Ir para conteúdo

coluna BARTPAPO 18-06-2020

Coluna BARTPAPO com Geraldo Câmara– Tribuna Independente -19-06-2020

AS GUERRAS MEDIEVAIS VOLTARAM?

             Assistimos a um episódio deprimente esta semana quando um verdadeiro batalhão que defende uma duvidosa tese político-anárquica atacou a sede do Supremo Tribunal Federal e enviou fogos para lá, não como homenagens, mas como ataques. E se prestarmos atenção lembramo-nos de alguns filmes épicos quando flechas e lanças com fogo nas pontas eram lançadas em direção aos palácios dos inimigos.

            Mas no caso em questão quem são os inimigos? Não há como declarar como tais os ministros que têm a missão de defender, fiscalizar e fazer valer a Constituição de 1988 cantada em verso e prosa como uma das mais perfeitas do mundo. Ora, se essa constituição está sendo atacada, vilipendiada com seus membros sendo considerados inimigos de um regime democrático, mas que tem seguidores fanáticos que o pretendem mudar para uma força que já não faz mais parte de nossa história, como encarar o fato a não ser com a tristeza de quem viveu e não mais quer ver o retrocesso a uma época de regime ditatorial?

            E o momento tornou-se tão grave que já percebemos que a famosa divisão esquerda direita confunde-se em suas próprias fronteiras permitindo que outras correntes adentrem também à perplexidade do presente. Mas, o que está nos deixando um pouco apreensivos é o fato de que ainda não estamos vendo atitudes, quer do judiciário, quer do legislativo que indiquem uma tomada de posição para que seja mudado esse “status quo” inadmissível para a estabilização democrática. E não estamos falando de “impeachment” ou qualquer atitude de força, mas de algo que impeça o avançar dessas tropas quixotescas que através de suas fantasias iludem o povo que pode não as apoiar, mas que em boa parte por elas está sendo influenciado.

            No fundo, amigos e amigas vivemos um momento altamente perigoso quando as instituições estão se perdendo no tempo e no espaço e sendo manipuladas, ainda que sorrateiramente por um movimento absolutamente novo na política brasileira e que nos parece bastante pernicioso para o futuro do país. E até tentando nos fazer viver as famosas guerras medievais.

ALERTAS DO DIA    

  • Porto de Pedras, Olho d’Água das Flores e Estrela de Alagoas são os mais novos municípios a firmarem um Convênio de Cooperação Técnica para o Saneamento Básico com a Arsal. Cerca de 50 mil cidadãos passaram a contar com às fiscalizações da Agência que visa qualidade, continuidade e segurança na distribuição da água feita pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
  • O telhado do Tribunal de Contas está coberto com mais de 200 placas solares e, através do Programa de Eficiência Energética, o sistema irá propiciar àquela instituição cerca de 60% de economia nos gastos com energia.
  • Para garantir a proteção de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à COVID-19, o Ministério da Saúde já distribuiu 115,2 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todo o país. 

PARE PRA PENSAR

Viajar é como libertar os pensamentos e sonhar acordado na realidade.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s