Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente–23-10-2021

SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ

Você até pode ser exemplo, mas não deve ser modelo para uma clonagem, principalmente se ela o for de princípios, de caráter, de personalidade. Você é único e sempre o será, ainda que ao seu lado exista um gêmeo. A política tenta clonar seus líderes e colocá-los diante de você como o exemplo, o molde, a forma que você deve usar para transformar-se em ideias, pensamentos e até objetivos. Certas religiões fazem o mesmo. Utilizam métodos hipnóticos e verdadeiras lavagens cerebrais para convencê-lo a segui-las cegamente, sem que você tenha tempo, ao menos, de pensar no que é melhor para si próprio.

Baseados nisto, buscamos “compreender” as atitudes de certos políticos que, moldados em modelos anteriores e que fizeram suas cabeças, tentam empregar os mesmos métodos quando buscam nos intimidar, nos convencer ou nos fazer entender que suas tramoias, corrupções e desacertos morais são os caminhos certos; ou que não fizeram nada daquilo. Na verdade, dizem eles, tudo não passa de armadilhas políticas de seus adversários que não aceitam o seu sucesso junto ao povo que os elegeu. Afinal, eles sempre estiveram ao lado do povo nas suas mais recônditas reivindicações; sempre estiveram ao lado da verdade e jamais cederam às pressões dos corruptos de plantão que, ao tentarem suborná-los, verificaram que ali, neles, residia a honestidade e os princípios morais mais eloquentes.

E, então, nos perguntamos: como compreender essas atitudes se elas nunca fizeram parte de nossa enciclopédia? Se elas nunca foram ensinadas em casa ou na escola? Seríamos nós, seres de outros planetas ou estivemos fora dos ensinamentos que só são ministrados a determinados privilegiados, como eles?

A política é boa e necessária. Fazemos política a todo o momento, a todo o instante. O que enxovalha os políticos é a má condução. Ao invés de se pensar no bem comum, no coletivo, pensa-se nos anos de mandato, no que se pode aproveitar em benefício próprio ou o que se pode deixar passar de pai para filho, ainda que coisas ruins façam parte da herança. Porque, ao político mau, tanto se lhe faz se ao filho irá passar lições amorais ou não. A ele importa passar os caminhos da corrupção para que as gerações futuras saibam como se locupletarem do dinheiro, dos impostos, do que pertence ao povo.

E aí, voltamos ao princípio deste artigo quando falamos que nos querem clonar. Que nos querem passar que devemos pensar como eles e, numa sucessão de fatos e convencimentos, convencermos também a nossos filhos e aos que estão ao nosso redor de que eles, os políticos, estão certos. Que, errados estamos nós enquanto pensarmos na coletividade e esquecermos nossas pequenas repúblicas familiares. Que mais equivocados estaremos se acharmos que, um dia, tudo poderá mudar no nosso Brasil. Este é o ponto onde temos de nos enfrentar a nós mesmos. Onde temos de deixar as tentações de lado e acreditar que ainda podemos transmitir o bom e o correto, dentro de casa, fora de casa, nas ruas, nos negócios, nas amizades que temos, em tudo, por tudo e para todos. Este é o momento em que temos de acreditar que existam bons políticos; crer que voto não pode e não deve ser vendido e que os nossos representantes precisam ter a nossa cara e não nós a cara deles.

Orgulharmo-nos de sermos cidadãos honestos e decentes é o primeiro passo. Transmitir este orgulho é o segundo passo. E, finalmente, combater os maus políticos, arrastá-los de onde estão a lesar o nosso patrimônio, passa a ser também o papel de toda uma sociedade que, devidamente constituída, pode e deve ser a incontestável líder da revirada nacional. No mais, continuar a escutar as baboseiras dos acusados de hoje, dos corruptos do sempre e dos maus políticos do amanhã, será se deixar conduzir e ao país, ao mar de lama que não merecemos.

