Ouvidor Geral 29-07-2019

                                       NO BRASIL EXISTE IDEOLOGIA POLÍTICA?

O país tem mais de trinta partidos e aí vem a grande pergunta: como é que podem existir tantas ideologias, tantas razões de ser para que partidos sejam fundados, a não ser que sejam grandes negócios, tanto políticos, como financeiros? E, por que não? O caminho que está sendo mal seguido deve ser este. Uma estrada que não é percorrida pelo povo e que simplesmente faz com o que o povo siga comprometimentos dos quais não compartilha e não sabe compartilhar. Houve tempo em que o Brasil tinha o comunismo, o integralismo, o trabalhismo, o socialismo. Algumas ideologias, discutíveis ou não, mas que traçavam fronteiras nítidas entre os poucos partidos da época. Hoje não se sabe nada, não se encontram fundamentos ideológicos e até mesmo proposições, com raras e honrosas exceções. Como tentar, então, fazer com que a população aprenda a votar, busque entender a complexidade política e saiba escolher entre tantos joios e trigos que existem por aí? Difícil, muito difícil, porque a identidade política do país ainda não foi configurada e as gerações mais recentes ainda buscam por essa identidade como se perdidos ainda estivessem nas estradas, “sujas” ou não. Vamos crescer, vamos somar, vamos encontrar os caminhos políticos deste país. É o que desejamos para esta e para as próximas gerações.

 DESTACÔMETRO

ELIANA CAVALCANTE

O destaque da semana vai para a grande bailarina e escritora Eliana Cavalcante que, nesta última qualidade é uma das imortais da Academia Alagoana de Letras. A instituição de cultura que celebra em novembro cem anos de fundação.

PÍLULAS DO OUVIDOR

As últimas eleições presidenciais demonstraram o que dissemos no artigo principal desta coluna quando houve uma grande radicalização em torno de dois candidatos mas não em torno de ideologias firmadas como tal.

Foram discussões dramáticas em cima de personagens e de um partido não por posições ideológicas, mas por um problema político que envolvia um ex-presidente preso. Uma briga falsa entre honestidade e desonestidade.

A presidente do Conselho Regional de Administração de Alagoas, Jaciara Correia  e um membro do Conselho Federal de Administração (CFA), Ediberto Omena, visitaram o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

A visita a Otávio Lessa teve como objetivo comunicar a realização de um Workshop de Gestão Pública, quando será apresentada a importante ferramenta “Índice de Governança Municipal (IGM-CFA)”, nos dias 2 e 3 de setembro.

Final deste primeiro semestre do mandato de senador e Rodrigo Cunha tem percorre diversos municípios de Alagoas vendo de perto os problemas que afetam as cidades alagoanas, e ouvindo a população sobre as demandas mais urgentes.

Desde a última segunda-feira, o senador Rodrigo já visitou seis cidades: União dos Palmares, Murici, Rio Largo, São Miguel dos Campos, São Luís do Quitunde e Maragogi fortalecendo a relação com os moradores daquelas cidades.

A obesidade volta a crescer no Brasil, é o que aponta a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Sobre esse índice, houve aumento de 67,8% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018.

17,9% da população adulta no Brasil fazem uso abusivo de bebida alcoólica. As mulheres apresentaram maior crescimento em relação aos homens no período de 2006 a 2018. Por que será que elas bebem mais? Boa pergunta.

Segundo o Mastercard no Global Destination Cities Index, o Brasil ocupa o 17º lugar, estando entre os 20 destinos que mais impulsionam o turismo no mundo. O país vem logo atrás da Argentina, únicos mercados sul-americanos na lista. 

ROSTAND E DIÓGENES

Minhas homenagens a esses dois “imortais” também membros da Academia Alagoana de Letras, Rostand Lanverly, seu presidente (foto) e o mais novo em idade daquela Academia, Diógenes Tenório Jr que nela adentrou aos 32 anos.

ABRAÇOS IMPRESSOS

JM E ALESSANDRA

Meus abraços impressos vão para os meus dois caçulas: João Marcelo, grande figura na minha vida e Alessandra, uma filha muito querida. Na foto um momento de congraçamento dos dois que moram em estados diferentes mas se amam sempre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s