Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara -Tribuna Independente-04-09-2020

 GERANDO TRABALHO

              Volto a um assunto que me persegue, no bom sentido, há décadas por sentir que pode ser fator de mudança nos sistemas de trabalho ora vigentes onde a preocupação maior é o emprego. Na realidade o povo brasileiro se preocupa muito mais com o chamado emprego de carteira assinada do que com a geração de trabalho que, na verdade, sem bem feita pode ser sensivelmente melhor para o ego e para o bolso do trabalhador. Após uma pandemia como essa e ainda durante ela os governos, estaduais e municipais, deveriam estar se preocupando em estabelecer métodos e sistemas que possam ser renovadores ainda que tenham o cunho de antigos. Dentro desse conceito sugerimos um caminho para a fixação das famílias aos seus lugares de origem e ou aos seus bairros quando inicialmente seria verificada a viabilidade através do estabelecimento de mapas vocacionais por regiões, por cidades ou até mesmo por bairros.

              Feito isto, parte-se para um grande projeto cooperativista em moldes modernos e avançados e absolutamente pertinentes e desde que haja um planejamento global e um incentivo real e programado pelos governos para que cada núcleo cooperativista tenha assistência técnica, crédito rotativo, indução de “marketing” apoio a lançamentos em várias áreas, inclusive as de exportação de produtos manufaturados e viáveis de consumo.

             Não seria nessas poucas linhas que iríamos esclarecer e mostrar todos os passos para que se alcancem os objetivos colimados. No entanto, a colocação de uma semente absolutamente frutífera na cabeça de cada qual haverá de gerar interrogações, questionamentos, volta ao passado antigo quando as cooperativas eram manipuladas e suas novas possibilidades hoje, quando as técnicas estão presentes e prontas para o incentivo a que nos referimos.

            Uma coisa é certa: O fomento ao cooperativismo programado e incentivado em áreas estudadas resulta em modificações que vão da transição de geração de emprego para a geração de trabalho e em desenvolvimento de economias locais jamais vistas em qualquer época. Sabe onde o bicho pega? Na politicagem que sempre está acima da verdadeira política pública. Lembrando apenas que o povo quer trabalho.

ALERTAS DO DIA

  • A CVC maior operadora de turismo do Brasil depois de passar o maior sufoco com essa pandemia anuncia que está preparada para resgatar todo o potencial turístico do país. Vem com toda a força.
  • Se você acessar ruralturdigital.com.br você vai ver algo de inusitado que é uma Feira Rural totalmente digital e que está sendo realizada pelo Canguru Park em Arapiraca. Vale a pensa conferir.
  • Vem aí o X Encontro Técnico e I Encontro Visual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. Os reflexos da pandemia na área de Gestão de Pessoas  das Instituições Públicas. Dias 8 e 9 de setembro. Alagoas sedia.

PARE PRA PENSAR ( do meu livro com o mesmo nome)

Não confunda modéstia com simplicidade. A primeira pode ser bastante falsa,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s