“Ouvidor Geral”para o Novo Primeira Edição de 08-07-2024-Geraldo Câmara
VELHOS TEMPOS DE UM DISTRITO FEDERAL
Lembro-me bem do tempo em que o Distrito Federal era no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Os dois, a cidade do Rio e o Distrito Federal confundiam-se e, por isto mesmo, eram administrados por um só gestor: o prefeito do Rio ou, como queiram, o prefeito do Distrito Federal. O detalhe é que aquela autoridade era nomeada pelo presidente da república, assim como o eram os antigos territórios, então existentes em nossa república. O controle era maior, as coisas funcionavam bem, o Rio crescia sob a égide da república, até porque era lá o centro das decisões políticas do país. Lembro-me ainda que o mais famoso prefeito do Rio foi o General Ângelo Mendes de Moraes, nomeado pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1946 e construtor do Maracanã, inaugurado em 1950 para a Copa do Mundo daquele ano. Pois bem. Acho que o Distrito Federal de hoje, em Brasília, capital da república, deveria voltar às velhas regras e o seu administrador ser nomeado e exonerado, dependendo do trabalho que por lá realizasse. Afinal, capital da república deve ser responsabilidade da república, não é? Tentar-se-ia evitar, pelo menos, a grande vergonha que internacionalmente já passamos quando nos idos de 2010 em menos de dois meses, três governadores, todos sob absoluta suspeição caíram de seus postos. É hora de começar a mudar este Brasil ainda que alguns retrocessos tenham que ser adotados.
DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para essa figura fantástica que tanto quanto Vanessa amamos de coração, Mádala Arecipo, esposa do querido Geoberto Espírito Santo e que comemorou mais um aniversário, último dia 30. Parabéns, amiga.
PÍLULAS DO OUVIDOR
A TV Cidadã, do TCE-AL mais uma vez deu o exemplo de sua importância como a primeira e única TV aberta de um Tribunal de Contas no país. Fundada em 2016 vem cumprindo rigorosamente o papel a que se destinou.
Em convênio importantíssimo com a ATRICON que é a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil criou o Jornal Atricon que é produzido em Maceió com a importante contribuição dos outros tribunais.
Agora mesmo foi realizado o II Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas e todo um trabalho de cobertura foi feito “in locum” – Vitória do Espírito Santo com o apanhado completo de todo evento.
Para isso deslocamos para lá o nosso Diretor Adjunto de Comunicação, Valtenor Leôncio acompanhado da jornalista Bárbara Tenório e do também jornalista e editor Fábio Novaes.
O trabalho foi impecável e recebeu todos encômios e elogios por parte de todos os que participaram daquele importante encontro. A nossa turma que por lá esteve recebe os nossos parabéns e abraços por todo o esforço.
E no Brasil, depois de duas semanas em recesso junino para fazer política nos arraiais estaduais, em torno de fogueiras, a classe política retomou parcialmente os trabalhos da Câmara e no Senado.
Resta saber como vai ser o comportamento dos próximos três meses quando tudo deverá estar pegando fogo em função das eleições municipais. A guerra começou e os combatentes estão dispostos a muita luta e guerra. Será?

Otávio Lessa, foto em mais um evento onde sua presença é de grande importância para o nosso Tribunal de Contas. Dessa feita em reunião da ASUR que é a Associação do Mercosul e da qual Otávio também faz parte como membro.
ABRAÇOS IMPRESSOS
E os abraços nesta semana vão para a querida Liara Nogueira, jornalista de mancheia e da qual sou incondicional admirador. Da pessoa e do seu trabalho. Abração, amiga!
