Ouvidor Geral

Ouvidor Geral” para o jornal Novo Primeira Edição de 25-03-2025 – Geraldo Câmara

ERRO HISTÓRICO

Alguém que escreve para que seus leitores leiam e tenho a certeza, orgulhosamente, de ser lido por onde escrevo, quer em jornais, blogs ou em livros jamais pode cometer alguns erros principalmente se forem de ordem histórica. Se os cometer corrija, informe, alerte. Semana passada escrevi sobre um fato histórico da maior importância e dizia respeito à famosa renúncia do ex-presidente Jânio Quadros. O fato altamente conhecido teve datas e foi exatamente aí, sinceramente não sei porque já que conheço todos os fatos, números e datas mencionei equivocadamente a data de 25 de março como sendo a da famigerada renúncia que na realidade ocorreu em 25 de agosto de 1961 . Fui alertado por um grande amigo, ainda bem e fiquei até então a me perguntar o porque usei a data errada. Inadmissível, principalmente em se tratando de um fato de altíssima relevância para a história do Brasil. A história, seja lá como foi precisa ser respeitada e com ela sempre tive um imenso cuidado. Não se pode mudar dados relevantes. O que se pode é discutir os acontecimentos de então, concordar com eles ou não, fazer a análise dos acontecimentos, tudo dentro da verdade da época. Por isso este meu escrito de hoje é um pedido de desculpas aos meus leitores de tantos e tantos anos. Que ele fique na minha história sem abalar, assim espero, a credibilidade que sempre tive. Obrigado.

DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para o presidente do TL – Tribunal de Justiça de Alagoas, Desembargador Fábio Bittencourt que mostrou o seu entusiasmante planejamento para o mandato que ocupará nos anos de 2025 e 2026. Um trabalho objetivo que atende aos anseios da população e do próprio TJ e mostrado em entrevista na Rádio Senado Cidadã.

PÍLULAS DO OUVIDOR

O Brasil acabou por vencer a Colômbia nessa fase de classificação da Copa do Mundo. Foi bom, com alguns nomes interessantes, mas longe de ser a seleção brasileira que arrebatava multidões e nem precisava se esforçar para vencer as “Colômbias” da vida.

Amanhã, terça-feira, teremos Argentina o bicho-papão, o fantasminha do Brasil em se tratando de futebol. Vamos ver se enfrentamos essa parada sem medo e com vontade de ganhar. Afinal, precisamos ir para a copa destemidamente.

Primeiro deixa os preços subirem. Depois propõem adicionar mais etanol na gasolina que já é de 27% para 30%, o que não sei se é bom para a economia de combustível nos tanques. E depois, continua tudo a mesma coisa e os preços subindo nas bombas. Piada!

O Conselho Estadual do programa Alagoas Sem Fome realizou reunião para unir forças na luta contra a insegurança alimentar no estado. A pauta desta edição foram os projetos e ações que auxiliam e proporcionam a garantia dos direitos dos povos tradicionais.

Uma operação denominada Maria Bonita, realizada pela 1ª Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, comandada pelo delegado Rodrigo Cavalcanti, prendeu seis homens acusados de diversos crimes, especialmente aqueles ligados a atos de violência contra a mulher.

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e o Tribunal de Justiça de Alagoas celebraram a criação do Comitê Estadual de Políticas Penais. A iniciativa prevê políticas de formulação, monitoramento e avaliação de serviços e políticas penais estratégicas.

A Algás divulgou a todos os interessados que a fase de acolhimento de propostas da Chamada Pública para contratação de suprimento de biometano para o mercado regulado de gás canalizado foi encerrada. A Companhia agora entra na fase de análise do processo.

Cláudia Alves (foto), médica nefrologista está divulgando neste mês que abriga o Dia do Rim os cuidados que devemos ter com este órgão tão importante de nosso corpo. Uma médica capaz, de renome e que deve ser sempre ouvida nas suas recomendações.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos da semana vão para o amigo e um dos mais importantes artistas de que temos notícias aqui em nossa Alagoas. Júnior Almeida, cada vez mais na ativa deslumbra a tantos que o ouvem. Como cantor e como compositor de mancheia.

Deixe um comentário