Ouvidor Geral 02-09-2024

“Ouvidor Geral” para o Novo Primeira Edição de 02-09-2024 – Geraldo Câmara

QUAIS SÃO AS IDEOLOGIAS POLÍTICAS DO BRASIL?

O país tem um sem número de partidos e aí vem a grande pergunta: como é que podem existir tantas ideologias, tantas razões de ser para que partidos sejam fundados, a não ser que sejam grandes negócios, tanto políticos, como financeiros? E, por que não? O caminho que está sendo mal seguido deve ser este. Uma estrada que não é percorrida pelo povo e que simplesmente faz com o que o povo siga comprometimentos dos quais não compartilha e não sabe compartilhar. Houve tempo em que o Brasil tinha o comunismo, o integralismo, o trabalhismo, o socialismo. Algumas ideologias, discutíveis ou não, mas que traçavam fronteiras nítidas entre os poucos partidos da época. Hoje não se sabe nada, não se encontram fundamentos ideológicos e até mesmo proposições, com raras e honrosas exceções. Como tentar, então, fazer com que a população aprenda a votar, busque entender a complexidade política e saiba escolher entre tantos joios e trigos que existem por aí? Difícil, muito difícil, porque a identidade política do país ainda não foi configurada e as gerações mais recentes ainda buscam por essa identidade como se perdidos ainda estivessem nas estradas, “sujas” ou não. Vamos crescer, vamos somar, vamos encontrar os caminhos políticos deste país. É o que desejamos para esta e para as próximas gerações.

DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para a iluminada radialista Floracy Cavalcante, a rainha do rádio alagoano. No Dia do Maçom ela recebeu a Comenda Moacyr de Carvalho Ribeiro e foi homenageada e aplaudidíssima por todos os que lotaram o auditório de TCE naquela noite.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Como era de se esperar o Brasil está fazendo um furor nas Paralimpíadas e conquistando medalhas, uma atrás da outra. Parece que os que têm algum tipo de deficiência lutam muito mais pelo que querem. Força de vontade acima de tudo.

E é aí que provocamos atletas e dirigentes em relação aos saudáveis que precisam ter mais garra e sobretudo mais atenção por parte das autoridades que precisam investir cada vez mais no esporte.

A Seprev) participou de um evento em alusão ao Agosto Lilás. Com o tema “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, o encontro reuniu profissionais que atuam no atendimento, assistência e monitoramento de demandas relacionadas a mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

O espetáculo de dança “Cheia”, interpretado por Joelma Ferreira foi a atração alagoana da edição de Pernambuco do Festival Cena Nordeste. A apresentação ocorreu no sábado (31) no Teatro Fernando Santa Cruz, localizado no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.

A obra, que é estruturada pelos três “Ps”: Poder, Prazer e Política, reflete sobre a relação entre mulheres negras, filhas de Oxum, e o chão em que vivem, explorando a conexão entre o corpo- território e as águas que o inundam.

Há 16 anos atuando na criação e apoio a projetos, pesquisas e políticas públicas de cultura digital em todo o país, o LabHacker – Laboratório Brasileiro de Cultura Digital abre, em Maceió, um novo espaço de inovação cidadã.

A sede foi inaugurada no sábado (31), na Rua Pedro Paulino, 179, no bairro do Poço. A associação chega fisicamente ao Nordeste com o propósito de ampliar o acesso às tecnologias sociais.

Puxando a brasa para minha sardinha e orgulhosíssimo da Comenda recebida das mãos do Grão Mestre da Maçonaria em Alagoas, Otávio Lessa (foto). Meu amigo irmão, uma das melhores almas que conheci em minha vida.

ABRAÇOS IMPRESSOS

É com muito prazer que envio o meu abraço ao grande comunicador que é Gilvan Nunes e a sua esposa. Gilvan foi um dos homenageados no dia do Maçom e recebeu também a honrosa Comenda, primeira da Maçonaria em Alagoas.

Deixe um comentário