“Ouvidor Geral” para o jornal Novo Primeira Edição de 09-12-2024 – Geraldo Câmara
ALAGOAS DOS PALÁCIOS
Começou com Deodoro que proclamou a república, alagoano, militar, que sem dúvida habitou palácios por aí afora comandando os destinos do país. Depois veio Floriano Peixoto, mais um alagoano que administrou o país com a cepa dos que nasceram por aqui. Ainda em grau maior, vimos o presidente Collor fazer Alagoas ser mais conhecida por todo o país e por todo o mundo com seu governo polêmico, mas também construtivo, abridor de mercados e renovador das indústrias nacionais. Descemos alguns centímetros na escala do poder e encontramos o Senado Federal com ilustres ocupantes da cadeira principal, dentre eles o alagoano Renan Calheiros que, sem dúvida alguma encontrou uma porção considerável de respeito pelo nosso estado. Agora, vemos mais um, o deputado Arthur Lira no palanque da Câmara dos Deputados ocupando a sua maior posição. Isto sem contarmos com um sem número de ministros que ajudaram o país a crescer a partir do pequeno estado de Alagoas.
Todas essas considerações para dizermos que não podemos jamais perder oportunidades de fazer com que o estado esteja presente nas mais importantes decisões políticas e administrativas do país fazendo-se presente e esperando o seu povo que esses representantes tenham feito e venham a fazer jus aos cargos que ocuparam e que venham a ocupar demonstrando que daqui das Alagoas saem cabeças pensantes importantes para que sejam encontrados os rumos que tanto desejamos.
Por tudo isso, vivemos. E procuramos crescer. E ainda acreditamos que a vergonha esteja afastada de nós dando margem ao orgulho e à vontade férrea do vencer. Sempre.
DESTACÔMETRO

O destaque vai para o competente promotor de justiça, Kleber Valadares que está realizando um trabalho magnífico, com uma equipe multidisciplinar que é a fiscalização preventiva de toda a bacia do rio São Francisco. Um trabalho digno de nota.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Existem certos assuntos que pessoas que jamais deveriam pertencer a uma imprensa séria e que são abordados com finalidades espúrias. Essas pessoas deveriam ver que nem todos têm rabo preso para ceder a pressões inaceitáveis.
O governador Paulo Dantas esteve no Tribunal de Contas onde recebeu das mão do presidente Fernando Toledo o Selo de Transparência concedido pelo Tribunal de Contas da União. O selo é de uma importância fundamental, sobretudo para a imagem do gestor público.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Torres, vistoriou as obras do trecho 5 do Canal do Sertão, uma obra que tem um papel fundamental para o desenvolvimento da região, levando água tratada para consumo humano e para irrigação agrícola.
O trecho 5 do Canal do Sertão alagoano irá se estender do km 123,4 ao km 150, abastecendo as milhares de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores.
Uma nova falta de energia paralisou a operação do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, responsável pelo abastecimento de água para 19 municípios da região. A interrupção do serviço elétrico ocorreu na captação e na Estação Elevatória de Água Tratada 01, ambas em Pão de Açúcar.
Alagoas aumentou em 85,23% o percentual de transplantes de órgãos realizados entre janeiro a novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, da Sesau foram concluídos e apontam que, nos primeiros 11 meses de 2024 foram realizados 163 transplantes, no mesmo período do ano passado foram 88.
Segundo a Junta Comercial, os bairros com maiores números de empreendimentos são Cidade Universitária (12.416 ), Tabuleiro do Martins (9.878), Jatiúca (9.452), Benedito Bentes (9.338), Jacintinho (7.959), Centro (5.874), Clima Bom (5.388), Farol (5.298), Serraria (4.765) e Ponta Verde (4.609).

Mônica Suruagy ( foto), de uma competência comprovada em várias atividades exercidas sempre visando o bem do serviço público, está agora numa assessoria especial no Porto de Maceió visando sobretudo a modernização da nova e moderna estação de embarque.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Ricardo Schneider, vice procurador do Ministério Público de Contas, conhecido também pelo magnífico dom da palavra, emprestou sua verve ao Congresso dos Municípios alagoanos e, como era de se esperar, deu um verdadeiro show por lá.