Ouvidor Geral 19-12-2022

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 19-12-2022 – Geraldo Câmara

QUE NATAL QUEREMOS?

Boa pergunta. Que Natal queremos com tanta coisa que vem acontecendo em nosso país e mesmo no mundo? Acho, sinceramente, que se ainda não temos tudo o que queremos, temos tudo o que podemos. Temos um país rico de possibilidades, um povo inteligente que, se quiser, aproveita da melhor maneira possível essa possibilidades; temos grandes perspectivas de avançarmos em rumos os mais diversos, alguns em andamento, alguns em treinamento, muitos em paralisações por bobeiras administrativas, políticas e funcionais, mas temos acima de tudo ainda uma frase que ficou famosa durante determinado tempo: “temos fé no Brasil”. O que desejamos neste Natal é que as pessoas recomponham suas forças, restaurem o poder familiar, essa composição emocional que tanto faz falta quando falta. O que desejamos é que a dissenção acabe. Que as pessoas não se coloquem mais em trincheiras de verdades. Ou de mentiras, sei lá! O que gostaríamos era de não ver um país dividido como se em guerra estivesse. Pode até ser dividido em ideias, em defesa delas, mas não em guerras pessoais que separam famílias, que isolam pais de filhos rebeldes e que longe de criar o tema de pátria amada cria o de pátria desalmada que vê seus filhos em beligerância por temas nem sempre convincentes. O que gostaríamos neste Natal é que o Cristo nos desse o poder de reflexão e que nos permitisse discutir questões sem pegarmos em armas. De verdade ou verbais.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para a nova Conselheira do Tribunal de Contas, Renata Calheiros que estará ocupando a vaga deixada pela aposentadoria de Cícero Amélio. No seu discurso de posse pudemos apreender o equilíbrio que, com certeza terá durante seu novo cargo naquela corte de contas.

PÍLULAS DO OUVIDOR

A recepção à chegada da nova Conselheira Renata Calheiros foi de muita simpatia e de muita empatia por parte de todos que a receberam na última sexta-feira. Ela que se mostrou profundamente simpática ressaltou bem o fato de agora serem três mulheres conselheiras.

A vaga de Cícero Amélio estava vaga a pelo menos quatro anos, mas agora finalmente foi bem preenchida e a Renata recebeu 24 dos 26 votos que aconteceram na Assembleia Legislativa de Alagoas, o que lhe dá bastante prestígio.

A título mais de curiosidade, uma funcionária comissionada do TCE-AL também se candidatou. A advogada Kezia Sayonara obteve os outros dois votos que naturalmente entrarão para o seu currículo de profissional competente e ousada.

Acabou a Copa do Mundo, o Brasil já havia saído há tempo e, agora, só temos mais é que trabalhar para engrandecer o Brasil em todos os setores. Um novo desafio virá pela frente a partir de 1o de janeiro com a volta de Lula no comando do país.

Estamos acompanhando “paripassu” a composição do novo ministério e o que está no parecendo é que há uma busca pelo equilíbrio nas escolhas. Por exemplo, o Ministro das Relações Exteriores é embaixador de carreira no Itamaraty. Isto é muito bom.

Tudo indica também que Renan Filho com toda a sua competência para administrar e gostando muito mais do executivo deverá ocupar a pasta de Minas e Energia deixando o pai Renan no Senado. Renan Filho será bom na equipe ministerial.

Aliás, também tudo indica que o poderio político e de articulação de Renan pai, sem dúvida poderá fazê-lo líder do governo no Senado, o que seria uma excelente e inteligente escolha por parte de Lula. Vamos esperar para ver por onde vai andar a carruagem.

Por outro lado, estamos pedindo para que entre um pouco de juízo nas cabeças dessas pessoas que encabeçam movimentos anti constitucionalistas e que estão nas ruas esperando por sei lá o que. Voltem para suas casas e trabalhem para o “bem de todos e felicidade geral da nação”.

O Coral “Cantos e Contas” (foto) do Tribunal de Contas do Estado, apresentou-se no hall daquela instituição no último dia 16-12 sob a batuta do maestro Gustavo Lima e composto por servidores daquela casa. Nessa apresentação tive a honra de ouvir uma de minhas músicas na interpretação deste fantástico grupo.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Hoje os abraços vão para esta verdadeira dupla de dirigentes. Os presidentes do Tribunal de Contas, Otávio Lessa que passa a partir de 1o de janeiro a vice-presidente e Fernando Toledo que assume a presidência no mesmo dia. A união e o entendimento de ambos dever ser notada e anotada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s