“Ouvidor Geral” para o jornal Novo Primeira Edição de 17-02-2025 – Geraldo Câmara
DISCURSOS VAZIOS
Os políticos, as autoridades, claro que nem todos, precisam rever seus discursos, suas satisfações ao povo que os elegeu e até mesmo os nomeados para determinados cargos porque eles rebuscam palavras, algumas até sem sentido, quando na verdade o que queremos ouvir são os verdadeiros objetivos que atingem e suas prestações de contas. A política é realmente uma arte da qual não podemos prescindir porque o país não se governa por si só, porque os políticos fazem parte de uma engrenagem que precisa cada vez mais estar azeitada com as necessidades reais de quem as consome que é o próprio povo. Separar alhos e bugalhos é um ideal quase irreal na forma de se fazer política neste país porque os interesses são múltiplos, as barganhas são muitas e as maneiras de se conduzir muitas vezes são absolutamente capciosas. Então, colocar nos discursos todas essas dificuldades geram impossibilidades de uma palavra sincera e totalmente correta. Por isso a dificuldade de se exercer política total e franca já que essa sempre será a última palavra a ser colocada nos discursos. Que se tornam plenos de palavras bonitas e absolutamente vazios em suas mensagens e conteúdos. De um modo geral com raras e boas exceções.
DESTACÔMETRO

Reinaldo Almeida é o superintendente da Receita Federal em Alagoas e tem um trabalho referência por aqui digno de aplausos. Além do mais é uma personalidade importante no ítem simpatia e no atender bem a todos que o procuram. Daí o destaque.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Na última sexta-feira faleceu um dos maores nomes da cultura alagoana que foi Cacá Diegues. Cineasta por natureza, Cacá realizou filmes memoráveis e se tornou imortal da Academia Brasileira de Letras Alagoas perde uma de suas maiores referências de sua cultura.
Os 120 anos de nascimento da psiquiatra alagoana Nise da Silveria começarama ser comemorados na última sexta-feira e seguirão pelo resto do ano de 2025 dada a importância da médica que mudou o panorama psiquiátrico no Brasil.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) deu início às inscrições do programa Planta Alagoas 2025 nesta quinta-feira (13). O programa vai distribuir sementes de milho e feijão para agricultores familiares, entre eles quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária, para o plantio da safra agrícola alagoana deste ano.
A Seprev e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) discutiram ações conjuntas voltadas para o Sistema Socioeducativo de Alagoas. Dentre os temas tiveram destaque o programa para acompanhamento de egressos e o processo de qualificação e publicidade de dados da Central de Vagas.
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, é referência no atendimento de Urgência e Emergência de Média e Alta Complexidade em Alagoas. Entre as linhas de cuidado está a Cardiologia.
O infarto agudo do miocárdio é o mais prevalente, exigindo intervenção imediata para que a vida seja salva. No ano passado, 1.233 procedimentos, entre cateterismos e angioplastias, foram realizados com êxito pela equipe qualificada da hemodinâmica da maior unidade hospitalar do Estado.
A Rede Estadual teve 42 medalhistas na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Ao todo, Alagoas teve 71 medalhistas – 15 ouros, 25 pratas e 31 bronzes – e, dentre estes, 42 são da Rede Estadual de Ensino (12 ouros, 11 pratas, 19 bronzes), o que representa 59% do total de premiados.

O Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas, Alberto Pires (foto) é um excepcional servidor público que se interessa profundamente por todos os assuntos relativos ao controle externo, somado a tudo o que faz.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos da semana vão para o amigo Antônio Carlos Gouveia, o Cacá, pelo seu brilhantismo nos percursos da advocacia e pela maneira carinhosa com que trata os seus amigos.