Alexandre Ayres, está entre os secretários de estado de Alagoas que mais trabalham, principalmente em função da pandemia que deve ter lhe tirado horas de sono. Sua competência e sua garra em relação aos planos de Renan Filho o fazem merecedor da gratidão do povo alagoano.

O Tribunal de Contas de Alagoas tem muitos servidores, efetivos e comissionados que se entregam de corpo e alma ao que lhes é atribuído. Assim é com Marta Varallo, diretora de RH daquela instituição, sempre pronta a atender aos reclamos do servidor e sempre disposta a criar e a realizar o seu trabalho com denodo e eficiência.

PARE PRA PENSAR ( do meu livro do mesmo nome)

Mesmo no descanso, o bom guerreiro está sempre pronto a levantar e continuar a luta.

ALERTAS DO DIA

  • A boa crítica é sempre bem aceita e deve ser uma arma para que as pessoas busquem a perfeição. O que não aceito é a crítica barata, sem proposta e que chega exclusivamente para denegrir imagens institucionais ou pessoais. As pessoas que usam este artifício são um mau exemplo para a democracia e para o sagrado direito que lhes foi concedido do uso da opinião.
  • Os servidores públicos federais inativos e aposentados acordarão novembro com uma surpresa incrível já que os seus respectivos RHs aplicarão um desconto imprevisto e duplo nos seus contracheques alegando ajustes na Previdência Social. E é assim que se faz, seu Guedes? Economia às custas de uns para beneficiar outros com o chamado Auxílio Brasil? Só se for auxílio aos déspotas de plantão!
  • Aproveitando a nota de cima e o título desta seção afirmamos que é por isso que o brasileiro de hoje tem que manter o sentido de “alerta” o tempo todo. Sinal ligado, imprensa bem informada e colocando o leitor a par de tudo para que a sociedade possa sempre analisar os passos dos que a comandam. Caso contrário, as surpresas de contracheques, aliás inédita, vira farra por esses Brasís.
  • Próxima semana, dia 28, sexta-feira mais precisamente comemora-se o Dia do Servidor Público e já no dia 26 muitos acontecimentos no estado estarão saudando essa classe, muitas vezes ignorada, mas que é de uma enorme importância para o desenvolvimento do país. E, sabemos, que nas rosas existem espinhos. Alertando contra os espinhos vejamos o valor das “rosas”. Gente como a gente. O TCE-AL planeja várias ações para homenagear seus servidores.
  • As aulas voltaram, as crianças e adolescentes estão felizes por retornarem ao ensino presencial, mas também ao convívio social que tanta falta faz a todos eles. O que precisamos cuidar é para que os colégios, escolas e creches tratem de manter os cuidados necessários sobretudo com higiene para evitar volta a tempos que não queremos mais.

POR AÍ AFORA

# O Relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros pede o indiciamento de 72 pessoas por 24 crimes previstos em lei. Se isso acontecer o número será maior do que os da Lava Jato e a repercussão de nacional a internacional. Na verdade, o Brasil doente, quer ver a justiça feita até porque foram 600 mil mortos até agora nessa terrível pandemia que nos abalou a todos. Vamos esperar para ver no que vai dar.

#Aguardem os acontecimentos que virão por aí por conta dessa inglória ascensão dos preços dos combustíveis em todo o país. Duvidamos muito dos acertos que estão sendo prometidos para segurar a escalada do diesel, por exemplo. Manobras para evitar outra paralisação e um colapso ainda maior do sistema, isto sim, se as providências não forem realmente factíveis. É esperar para ver o que vem de Brasília

# O Outubro Rosa está aí em todo o Brasil dando força para que as mulheres deste país façam mamografias, se cuidem e não deixem que o câncer de mama pregue surpresas. Com a pandemia houve um descuido, o que foi natural, mas tão importante quanto se prevenir da Covid é a prevenção desse mal terrível. Daí pedir a todas e em todo o país que cuidem-se e ajudem na campanha Outubro Rosa.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara” na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã agora voltando às entrevistas presenciais. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo geraldocamara@gmail.com ou pelo Whats’App 82 99977-4399

.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s