Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 18-10-2021

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 18-10-2021 – Geraldo Câmara

                                      GATOS EMBAIXO DOS TELHADOS

             Claro que procuramos entender determinadas ações do governo no que diz respeito à administração de serviços públicos, ainda que realizados por concessionárias, como é o caso da distribuição de energia. No entanto, por mais motivos que se nos apresentem, fica difícil entender um aumento abrupto de muitos por cento nas nossas contas domésticas ou de baixa tensão e de e outros tantos nas de alta tensão.  Posto que o governo estabelece metas para a inflação e a deste ano está na faixa dos 10,5%, o que já é muito alto, como admitir que o aumento de energia venha corresponder a muitas vezes mais? Se a infraestrutura do país não cuidou de uma mudança ou de uma progressiva mudança na matriz energética, que o faça vagarosamente, mas que o faça, mas não às custas de um aumento que, na maioria dos casos vai representar mais de 20% do valor do salário mínimo.  Em outros casos muito mais. O fato é que, Alagoas, por exemplo, que tem uma matriz energética razoavelmente boa, não pode ser penalizada com este aumento excessivo da noite para o dia. O que vai acontecer – e pode escrever – é que os famosos gatos vão miar por baixo de muitos telhados, cujas famílias não vão suportar a extorsão e vão encontrar no velho hábito a solução, ainda que criminosa, como luz no final do túnel. Quem viver verá. Mas o que se vê mesmo é uma total inércia por parte do governo federal que não dá a menor bola para a população, de um modo geral. Toma decisões as mais estapafúrdias e o resto que se dane. Então, não venham reclamar se os gatos miarem demais. Sem conselho, gente! Até porque sou contra tudo o que for ilegal.

DESTACÔMETRO (in memoriam)

                   O destaque (póstumo) vai para a ex primeira dama do estado, Sra. Liége Tavares, viúva do ex governador José Tavares. O passamento aconteceu neste sábado 17, mas ela ficará na memória de quantos a conheceram pela sua elegância, dignidade e generosidade. Nossos abraços a todos os filhos e em especial à minha amiga e colega, Salete Tavares.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência por meio da Casa de Direitos de Maceió, realizou, um evento dedicado exclusivamente às mulheres do bairro do Jacintinho. A iniciativa foi denominada de “Dia Dela”.

No Dia do Eletricista, a Equatorial conta as histórias de duas mulheres que inspiram e transformam vidas por meio da energia elétrica. Elas se destacam na profissão e são exemplos de representatividade, força, independência e coragem. Meg Aviz e Daniele Prado.

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Sebrae e a Embrapa promovem nesta terça-feira, 19, workshop com o tema “A viabilidade da Eucaliptocultura em Alagoas”.

Durante o evento, totalmente on-line, serão apresentados os resultados de experimentos feitos para avaliar o potencial desta cultura em Alagoas. As inscrições podem ser feitas no endereço www.fiea.com.br/eucaliptocultura,

Estão abertas até hoje, 18 de outubro, as inscrições gratuitas para o V Edital de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas – Prêmio Cacá Diegues. O edital do Governo de Alagoas é através da Secult. Regulamento e documentos www.cultura.al.gov.br

Serão selecionados projetos para a produção de obras audiovisuais brasileiras independentes nos formatos de Longa-Metragem, Telefilme, Obra Seriada, Curta-Metragem e Projeto de Cursos de Formação. 

“A distribuição gratuita de absorventes por meio do Estado é uma discussão sobre a garantia dos direitos das nossas mulheres e meninas”, disse a vereadora Teca Nelma após Bolsonaro vetar o projeto que previa a oferta gratuita desse item.

O reitor da Uncisal, Henrique Costa, anunciou que as instituições públicas de ensino superior de Alagoas firmaram acordo para ofertar o Programa de Mobilidade Acadêmica. O acordo de cooperação vai permitir que estudantes da Uncisal, Uneal, Ifal e Ufal possam cursar disciplinas em quaisquer das IES públicas de Alagoas.

Aninha Monteiro (foto), colunista conhecida em Alagoas e em todo o Brasil é também a presidente da FEBRACCOS que é a Federação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais. Além de pela simpatia, Aninha se destaca pelo dinamismo e garra no que faz.

ABRAÇOS IMPRESSOS

                      Os abraços impressos vão para o cantor Igbonan Rocha que atravessou toda a pandemia levando através de “lives” a sua música para todos os que nele apreciam a sua musicalidade e simpatia. Abraços, portanto, amigo Igbonan.      

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s