“Ouvidor Geral” para o jornal Novo Primeira Edição de 10-03-2025 – Geraldo Câmara
PLANO DIRETOR?
Já está virando piada se falar em Plano Diretor da Cidade de Maceió. O último foi de 2005, portanto já lá se vão vinte anos desde sua existência. Uma cidade como a nossa não pode crescer sem este documento importantíssima que norteia o que pode e o que não pode. Agora mesmo o Ministério público teve que entrar na questão dos edifícios que estão surgindo desordenadamente na orla norte da cidade e desautorizar as licenças ambientais que no fundo não estão erradas porque seguiram o que está ou não está no Plano de 2005. Ora bolas, depois de tantas idas e vindas é preciso que se tome uma decisão radical para que o famigerado plano diretor saia do papel? E mesmo assim, será que sai? Possivelmente porque a pressão econômica das construtoras vai acabar por impelir a prefeitura a pensar no assunto para que, enviado à Câmara seja repensado, modificado ou sei lá mais o que para ser aprovado e finalmente sancionado pelo prefeito. Põe tempo nisso. Afinal, todos precisam pensar nisso porque a cidade tem que saber para onde vai crescer. Se é para o litoral norte, se volta a ser para o sul, leia-se praia da Avenida. Sei lá e nem ninguém mais sabe. O fato é que o documento em questão precisa finalmente existir. Como? Perguntem ao prefeito. Quem sabe ele sabe que precisa existir um Plano Diretor?
DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para o presidente do Sindicato dos jornalistas, o competente e simpático Alexandre Lino. Sempre ligado nos acontecimentos Alexandre é olhado por seus colegas com muita simpatia e respeito.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Iniciando estas pílulas com um abraço de pêsames ao governador Paulo Dantas pela irreparável perda de seu pai, Luiz Dantas, um político considerado exemplo na sua atividade e que naturalmente fará bastante falta a todos e em especial aos familiares.
Fugi do carnaval e fui descansar um pouco e rever amigos em Aracaju. O trajeto está um pouco perturbado mas por um bom motivo. As obras de duplicação e recuperação da BR 101 estão a todo o vapor e de vez um quando uma placa “Ministério dos Transportes trabalhando”.
Isso é bom de se ver principalmente para nós que somos de Alagoas porque verificamos que o trabalho do nosso ministro Renan Filho à frente do ministério está dando frutos e trabalhando como se esperava.
Em que pese o fato de que o governo estuda as modificações no PIX com absoluto conhecimento de causa, essa questão do uso do celular para realizar pagamentos por aproximação causa espécie e talvez possa provocar muito mais assaltos. Pense.
Me baseio na facilidade com que o pagamento poderá ser realizado. Um ladrão pode obrigar rapidamente uma pessoa a usá-lo com facilidade. Afinal, não precisará de código, de senha, de nada. Basta aproximar e o PIX estará concluído. Então?
O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Vítor, se estava tranquilo com sua eleição para o quarto mandato como presidente, está muito mais agora quando o ministro Flávio Dino, do STF ratificou a decisão como absolutamente legal.
Aliás, meio as discussões que já estão acontecendo em relação ao futuro governador do estado, na minha modesta opinião o nome de Marcelo Vitor é absolutamente carta dentro do baralho e poderá ser a que esteja na manga dos líderes do MDB. Quem sabe?

O cara chamado Dinho Lopes (foto) entende mesmo de carnaval, de eventos, de folia e o faz com maestria. Presidente da Liga Carnavalesca fez um carnaval este ano de fazer inveja a qualquer outro. Parabéns, Dinho e continue proporcionando alegria aos alagoanos.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos da semana vão para o amigo de algumas décadas, Joaquim Santana, empresário de respeito na construção civil e gente da melhor espécie. Gosto de sentir nele a lealdade e o respeito por suas amizades.