“Ouvidor Geral” para o jornal Novo Primeira Edição de 14-04-2025 – Geraldo Câmara

A ESCOLA DO MEU TEMPO

Antigamente a escola era risonha e franca. Professores exigentes, diretores competentes, instrutores excelentes. E a gente na escola dando tratos a cachola pra saber as teorias, decifrar os teoremas, saber quem foi Galileu, solucionar os problemas, falar sobre o Coliseu, estudar o esqueleto, a literatura lusa, conhecer a hipotenusa, o quadrado do cateto. Era espeto! Prova mensal, parcial, prova oral, média final. “Tô com 3 em matemática, afundei minha global” Passou, meu filho? Ainda não. Deu bobeira. Fiquei pra segunda época e talvez vá à terceira. Fração, função, confusão, Euclides, Newton, Pitágoras, Xís é igual a não sei que, veja você se eu posso? Tem círculo, semi-círculo, diagonal e tangente. Meu Deus, como é que tem gente que sabe todo esse troço? Eu vou ser advogado e não posso ir ao pau por errar na equação do primeiro ou qualquer grau! Minha forra é o Joaquim que, eu sei, vai ser engenheiro, mas levou bomba em latim porque errou no ablativo fazendo a declinação. Ô, aquele tempo de prisão! O tempo do cativeiro!

Aprende, estuda, não sabe, na cabeça já não cabe tanta coisa, tanto nome. E o cérebro até ardia na confusão do pronome com conjunção, contração. E depois, na Geografia, aumentava o carnaval. Aquela tal capital, o nome é Sófia ou Sofia ? E eu sofria e tu sofrias, qual de vocês não sofria guardando nomes e datas? O Dia do Descobrimento, o Dia da Proclamação, o Dia do Livramento, data da Abolição, Revolução Francesa, Invasão Holandesa, Dom Pedro e a Marquesa, capital da Bulgária, crise operária, capitania hereditária, Império Romano, Deocleciano, Maximiliano… Ai! Antigamente a escola era risonha e franca! Francamente, minha gente, tudo isto que eu falei foi pura tapeação. Na escola, eu comi merenda. Estudar…não estudei não ! Brincadeirinha com a minha escola querida.

DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para simpático e competente presidente do TRT – Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Jasiel Ivo. Com um planejamento atamente eficiente e já em ação, sua performance sem dúvida nos deixará a todos satisfeitos pelo bom resultado que já aparece.

PÍLULAS DO OUVIDOR

E o mundo continua sem entender ou sem ter noção do que vai acontecer uma vez que o presidente louco Trump resolveu fazer uma guerra tributária que para se transformnar numa guerra de armas não usa o impossível.

Afora as consequências econômicas que já estão sendo mostradas e que podem piorar a cada dia sem que nada se possa fazer. Vide a lembrança do “crash” de 1929 nos Estado Unidos que foi provocado também por enorme perturbação no mercado tarifário.

Esta semana é Santa. Vivemos um período de entendimento dos princípios religiosos do catolicismo e dele podemos e devemos tirar proveito no sentido de estarmos sempre fazendo uma análise de nossa vida para conosco e sobretudo para com os outros.

Mas também a Semana Santa é uma de intenso consumo selecionado. Digo selecionado porque os pescados, por exemplo são preferíveis, o chocolate domina com os seus famosos ovos de Páscoa, todos costumes introduzidos através da fé e da religião.

O deputado federal Luciano Amaral que durante algum tempo atuou aqui no Tribunal de Contas vem subindo na carreira política e agora assume o controle do PSD em Alagoas. O partido que sob o comando de Kassab vem crescendo a olhos vistos

A Defensoria do Estado de Alagoas colocou definitivamente a cabeça pra fora e está assumindo um papel realmente de defensores do povo, não só com os assuntos individuais mas com os interesses coletivos. De braços dados com o MPAL vai de vento em popa.

A Equatorial Alagoas, com a participação da Polícia Militar deflagrou, na madrugada desta quarta-feira (09) a operação “Sintonia”, que resultou na prisão de um ex-prestador de serviço da Distribuidora, pela prática em flagrante de furto qualificado. É isso aí. Respeito é bom.

À frente de uma empresa de Comunicação Corporativa entre Maceió e São Paulo e integrando também o quadro de programação da TV Cidadã, Danielle Santoro (foto) demonstra competência naquilo que faz e o faz de bom grado e com muita garra. Novas etapas virão para Dani, sem dúvida.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos da semana vão para o amigo e Reitor da Ufal, Josealdo Tonholo quer nunca deixou cair a máscara porque não a tem. Simpático por formação e competente por devoção, Tonholo é um dos quadros mais importantes deste país no que diz respeito ao ensino superior.

Deixe um comentário