O REGINALDO MORREU
Aceite. Admita. O Reginaldo morreu. Não sou eu quem diz, mas uma série de técnicos em meio ambiente que reconhecem a morte do Reginaldo e do Salgadinho. Não há como recuperar um riacho morto na nascente sem a menor possibilidade de renascimento. Fizemos um “Almoçando com a Notícia” com uma série de técnicos liderados pelo competente consultor ambiental Alder Flores e seguido por gente do top de um Alfredo Breda do Sinduscon, Ermi Ferrari do IMA, Gustavo Carvalho da Secretaria de Meio Ambiente e Ismar Macário da Unit. Todos unânimes em seguir a teoria de que não há salvação. A solução está em se levar o esgotamento sanitário que por ali vem para o emissário submarino, cobrir o ex-rio e fazer um belo trabalho de reurbanização da área. Os dejetos levados para o emissário e, obviamente nada mais desaguando nas águas do mar. Um senhor projeto viável que viria a favorecer a população, a construção civil, ao meio ambiente e finalmente ao lindo mar da praia da avenida. E mais força ganha este projeto na medida em que também já está provado que a balneabilidade existe em toda a orla e apenas naquela foz ela se ausenta. O assunto “vale do Reginaldo” perdeu a força e parece que todos se convenceram de que não há solução. A bandeira está levantada e todos querem empunhá-la. Em frente, pois. Porque o Reginaldo morreu mas sua memória pode ressuscitar através do mais perfeito projeto de saneamento e de reurbanização daquela área. Alô prefeito e alô governador.
DESTACÔMETRO
O destaque da semana vai para o Capitão de Fragata Haron Cavalcante, o nosso Capitão dos Portos. Esta é a Semana da Marinha comemorada em todo o Brasil e aqui também começa a Operação Verão encetada pela Capitania em todo o estado.
PÍLULAS DO OUVIDOR
A propósito de ir “al mare” é preciso entender que, assim como nas ruas, o piloto tem que estar habilitado com a carteira de “arraes amador” que o permite estar no comando de pequenas embarcações e “jet skys”. Vale por 10 anos.
Conseguir a carteira náutica envolve muito pouco com um exame rápido e pequenas aulas práticas ao cabo dos quais ela será expedida e deixará o novo piloto muito mais tranquilo para gozar as delícias do mar. Ou das lagoas, claro!
Outro aspecto interessante e que mostra a similaridade com o motorista de carros é que também existe uma Lei Seca que impede que os pilotos manobrem suas embarcações ingerindo álcool. E o crime também é punido.
A chuva andou caindo no sertão, o que é muito bom. Só não precisava querer matar saudades com tanta ganância já que em Delmiro Gouveia, por exemplo, ela chegou como tempestade e cuspindo granizo por todos os lados.
No próximo sábado, dia 15, ainda que não seja um dia útil, vai ocorrer a eleição do novo corpo diretivo do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Concorrem à presidência a atual, Rosa Albuquerque e o Conselheiro Otávio Lessa.
Paralelamente serão preenchidos também por voto os cargos de Diretor da Escola de Contas, Ouvidor Geral, Corregedor Geral e, claro, vice-presidente. As coisas estão acirradas e, com um mundo novo no país a importância dos TCEs é óbvia.
Dois por cento dos contribuintes do Imposto de Renda caíram na malha fina da Receita Federal. Não quer dizer que todos estarão punidos ou errados. Acertar as contas com o leão é muito mais simples do que se imagina. Só não pode ignorar.
O Grupo de Teatro Cena Livre promoverá aula grátis de teatro para pessoas a partir de 15 anos com ou sem experiência e será ministrada pelos atores alagoanos Mauro Braga e Ana Sofia. 12 de dezembro, 19h no Espaço Cultural Linda Mascarenhas.
Segundo publicação do Noticias da TV, o Globo decidiu afastar Gloria Pires da TV durante dois anos. A emissora quer que a atriz, um dos principais nomes de seu elenco, chegue a 2020 com a imagem descansada. Será?
Recebemos no Bartpapo o ex-prefeito e deputado federal Cícero Almeida (foto) que deitou falação sobre seus mandatos e sobre as acusações que o indicam como se estivesse com o mandato cassado. É preciso ouvi-lo e entendê-lo bem.
ABRAÇOS IMPRESSOS
Os abraços vão para o amigo Rafael Brito, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas. Os nossos cumprimentos a todos os que fazem a pasta sob a sua batuta pelos números avançados que estão alcançando.