Ouvidor Geral 18-11-2019

A BOA REVOLUÇÃO DOS TRIBUNAIS

              Foi o que aconteceu durante quatro proveitosos dias na fantástica cidade de Foz do Iguaçu, onde foi realizado o I Congresso Internacional de Tribunal de Contas. Aberto pelo Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, o congresso constituiu-se em um rosário de palestras e discussões sobre os mais diversos assuntos que envolvem os tribunais de toda a América Latina resultando em uma carta que mostra a personalidades daquelas instituições responsáveis pelo princípio de tudo o que acontece no país em matéria de combate à corrupção,e à fiscalização das administrações de um modo geral. Tivemos a oportunidade ímpar de presenciar todo o evento até porque levamos para lá a nossa TV Cidadã que fez uma cobertura completa de todas as atividades e através do sistema “streaming” jogou suas imagens e sons pelo mundo afora. O mais importante de tudo foi constatar que há uma grande preocupação e busca de muitas soluções para que a gestão brasileira mude de padrão e consiga encontrar a qualidade que dela espera o povo cansado de ver os malfeitos por toda a parte. É preciso elogiar os idealizadores e organizadores do Congresso que, através de suas entidades, ATRICON – Associação dos Membros de Tribunais de Contas e IRB – Instituto Ruy Barbosa conseguiram um extraordinário feito com todas as regras e detalhes de um congresso realmente de nível internacional.

DESTACÔMETRO

FÁBIO NOGUEIRA

O destaque, com muita justiça vai para o presidente da ATRICON, Fábio Nogueira que juntamente com Ivan Bonilha, presidente do IRB organizou primorosamente o I Congresso Internacional de Tribunais de Contas. Um sucesso sem precedentes.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Esta coluna está inteiramente dedicada ao evento que reuniu os Tribunais de Contas de vários países, através da ASUR e obviamente o Brasil que se fez brilhante com seus representantes de altíssimo gabarito.

A TV Cidadã tornou-se referência neste Congresso e cobriu tudo com mais de 15 flashes que estão compondo o Jornal Atricon já que passou a ser o veículo de informação de todos os Tribunais do Brasil.

Valtenor Leôncio, meu diretor adjunto na Diretoria de Comunicação do TCE-AL foi o jornalista que comandou as entrevistas e fez um enorme esforço para que nada de importância faltasse como informação para o jornal.

Utilizamos a técnica de a cada flash colocar imediatamente no ar através da TV Cidadã que, com o sistema do “streaming” em instantes levava a mensagem a qualquer lugar do mundo.

Em nossa volta estaremos editando um super e especial Jornal Atricon com a participação de sua titular, a jornalista Juliana dos Anjos mostrando tudo de bom que aconteceu no I Congresso Internacional de Tribunais de Contas.

O toque desagradável aconteceu na abertura do Congresso quando o ministro Dias Toffoli que, aliás, fez uma brilhante explanação recusou-se a falar com jornalistas e passava por eles com uma dureza que aparentemente não combinava.

No entanto, colocou seus pontos de vista muito bem principalmente quando falou sobre os alguns que querem acabar com os tribunais de contas do país. Foi quando o ministro disse que seria o mesmo que desejar extinguir o Supremo.

Por aclamação, a reunião conjunta da ATRICON e do IRB, levou a mais um mandato de dois anos seus dirigentes, respectivamente Fábio Nogueira, Conselheiro da Paraíba e Ivan Lelis Bonilha. Muito aplaudida a justa decisão.

Falar em Fábio Nogueira vi este jovem líder crescer na vida. Filho de um grande e saudoso amigo de Campina Grande, Geraldo Nogueira, adquiriu bem as lições do pai e aí está orgulhando também aos seus amigos que como eu o viram vencer.

OTÁVIO E FERNANDO   

Presentes ao Congresso, além de outros conselheiros, aí estão na platéia em hora de reeleição dos presidentes do IRB e da Atricon, o Conselheiro Fernando Toledo e o presidente conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas  Otávio Lessa (foto).

ABRAÇOS IMPRESSOS

GERALDO & CIA

               Os meus abraços impressos vão para a minha equipe na Diretoria de Comunicação  e TV Cidadã que, unida em torno de um trabalho, tanto no campo quanto nos bastidores realizou um incrível trabalho na cobertura nacional do evento. Na foto em momento de descontração na noite final dos trabalhos, Valtenor Leôncio, Fábio Novaes e este colunista.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s