Ouvidor Geral 21-10-2024

“Ouvidor Geral” para o jornal Novo Primeira Edição de 21-10-2024 – Geraldo Câmara

VELHOS TEMPOS DE UM DISTRITO FEDERAL

Lembro-me bem do tempo em que o Distrito Federal era no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Os dois, a cidade do Rio e o Distrito Federal confundiam-se e, por isto mesmo, eram administrados por um só gestor: o prefeito do Rio ou, como queiram, o prefeito do Distrito Federal. O detalhe é que aquela autoridade era nomeada pelo presidente da república, assim como o eram os antigos territórios, então existentes em nossa república. O controle era maior, as coisas funcionavam bem, o Rio crescia sob a égide da república, até porque era lá o centro das decisões políticas do país. Lembro-me ainda que o mais famoso prefeito do Rio foi o General Ângelo Mendes de Moraes, nomeado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1946 e construtor do Maracanã, inaugurado em 1950 para a Copa do Mundo daquele ano. Pois bem. Acho que o Distrito Federal de hoje, em Brasília, capital da república, deveria voltar às velhas regras e o seu administrador ser nomeado e exonerado, dependendo do trabalho que por lá realizasse. Afinal, capital da república deve ser responsabilidade da república, não é? Tentar-se-ia evitar, pelo menos, a grande vergonha que internacionalmente já passamos quando nos idos de 2010 em menos de dois meses, três governadores, todos sob absoluta suspeição caíram de seus postos. É hora de começar a mudar este Brasil ainda que alguns retrocessos tenham que ser adotados.  

DESTACÔMETRO

O destaque vai para o incrível Mário Agra que está dominando o mercado da própolis em Alagoas através do seu instituto correspondente e vem mostrando a potência deste produto natural, importante inclusive para a economia do estado.

PÍLULAS DO OUVIDOR

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) realizou, pela primeira vez, o procedimento de plasmaférese, um tratamento que é indicado para doenças neurológicas, hematológicas, renais e autoimunes, como lúpus, esclerose múltipla, síndrome de Guillain-Barré, além de casos de rejeição de órgãos. 

A realização do procedimento representa mais um importante passo na ampliação dos tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na unidade hospitalar. Até então, o tratamento era realizado apenas em uma unidade filantrópica de Alagoas, mas o Hospital Metropolitano passou a fazer o procedimento 100% pelo SUS. 

Escrevendo a coluna e assistindo ao jogo do Flamengo contra o Chorintians. Uma guerra campal com direito a expulsão e tudo o mais. Afinal, o resultado vai representar um dos dois jogando a final da Copa Brasil contra o Atlético Mineiro.

A delegação formada por servidores da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) embarcou para Singapura, no último dia 11, em uma missão internacional para troca de experiências sobre gestão pública e modernização da gestão. 

Governo digital, cibersegurança, infraestrutura, moradia, sustentabilidade, economia e para fomentar parceria para impulsionar o desenvolvimento de ambos os locais. O grupo representou o Governo de Alagoas como o 4º estado do país a realizar a visita, e esteve no local em parceria com o Centro de Liderança Pública.

No mês marcado mundialmente pelos cuidados com a saúde da mulher, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da vacinação contra Papiloma Vírus Humana (HPV), doença que pode ocasionar o câncer de útero. 

O imunizante, que é seguro e eficaz, conforme estudos técnicos realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conta com um esquema vacinal de dose única, sendo voltado para meninos e meninas dos 9 aos 14 anos de idade.

A jovem vereadora Olívia Tenório (foto) foi reeleita com amplitude de votos e justamente porque exerceu seu primeiro mandato com muita competência e dignidade. Isto exatamente é o que deveria ser praticado por todos os parlamentares neste país.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para a dignidade e a decência de um homem simples que deu muito de sua garra e competência pela cidade  de Maceió enquanto ocupou o cargo de prefeito e com ampla aprovação dos cidadãos que agora, injustamente não o elegeram para vereador. Cícero Almeida, Que pena!

Deixe um comentário