AGORA “HABEMUS PAPAM”
Sem demora, rapidamente, em 24 horas e cinco votações o novo Papa foi eleito. Com o pomposo e americano nome de Robert Francis Prevost, a Igreja Católica vê um cidadão norte-americano subir ao trono de Pedro com o novo nome de Papa Leão XIV. Seu antecessor em nome, Leão XIII teve uma visão demoníaca e em função disto intensificou a figura de São Miguel Arcanjo em proteção ao seu próprio papado. O agora eleito Papa traz todas as bênçãos, nasceu em Chicago, trabalhou em Boston e durante 10 anos no Peru e mistura bem os desejos latinos com as tradições italianas com as quais vinha trabalhando na maior proximidade com o Papa Francisco. É de se esperar que o novo pontífice “construa pontes” sólidas como desejava Francisco e que dê continuidade aos desejos e arranjos de paz no mundo. A solidariedade e a humildade que o devem nortear, sem dúvida o ajudarão nessa enorme missão de paz. De uma paz que era desejada e trabalhada pelo seu antecessor. Por outro lado, a simpatia que apareceu logo na janela do Vaticano haverá de ajudá-lo também no diálogo com o mundo, acredito, sua maior missão enquanto Papa. Vamos aguardar e pedir a Deus que o ilumine e o faça buscando para si e para o seu papado “os homens de boa vontade”.
DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para o presidente do TJ – Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador Fábio Bittencourt que está altamente motivado com diversos temas de interesse da sociedade e que demonstrou todo este seu afã de realizar quando esteve em nosso Bartpapo do último sábado. Confiram no Youtube.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Ainda sobre o novo Papa e a comunicação mundial, sem dúvida temos que tirar o chapéu para emissoras de TV e de rádio de todo o mundo que mesmo com o frio europeu não arredaram pé até que a fumaça branca espalhou-se pelos céus do Vaticano.
Diga-se de passagem, um trabalho magnífico, com alta tecnologia sendo empregada, com a competência de cada jornalista, de cada repórter que conseguiu transformar a tensão e a ansiedade em motivo para manter ouvintes e telespectadores grudados em seus aparelhos.
Esta semana comemoramos o fim da Segunda Guerra Mundial que aconteceu há 80 anos atrás, em 1945. Uma loucura no Brasil que iria ver a chegada dos expedicionários nacionais, oriundos da guerra através da nossa FEB – Força Expedicionária Brasileira.
E a propósito disso o que o Lula foi fazer na Rússia para comemorar com eles? Ainda que eles tenham feito parte dos aliados naquela terrível guerra era melhor que ele tivesse organizado uma comemoração cívica aqui no Brasil. Não acham?
Uma guerra que deixou muitos mortos brasileiros e muitos de outras nações que para aqui vieram depois da guerra onde os nazistas fizeram miséria e exterminaram muita gente. Um mal que não dará para esquecer por muitos anos.
Mudando de pau pra pedra quero ver como será devolvido o dinheiro que saiu dos bolsos de tantos brasileiros aposentados para os bolsos de tantos brasileiros abastados. Uma pergunta difícil de ser respondida porque ninguém sabe ainda como ficam as averiguações e providências..
E também, a questão do de onde vai sair o dinheiro para que isto aconteça. Serão bilhões de reais que não dá para catar de quem roubou. Vai ter que sair do orçamento ou sei lá de onde. Resposta que só pode ser dada pelo Ministério da Fazenda e outros.

Luiz Neto (foto), diretor presidente da Casal fez um relato absoluto e convincente sobre a atuação da empresa em “casamento” com a BRK. Casamento entre aspas porque cada qual em cada qual nas suas atribuições. Foi no Bartpapo, na Band.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos da semana e que sempre existirão vão para o meu sempre amigo Otávio Lessa, um cidadão de bem que coloca suas amizades em primeiro lugar. Daí estarmos, seus amigos, sempre buscando retribuir da melhor maneira possível.