COTA É DISCRIMINAÇÃO. OU NÃO?
Particularmente acho que essa questão tão polêmica de cotas e que começou com as dos negros no ingresso a universidade, virou moda e se quer cotas para tudo e para todos o que acho completamente errada. Começa pelo fato de que ao estabelecer cotas para a raça negra num país altamente miscigenado você não consegue definir quem é e quem não é negro. Por outro lado, o que é mais importante, acirra os ânimos no que diz respeito ao problema racial criando muito mais discriminação do que se pensa. Não vejo porque haver diferenças raciais até porque elas nunca deveriam ter existido. No entanto, se falarmos em pobreza, se falarmos em alunos carentes e mal preparados pelo ensino fundamental e médio públicos, aí sim, facilidades para o ingresso deles no curso superior devem ser criadas, no sentido de dar a eles a possibilidade de estudos em cursinhos iguais aos de todos os outros candidatos e até de se considerar que esses cursinhos sejam realmente uma pré-matrícula na universidade mas nunca com a criação da estúpida cota que denigre, que discrimina e que cria situações como as que já vimos com um candidato com nota bastante superior ficar fora por conta de cotista com nota inferior. Há que se pensar. Cota é ou não é discriminatória?
DESTACÔMETRO
O destaque vai para uma técnica de primeiríssima grandeza. Rosa Tenório, engenheira, já ocupou cargos de alta relevância em controle de gestão pública e agora é a Secretária de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió. Ganhou o município.
PÍLULAS DO OUVIDOR
E a bomba está para explodir pelos lados da diplomacia brasileira, uma vez que os de carreira e muitos outros não querem admitir que o deputado Eduardo Bolsonaro seja o nosso embaixador nos Estados Unidos.
Haveremos de convir que a entrada de futuros diplomatas no Itamaraty se constitui em um processo dos mais difíceis que aliás não poderia deixar de ser pela grande complexidade da diplomacia.
O fato de Bolsonaro ser amigo do Trump ou de seu filho falar inglês – aliás dizem que não é dos melhores – não credencia o deputado a ocupar a mais importante embaixada do Brasil que é a dos Estados Unidos.
Mas como vivemos um momento de certezas e incertezas, de vai pra frente e vem pra trás não sabemos como vai terminar essa novela que não está respaldada em nenhuma lei que permita tal nomeação.
E isto, em função do claro nepotismo e que está ainda mais explícito na constituição em súmulas do Supremo Tribunal Federal que estabelece de maneira simples o que é e o que não é nepotismo. Neste caso, é!
Conhecer a realidade da saúde de um país é o primeiro passo para entender as necessidades de sua população e, dessa forma, possibilitar a elaboração de ações e programas em prol de mais saúde e qualidade de vida.
Assim, para subsidiar o Ministério da Saúde com informações que possibilitem a formulação e/ou o aperfeiçoamento de políticas públicas eficientes, mais de 108 mil brasileiros receberão a visita de pesquisadores do IBGE.
Conscientes de que seu consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, tanto em relação à qualidade quanto ao uso de métodos sustentáveis de produção, empresários alagoanos do setor ceramista participaram do 7º Seminário do Setor Cerâmico.
Realizado pela Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), por meio do Sindicato da Indústria de Produtos Cerâmicos (Sindcer/AL), o evento reuniu, cerca de 40 empresários e seus colaboradores.
Sempre é bom estar falando de energia, de novas formas de economia, das inovações que estão surgindo no setor e ninguém mais do que Geoberto Espírito Santo (foto) para encarar os desafios energéticos da atualidade.
ABRAÇOS IMPRESSOS
Os abraços vão para um senhor profissional da fotografia e do jornalismo, Hugo Taques. Uma figura fantástica que há quatorze anos chegou de Cuiabá, instalou-se em Maceió e adotou a terra que também o recebeu de braços abertos.