“Ouvidor Geral” para o jornal Novo Primeira Edição de 03-02-2025 – Geraldo Câmara
CRISE É A …
Brasileiro tem mania de criar crise por qualquer coisa e, principalmente, adora entrar de carona na crise alheia.
Tudo bem, vá lá, que a crise internacional existe, que o presidente Trump ainda é uma incógnita que pode deixar uns rabichos por aqui, mas na verdade, serve muito de desculpa para a falta de garra e para a acomodação de muita gente.
Todo mundo comenta a crise financeira e econômica dos Estados Unidos e não olha para o próprio umbigo, quando estamos vendo a turma das finanças arrancando os cabelos por aqui. Apesar de não parecer.
E, na verdade, o mundo nos afeta, mas talvez nos provoque para que pensemos seriamente em criar horizontes diferentes do que os que nos proporcionam os imensos agros da nossa Alagoas.
Vamos trabalhar, gente! Vamos criar! Vamos convocar as cabeças pensantes para que sejamos o diferencial no meio desta crise que é bem menor do que a imaginamos.
Ah! Crise é a… ( complete a frase você mesmo)
DESTACÔMETRO

Wendell Palhares, destaque da semana, sempre esteve ligado a Joaldo Cavalcante e agora assume a titularidade da SECOM com a missão, dentre muitas de combater a desinformação, o que é uma grande e difícil tarefa. Parabéns, Wendell! Temos certeza de missão cumprida.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Hugo Mota, eleito presidente da Câmara dos Deputados em substituição ao alagoano Athur Lira é um paraibano de boa cepa, descendente de políticos ilustres daquele estado. Mai uma vez o nordeste brilha nos altos escalões.
Equatorial e Polícia Militar realizam operações de combate ao furto de energia elétrica nas cidades de Coruripe, Girau do Ponciano e Porto Calvo. Durante as ações, foram constatadas irregularidades em uma unidade de irrigação, uma casa de farinha e um estádio de futebol municipal.
Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), através da Biblioteca Pública Graciliano Ramos, em parceria com representantes da sociedade civil, lançou um formulário de coleta de informações para subsidiar a elaboração do Plano Estadual do Livro e Leitura de Alagoas (PELL-AL).
A iniciativa busca diagnosticar as políticas públicas voltadas para o livro, a leitura e a literatura em cada município, garantindo que o plano estadual reflita as realidades e necessidades locais.
A qualificação na Polícia Militar de Alagoas é um processo permanente, que alcançou índices expressivos em 2024. Ao todo, foram realizados 102 cursos entre janeiro e dezembro do ano passado, sendo qualificados 4.083 policiais militares da corporação.
Os números são da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), setor que coordena a área de ensino na PM, e englobam cursos obrigatórios e de especialização desenvolvidos internamente, bem como o quantitativo de militares enviados para capacitação em outras instituições.
Uma iniciativa que envolve o Governo de Alagoas, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Penal de Alagoas vai proporcionar a realização do I Curso Operacional de Intervenção Tática Prisional (Coitap/AL), considerado um dos mais importantes eventos de intervenção prisional do país.

O agora procurador de justiça, titular da procuradoria cível, Luiz Vasconcelos (foto), sempre esteve ligado à área criminal e enfrenta novos desafios. Sua posse festiva aconteceu na última sexta-feira no ambiente do Ministério Público Estadual. Parabéns, amigo!
ABRAÇOS IMPRESSOS

Minha querida amiga e vizinha de coluna, Gigi Acioly, receba todas as nossas manifestações de parabéns pelo seu aniversário, ocorrido no último dia 30 de janeiro. Minhas e de Vaniessa. Continue brilhando, porque você merece.