Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente -28-05-2021

BRASIL QUER SOLUÇÃO NACIONAL

                  O título acima foi o mesmo utilizado por este jornalista em 1969 para um artigo-denúncia publicado corajosamente, modéstia à parte, na Revista Mar, órgão oficial do Clube Naval e que tinha bastante índice de leitura e tudo que ali era publicado ficava durante algum tempo circulando nas cabeças pensantes do país.

                  O artigo tratava de uma denúncia que eu fazia, comprovada em todos os sentidos, como não podia deixar de ser e que mostrava a ocupação da Amazônia ostensivamente pelos americanos naquela região. Dentre elas, que foram muitas, uma mostrava que toda a margem do rio Negro já estava ocupada pelos americanos que compraram e também invadiram terras naquele espaço com o intuito óbvio de por ali se estabelecerem como o fizeram. Outra falava sobra a questão de uma empresa de mineração importantíssima, a ICOMI que, sob a fachada de brasileira tinha por trás mais de 51 por cento de capital estrangeiro representado pela empresa americana Betleem Steel e já de há muito explorando nossas riquezas de modo absolutamente aviltante.Lembrando que na época o capital estrangeiro não podia ser maior do que 49 por cento.

                 E por aí em diante o artigo se desenvolvia e chegava a algo absolutamente diferente, inusitado porque não dizer cômico. Uma empresa de chatas – embarcações planas que resistem a todos os mares – ficava na Amazônia aguardando a época de chuvas quando as margens dos rios se deslocavam e se transformavam em verdadeiras ilhas flutuantes. Ai, então, as chatas que eram rebocadoras levavam essas ilhas até um determinado ponto fora das águas brasileiras, as desmanchavam e levavam o produto bruto para Miami. Lá, esse produto bruto que era constituído de “húmus puro” era transformado em fertilizantes e vendido, pasmem vocês, para ninguém mais ninguém menos do que para o Brasil. Evidente que o lucro era uma estupidez e nossas riquezas roubadas colaborando para tal.

                As denúncias foram recebidas com surpresa por alguns e por outros que não as aceitavam apesar das provas porque o governo era militar e o Clube Naval dirigido por um almirante. O resultado disso é que o almirante foi afastado da presidência do Clube e este jornalista devidamente demitido. Tempos depois tudo aquilo foi comprovado, mas ficou o dito pelo não dito e como não interessava a persistência da mancha negra, as chatas sumiram, a Bethleem Steel deixou o país, as terras devem continuar de americanos até hoje e vamos em frente que atrás vem gente.

ALERTAS DO DIA

  • A CPI da Covid 19 agora vai ouvir uma série de governadores sobre ações desenvolvidas nos estados, envolvimentos e outras coisas mais. O nosso governador Renan Filho não foi chamado até porque o dever de casa e a transparência fazem parte deste governo, exemplo de seriedade e de resultados positivos.
  • Aliás a Transparência Internacional sob o assunto vacinação e combate ao coronavirus coloca o estado de Alagoas em posição altamente elogiosa e competente. Maceió pulou na frente e bate o recorde de vacinação.
  • PARE PRA PENSAR

Felizes os que podem se orgulhar do lugar onde vivem e dele tiram seus frutos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s