Ouvidor Geral 02-12-2019

VOTO OBRIGATÓRIO. UMA QUESTÃO.

Uma nova batalha já deveria estar a caminho e há muito tempo na democracia brasileira que é a questão do voto obrigatório, ou não. Vejam, por exemplo, os Estados Unidos da América, onde as campanhas eleitorais são vigorosas, a participação da opinião pública é grande, mas ninguém é obrigado a votar. Participar do sistema eleitoral tem que ser algo espontâneo, ato de cidadania voluntário, algo que faça bem à personalidade e aos desejos de cada um. Desde cedo sabemos que nada obrigado é bom. Aprendemos que, quando nos dispomos a fazer algo que queremos e desejamos o fazemos de maneira muito mais sadia e convincente. Portanto, a grande jogada para o futuro, sem dúvida será arrancar de vez os cabrestos do eleitor e deixá-lo à vontade para fazer o que quiser, escolher sua doutrina política, acreditar um pouco mais na ideologia partidária, enfim, decidir politicamente os rumos do seus país. Claro que, para isso, intensa reforma política terá que acontecer, incluindo aí esse estúpido sistema pluripartidário brasileiro que permite a presença de 34 partidos alguns inventados, criados, verdadeiros partidos de aluguel para as horas de interesses os mais escusos. Mas, fiquem certos de que, com três eleições sem obrigação, o voto será depurado, entendido e melhor utilizado. Para o bem do Brasil.

DESTACÔMETRO

CARLITO 2 LIMA

O destaque vai para este cara da cultura, da verve, da intelectualidade e da amizade, Carlito Lima. Uma figura ímpar nas altas rodas inteligentes de Alagoas.

PÍLULAS DO OUVIDOR

A maior parte de meus amigos já sabe que fui eleito para presidente da ABRAJET ALAGOAS – Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo e com um imenso desafio pela frente. Vamos procurar fazer o melhor e levantar a ABRAJET AL.

Já o disse e vou repetir de que não estamos nos importando com o “status”, mas com as interações que possamos fazer com o “trade”  e com o institucional do turismo no intuito apenas de somar e fazer da nossa associação uma parceira de todos.

O outro assunto que diz respeito a este colunista é que neste mês de dezembro estaremos lançando nosso livro de pensamentos Pare Pra Pensar. Já estamos na fase final de produção em gráfica. O honroso prefácio é de Rostand Lanverly, presidente da Academia Alagoana de Letras. E que prefácio!

O povo brasileiro mostrou mais uma vez sensibilidade e amor por seus ídolos. A morte de Gugu chorada em verso e prosa escancarou o sentimento popular e a reverência justa por aqueles que em qualquer faceta o merecem.

Hoje, segunda-feira, 02 de dezembro está acontecendo no Centro Cultural Ruth Cardoso um evento liderado pelo Tribunal de Contas e através da Escola de Contas com a participação da Unicef e visando a educação, sobretudo a infantil.

O evento é sobre controle de contas públicas e de recursos para sistema educacional  e tem o nome de II Encontro TCE na Educação e I Jornada Itinerante de Formação e Aperfeiçoamento Intermunicipal, com foco no desenvolvimento e educação da criança.

A partir de dezembro, a operação Lei Seca de Alagoas irá reforçar as ações educativas e de fiscalização, com o propósito de incentivar a mudança de comportamento através da percepção do risco dos perigos no trânsito.  

O Arquivo Público de Alagoas comemora 58 anos de fundação com uma programação especial.: Oficinas, Seminários, Chá de Memória com a historiadora, escritora e antropóloga Lilia Schwarz além do novo projeto Suquinho de Memória.

E a novela continua: agora o MP está questionando a Brasken e as Defesas Civil, estadual e municipal sobre novos tremores de terra que supostamente devam ter ocorrido no bairro do Mutange. Enquanto isso os moradores e ex sofrem.

LUCIANA, VANESSA E CRISTINA

Pensem no que chamam de mulheres empoderadas e estarão frente a frente com elas (foto). Luciana, Vanessa e Cristina, grandes mulheres na vida em geral e sobretudo na vida de seus maridos, respectivamente Alberto Pires, Geraldo Câmara e Leonardo Junior.

ABRAÇOS IMPRESSOS

BIA

Os abraços impressos vão para minha querida bisneta, Beatriz, a nossa Bia. Em sua primeira festinha de formatura do básico, vislumbrando para nós todos, o futuro que chegará mais rápido do que se pensa. Parabéns do Biso Gegê e da Bisa Vanessa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s