“Ouvidor Geral” para o Novo Primeira Edição de 10-06-2024 – Geraldo Câmara
Um urubu no meu caminho
Era década de 70. Eu morava no Rio de Janeiro e viajava muito para a Bahia, de carro, a passeio. Enchia o carro de bagagem, as crianças, deitava o pé na estrada, às vezes para passar um fim de semana, ir a uma festa em Jequié, coisas que a idade da época ainda permitiam. Numa dessas viagens, cansativa, é claro, já ia lá para além do meio do caminho, parei para almoçar, descansei um pouco e, apesar da insistência das meninas que queriam brincar um pouco mais no parquinho de diversões da churrascaria, resolvi seguir em frente. Os olhos abriam e fechavam, naquela sonolência do estômago cheio e que costuma atacar os motoristas teimosos. Sol a pino, cerca de duas horas da tarde. Para piorar a situação, o trecho da Rio-Bahia, onde as retas são enormes, perto de Vitória da Conquista, o que torna tudo monótono e provoca ainda mais o sono. De repente, lá na frente, uns 200 metros talvez, a carniça, os urubus em volta e eu, dirigindo a uns 150 quilômetros por hora. Nunca tive medo de urubu, nunca diminuí a velocidade por causa de urubu, até porque a experiência ensinava que, quando o carro vai se aproximando, eles voam para longe. Mas, no meio deles, um achou de fazer gracinha e levantou um vôo tão curto que se deixou atropelar pelo meu potente Dodge Charger. Só ouvi o estalar do vidrinho lateral, peninhas de urubu voando dentro do carro e a sensação de que o bichinho estava no banco traseiro, sentado no colo das minhas filhas que choravam e berravam. Graças a Deus, eram só as peninhas. O urubu deve ter ficado estendido no asfalto, mas, hoje, quando vejo o fedorento pássaro à beira da estrada, a história me vem à mente, diminuo a velocidade e espero calmamente que ele levante o seu voo, bem para longe do meu carro.
DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para o vereador e amigo Eduardo Canuto que com sua verve bem personalizada vai crescendo sempre nos caminhos que escolheu para sua vida.
PÍLULAS DO OUVIDOR
O Festival Cena Nordeste é um intercâmbio artístico-cultural promovido pelo Consórcio Nordeste e que conta com a participação das secretarias de cultura dos nove estados da região. A próxima edição será realizada em 5 e 6 de julho, em São Luís (MA).
O governador Paulo Dantas e o vice-governador Ronaldo Lessa inauguraram o prédio do Gabinete do Vice-Governador. O prédio histórico é parte integrante do conjunto arquitetônico no entorno da Praça dos Martírios, no Centro de Maceió.
A Sesau lançou uma campanha publicitária para mostrar o impacto que os acidentes com motocicletas causam na Rede Hospitalar Pública de Alagoas. Isso porque, em 2023, os hospitais mantidos e gerenciados pelo Governo do Estado atenderam 13.899 pessoas feridas em sinistros com motos.
A Polícia Militar de Alagoas apresentou o plano de segurança para o segundo jogo da final da Copa do Nordeste 2024. A partida entre CRB e Fortaleza foi realizada neste domingo no Estádio Rei Pelé, em Maceió e tudo correu com normalidade.
Os 102 municípios alagoanos já estão aptos a vacinar contra a Covid-19 com o novo imunizante XBB 1.5, distribuído aos Estados. O anúncio foi feito na quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mas não encontrei em Maceió.
Depois de participar de dezenas de mostras e festivais dentro e fora do Brasil, o premiado filme alagoano Diafragma foi indicado para concorrer no primeiro turno do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2024, na categoria Curta de Animação.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas está promovendo mais uma edição do Curso de Suporte Avançado de Vida, promovido pelo Núcleo de Educação Permanente. Com uma carga horária de 130 horas.

Ela é formidável! Na sua simpatia, na sua maneira de expor assuntos tão delicados já que Rosana Coutinho (foto) é a perita criminal geral do estado de Alagoas. Foi muito bom conhecer e ouvi-la falar de algo tão comum e tão desconhecido para nós.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Foi muito bom ouvir o Willison Santos falar sobre os avanços da cultura em nosso estado e sobretudo de ações que integram o nordeste brasileiro através dela e da sua importância e relevância. Daí os nossos abraços impressos para ele.