Ir para conteúdo

Ouvidor Geral 23-03-2020

O QUE É AGLOMERAÇÃO?

Existem várias interpretações, dependendo da ótica que se aplique a grupos que se reúnem deliberada ou indeliberadamente. Um grupo de cinco pessoas espremidas num elevador constitue-se em uma aglomeração, até porque as pessoas respiram umas para outras, se tocam e estão sujeitas aos riscos da mesma maneira que uma aglomeração de 100 pessoas em um cinema, um teatro ou até mesmo ao ar livre, dependendo da situação em que se encontrem. O fato é que as análises são muito diversas e discutíveis. Vejamos por exemplo o caso de um casal de idosos, sós, dentro de casa. Recebem um “delivery” e um dos dois adquire a doença. Automaticamente o outro irá adquirir também. Claro! E, por incrível que pareça, duas pessoas isoladas passaram a constituir uma aglomeração. Que precisamos tomar todos os cuidados indispensáveis para que possamos não ter esse vírus terrível, não tenho a menor dúvida. Mas que também precisamos socialmente definir até que ponto e como podemos nos comportar, também não tenho dúvida. Só não podemos mudar tudo em nossas vidas sem que possamos buscar soluções práticas para o seu andamento. O mundo gira, o vírus também, mas nós, povos de todo o globo  não podemos ficar parados e isolados apenas. Precisamos agir antes que realmente o mundo inteiro pare e não sobreviva à estagnação.

DESTACÔMETRO

OMAR COELHO

Por onde andas tu, Omar Coelho, do qual só tenho notícias por conta do CSA? Segundo Exupery, “és responsável pelo que cativas”. Traga mais ao público tuas sabedoria e contribuição tão importantes.

PÍLULAS DO OUVIDOR

E por falar em o mundo não parar, a própria China onde tudo começou já entra em uma nova fase de recuperação. Desmontando hospitais de campanha, reaparelhando a população e reiniciando a sua tão falada produtividade.

O governo do estado baixou Ato em absoluta consonância com a prefeitura de Maceió fechando praticamente na capital e no estado haja vista a necessidade de se preservar a vida humana deste terrível mal que assola o mundo.

Não há o que reclamar por este ato de coragem, já que menos impostos vão ser arrecadados, o PIB vai diminuir, as pessoas físicas e jurídicas vão ser abaladas nos seus lucros, mas a vida humana estará sendo melhor preservada.   

No que diz respeito ao resto do estado, o governador Renan Filho ordenou absoluto controle das entradas de veículos de todos os tipos em território alagoano. Muito certo, governador! Só gostaria de saber que efetivo será usado nas estradas.

A pergunta cabe porque em muitas viagens que faço passando por diversas divisas não consigo avistar fiscalização, nem do governo federal através da PRF nem do estadual. Assunto aliás que, independente da atual situação tenho abordado muito.

O ministro da saúde tem assustado muito as pessoas afirmando que estamos só no começo, que o colapso vai acontecer no final de abril e que tudo se estenderá drasticamente até o mês de setembro. Assustador.

Não sei, sinceramente, se a atitude do ministro é de bom alvitre ou não. Devemos ser avisados de tudo e ensinados a ter precaução, mas será que é correto instalar – ou não – a síndrome do pânico entre a população? Fica a pergunta no ar.

O nosso Bartpapo que vai ao ar todos os sábados às nove horas da manhã pela BAND é sempre gravado em um restaurante, a Bodega do Sertão. A partir de hoje esta fechaa e ainda não sabemos que fórmula vamos usar para continuarmos.

Mas tenham a certeza de que poremos a criatividade para funcionar em nossos ativos neurônios para que os telespectadores não deixem de nos acompanhar com os assuntos sempre de interesse de todos.

PAULO 2 BEZERRA

Paulo Bezerra (foto) o homem que controla a vigilância sanitária em nosso estado está à disposição de todos para orientar os tipos de higiene que precisamos fazer para nos mantermos longe do coronavírus. Deu show no Bartpapo.

ABRAÇOS IMPRESSOS

ROSTAND E DAGOBERTO

Rostand Lanverly, o presidente da Academia Alagoana de Letras e Dagoberto Omena, o presidente da Gráfica Graciliano Ramos vão promover uma bela Feira de Autores Alagoanos nos anos em que não acontece a Bienal do Livro. Boa idéia.

Categorias

OUVIDOR GERAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s