“Ouvidor Geral” para o jornal Novo Primeira Edição de 10-02-2025 – Geraldo Câmara
A IDEIA DO PARLAMENTARISMO
Gosto da ideia, gosto da maneira dso parlamentarismo, gosto sobretudo da integração parlamentar quando exatamente eles, os parlamentares são os autores de uma lei que transformaria o nosso regime presidencialista em semi parlamentarista. Semi porque o poder de comando seria dividido entre o presidente e o primeiro-ministro, eleito pelo Congresso e o presidente eleito normalmente pelo povo. Uma maneira de integração quase que perfeita onde o exercício do comando assim dividido propiciaria um diálogo muito mais extenso e objetivo. Não sabemos dos detalhes ainda, apenas que o projeto entrou para ser ou não colocado nos trâmites legais, mas acredito até que vá adiante e no caso emblematicamente transformando o modo de ser do país, dos eleitores e até das práticas presidencialista e parlamentarista. Tudo que pode ser discutido, analisado e projetado a duas ou mais mãos sempre terá muito mais probabilidade de sucesso do que em formas simplificadas. O que acontecerá é que, em passando essa forma de governo, o país e todos os seus representantes terão que se adaptar, conhecer melhor as suas regras e tocar o país pra frente de uma maneira ainda mais democrática afastando, em muito qualquer possibilidade de exceção. Dito isto, vamos aguardar os próximos passos.
DESTACÔMETRO

Francisco Suruagy ou Kiko, como queiram é o Secretário Especial da Receita Estadual. Perfeitamente entrosado com os objetivos do Governo Paulo Dantas e afinadíssimo com a Secretária Renata dos Santos, da Fazenda, tem feito um belíssimo trabalho digno de aplausos.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Parem pra pensar: Vocês sabem o que é poder abrir a boca e dizer em alto e bom som que o pequeno estado de Alagoas foi o que apresentou e apresenta o menor índice de desemprego do país? Pois é! O governador Paulo Dantas está sorrindo e com razão.
Outro dado de conhecimento de todos são as taxas de criminalidade que estão baixando a cada ano deixando longe aquela imagem da Alagoas que era manchete nacional com seus crimes de todas as espécies. Agora estamos no topo da lista como um dos melhores.
O ministro dos transportes, Renan Filho está cumprindo sua missão de realmente remexer com o sistema viário de todo o país. Agora mesmo assinou a ordem de serviço para as obras do Arco Metropolitano que vai duplicar a estrada entre o Polo de Marechal e Satuba.
O presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), conselheiro Fernando Toledo, e os conselheiros Otávio Lessa e Maria Cleide, receberam na manhã da quarta-feira(05), o novo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão.
Durante a visita, foram debatidas pautas importantes a serem colocadas em prática nessa nova gestão, bem como a fiscalização das contas municipais, contando com a colaboração do TCE/AL para que seja entregue um serviço de excelência e qualidade.
A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Observatório da Indústria, divulgou o Boletim Econômico de janeiro de 2025, com uma análise detalhada dos principais indicadores econômicos do estado e do cenário nacional.
O documento traz dados sobre o mercado de trabalho, inflação, taxa de inadimplência, atividade econômica e balança comercial, oferecendo uma visão abrangente do desempenho econômico alagoano podendo ser solicitado à direção da FIEA.

O novo Secretário de Comunicação do Governo do Estado, o jornalista Wendell Palhares (foto), entrevistado no programa Cidadã Informal, da Rádio Senado nos deu, a mim e a Valtenor Leôncio enquanto entrevistadores, as melhores perspectivas do estado. Bom.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para Weldja Miranda, empresária do entretenimento que, no último sábado, no Espaço Armazém deu um verdadeiro show com sua festa VIP. Quem sabe faz com classe e distinção. Foi isso o que vimos. Parabéns, Weldja.