coluna BARTPAPO 31-12-2021

Coluna BARTPAPO – Tribuna Independente – Geraldo Câmara

QUEM MATOU A ESPERANÇA?

                  Esta é a ergunta que não quer calar nos corações de todos os brasileiros, muitos desiludidos e frustrados nas suas mais importantes esperanças.

                  Brasileiros que buscam os tempos em que podiam andar pelas ruas com tranquilidade, que colocavam cadeiras nas calçadas, que passeavam nas pracinhas, que tinham a certeza da volta de seus filhos para suas casas.

                  Brasileiros que acreditavam nos seus representantes no Senado, na Câmara, nas prefeituras e nos governos e ainda achavam que eles eram capazes de protegê-los e ajudá-los.

                  Brasileiros que criam no ensino público, que podiam confiar nos médicos que os assistiam nos postos de saúde e que mantinham o juramento de Hipócrates.

                  Brasileiros que politizavam o país, que lançavam suas ideias e que eram capazes de discuti-las com êxito e com avanços democráticos sem radicalismos, sem perdas de compostura.  

                  Brasileiros, tantos brasileiros que pensavam que as drogas poderiam ser combatidas, que os criminosos ficavam nas cadeias, que as polícias venciam batalhas contra traficantes e que os governos faziam valer a autoridade contra a possível formação de paralelas.

                 Brasileiros que acreditavam na justiça, na integridade de seus componentes, que juravam que corrupção era algo que passava por alguns poucos e que jamais seria uma instituição declarada e absorvida pela maioria dos que exercem o poder neste país.

                 Brasileiros que não imaginavam que as crianças estariam nas ruas da nação, cheirando cola, pedindo esmolas à frente de pais gananciosos que usam seus filhos como máquinas caça-níqueis instaladas nos sinais de trânsito.

                 Brasileiros que enfrentam a deseducação de jovens, até dentro de suas próprias casas e veem o desrespeito pelos mais velhos e pelos bons costumes grassar a cada dia, a cada instante matando a esperança de um futuro melhor.

                 No entanto, a única coisa que não podemos deixar morrer é a esperança. Sem ela viva, atuante, vibrante, seremos robôs e escravos de nós mesmos e de um mundo que desgraçadamente perde as ilusões.

                 Portanto, o bom é que sejamos caçadores e difusores de esperança e da certeza de que, com ela, poderemos atingir os objetivos com que tanto sonhamos. Ainda que insistam para que ela não exista, aproveitemos o início deste ano para plantarmos um pouco mais durante o seu desenrolar. Quem sabe possamos chegar a 2023 com um 2022 bem melhor. Quem sabe? Afinal, achamos que ainda não mataram a esperança que temos em nós.

Sidrack Ferreira – Esse cara eu conheço há um bom par de anos. Sempre afeito à rádio e televisão, sempre montando emissoras por esse Brasil afora, não fez por menos com a nossa TV Cidadã, a única emissora aberta pertencente a um Tribunal de Contas. Montou sob o aspecto técnico, fez e faz funcionar sem se abalar. Desde 2016 no ar, a TV Cidadã, canal 35.2, além de aceita por quem a assiste por canal direto, dá um banho através do “streaming” alcançando em menos de dois anos a incrível marca de dezessete milhões de acessos. Juntamente com a equipe de direção e programação, Sidrack é um dos vitoriosos reconhecidos.

Salete Tavares – Pense numa pessoa que entende tudo de cerimonial e você estará pensando em Salete Tavares, uma figura educada no serviço público, filha de um governador de Alagoas, José Tavares e educada o suficiente para levar a sua missão de Coordenadora do Cerimonial do Tribunal de Contas de Alagoas a efeito. E que efeito! Pronta e atenta para toda obra, Salete é ativa e está sempre pronta para ativar seus compromissos cerimonialistas com vigor e competência. Uma missão delicada que não pode ser exercida por quem não entende do ofício. Um misto de educação e compromisso fazem com que Salete esteja sempre na cabeça dos acontecimentos

PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)

Só abaixa a cabeça quem não tem mérito para mantê-la erguida. Faça a sua ficar sempre levantada. 

