernando Toledo deverão assinar o convênio entre aquele órgão superior e o alagoano para utilização de espaços na TV Cidadã.  

Triste, muito triste mesmo a situação na Turquia e na Síria. Nem podemos nos atrever a dar números de mortos porque estão aumentando a cada dia. Mas nos entristecemos a cada estatística que nos chega.

Enquanto isso, a troco de muito pouco permanece a estúpida guerra na Ucrânia com a Rússia torpedeando sem dó nem piedade. Uma guerra que é inconcebível para os dias atuais e que representa um grande perigo para o mundo ocidental.

A Biblioteca Pública Estadual terá uma programação especial, a partir desta segunda-feira (13) até o dia 28. Entre as atividades realizadas nesse período pela Secult estão atividades lúdicas e oficinas. A entrada é gratuita.

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) lançou campanha digital de combate à violência e violação de direitos durante o período de carnaval buscando conscientizar a população acerca de temas como o consumo abusivo de álcool e outras drogas, violência sexual, venda ilegal de bebidas para crianças e adolescentes, dentre outros.

É inconstitucional o projeto de lei do vereador Leonardo Dias (PL), que prevê a obrigação de todos os estabelecimentos da rede municipal de saúde orientarem pacientes sobre “riscos e consequências” do aborto legal.

Pense num cara que me deixou feliz com suas entrevistas foi o secretário de infraestrutura municipal de Maceió, engenheiro Lívio Lima (foto). Tanto no rádio quanto na televisão, Lívio deu aula sobre o assunto. Muito bom!

ABRAÇOS IMPRESSOS

Allan Bastos, o cantor, conheci começando sua carreira há mais de vinte anos atrás. Cresceu volumosamente na carreira e continuou o mesmo menino doce e agradável com todos. Sempre merecendo nossos abraços. Procure o Allan nas plataformas com suas últimas performances.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s