ALERTAS DO DIA

  • Agora, amigos, parece que chegou a hora de uma variante da gripe. Uma tal de H3, não mais a H1. E parece que muita gente já está gripada. Antigamente dizia-se que era a chegada do verão que gripava meio monte de gente. Mas, se a ciência diz que é uma variante da gripe, vamos ver logo se tomamos a vacina, nova ou velha, sei lá, mas tomemos. Talvez sirva de alerta para quem esqueceu ou relaxou no tomar a vacina da gripe, o que deve ser feito anualmente no período certo. São essas coisas que nos devem fazer ficar alertas para o “bem de todos e felicidade geral da nação”.
  • O Brasil está atravessando uma grande crise, sim. Sobretudo, uma crise financeira e que pega o incrédulo de calças curtas. Verifiquem como o comércio está entulhado de ofertas de bancos, de novos bancos, de pseudo-bancos até dos que assim não se intitulam. A causa está exatamente na falta de dinheiro que tomou conta de uma categoria de pessoas que antes nem estavam precisando deles para nada e que agora são invadidos por essas ofertas que ocultam juros incríveis e problemas futuros com quem cai na história. Não existe nada de errado, mas como as pessoas precisam não fazem os cálculos que devem e acabam caindo na esparrela do dinheiro fácil. 
  • Durante este mês, muitas famílias alagoanas começaram a se deslocar para aproveitar férias nas casas de praia ou de campo. E como a maioria dessas residências ficam fechadas durante boa parte do ano, a Equatorial separou dicas essenciais de consumo consciente e eficiente de energia elétrica. Muitos consumidores têm o hábito de manter nos imóveis eletrodomésticos antigos e ultrapassados que acabam sendo os grandes vilões quando o assunto é conta de luz. Para evitar o desperdício de energia o primeiro ponto é o alerta para os equipamentos como televisão, liquidificador, máquina de lavar, chuveiro elétrico, geladeira, ventilador e ar-condicionado.
  • A Prefeitura de Piranhas e a Defesa Civil Municipal emitiram um alerta à população sobre os riscos e cuidados devido às fortes chuvas que atingem o município. Em nota, a gestão municipal informa que continuará atenta e monitorando todas as áreas de risco e recomenda ainda que a população evite sair de casa e redobre a atenção com locais que apresentam risco de acidentes. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal através do número (82) 9912-5128.  

POR AÍ AFORA

# A máscara torna-se obrigatória novamente nas ruas de Paris a partir de hoje, sexta-feira para enfrentar o “maremoto” da variante Omicron que levou ao surto de contaminações da Covid 19 na França, anunciou a sede da polícia da capital na última quarta-feira (29 de dezembro). Esta obrigação aplica-se a maiores de 11 anos, “com excepção de quem circule em viaturas e ciclistas” ou “praticantes de desporto”, especificou a prefeitura em comunicado de imprensa. O uso de máscara também será obrigatório em locais abertos ao público em Paris “.

# Os shows da Broadway estão fechando enquanto outros reabrem. As bibliotecas estão fechando. A cidade de Nova York está exausta, sitiada e crivada de coronavírus graças à variante Omicron. Mais de 110.000 pessoas tiveram resultado positivo apenas desde o dia de Natal; e a taxa de positividade em alguns bairros está se aproximando de 30 por cento .Alguns hospitais da cidade estão sob estresse: Mount Sinai Health System disse na quarta-feira que estava adiando cirurgias eletivas sempre que possível. Essa notícia dos Estados Unidos deve nos servir para que tomemos todos os cuidados possíveis. Ainda.

# Nossos vizinhos argentinos não andam tratando bem os venezuelanos que chegam ao aeroporto de Ezeiza, em Buenos Ayres. Vejam só: “A tristeza transmite a paisagem oferecida por um setor do Terminal 1 de Ezeiza na madrugada da ultima quarta-feira, onde meia dúzia de pessoas tentam dormir no chão, várias outras sentadas de joelhos, uma mulher “empresta” o colo à mãe e dois meninos de cerca de dez anos compartilham uma “cama de cadeiras”. Outros adultos caminham e esticam as pernas e há os que foram tomar um café ou os que andam por aí tentando acelerar o tempo”. Será que os direitos humanos entraram também na crise argentina?

# Os EUA emitiram um alerta aos seus aliados da União Europeia  sobre a possibilidade de invasão do território ucraniano pela Rússia, em meio à crescente tensão entre Moscou e o bloco por conta de questões de migração e suprimentos de energia. As informações são da revista Time. Washington tem monitorado o crescimento do exército russo na região da fronteira com a Ucrânia, ao passo que mantém seus pares informados sobre os potenciais riscos de uma operação militar com o objetivo de invasão. Um funcionário da Casa Branca disse que os EUA fizeram consultas aos aliados sobre a movimentação militar na região, alegando que consideram a Ucrânia um parceiro e irão denunciar todo e qualquer ato agressivo da Rússia.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”, de volta ao modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s