Ouvidor Geral 11-05-2024

“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 13-05-2024 – Geraldo Câmara

UM PREITO DE GRATIDÃO

Gratidão mesmo e que todos os brasileiros devem ter por outros tantos brasileiros que estão lutando anonimamente no sentido de ajudarem as vítimas das incríveis inundações que ainda estão abalando o Rio Grande do Sul. A recuperação do estado será lenta com uma progressividade ainda duvidosa por conta de que foi completamente diferente com retenção de água ainda que as chuvas tenham parado e o sol esteja a brilhar em determinadas regiões. Algo inusitado e que ainda precisa de muita solidariedade por parte da população não atingida. Por outro lado a gratidão se estende a autoridades, aos governos estaduais e ao federal que não têm medido esforços no sentido de um desdobramento contínuo de ajuda. Não só financeiramente como com logística de todos os tipos com deslocamento de profissionais como bombeiros e técnicos de várias especialidades que tentam a todo o custo minorar o sofrimento do povo gaúcho. À parte, gratidão também aos que pensam nos animais e tentam salvá-los de todo o jeito e como exemplo ficou aquela imagem do cavalo preso em cima de um telhado por mais de 24 horas, mas que foi humanamente resgatado por bombeiros e veterinários. Enfim, gente, a coisa ainda não acabou e por isso mesmo gratidão a todo o povo brasileiro pelo empenho humanístico.

DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para a competente delegada Lucy Mônica que foi em princípios dos anos 2000 a primeira delegada da mulher em Alagoas. Hoje, à frente da Delegacia do Turista e da 2a DP continua mostrando sua garra e competência. Minha querida amiga.

PÍLULAS DO OUVIDOR

O Dia das Mães foi intensamente comemorado neste domingo e de várias maneiras. Há os que estarão demonstrando a suas mães o amor filial e o carinho que elas merecem e há também a euforia do comércio que, sem dúvida, faturou muito especialmente neste dia.

Mas não podemos esquecer das mães do Rio Grande do Sul que estão sofrendo com a tragédia que abalou aquele estado e que, possivelmente fiquem sem comemoração do seu dia. Melhor rezar por todas as que estão sofrendo e deixar os aplausos para melhor ocasião.

Na verdade o Dia das Mães é o Mês das Mães, portanto ainda há tempo de sobra para que sempre nos lembremos delas. As que ainda nos dão presença e as que um dia nos deram e foram de uma importância fantástica em nossas vidas.

Vem aí mais um trecho do Canal do Sertão e que teve obras autorizadas pelo presidente Lula e pelo governador Paulo Dantas. Isso é muito bom porque amplia as possibilidades daquela importante obra para o desenvolvimento agropecuário da região.

No entanto, vivo perguntando às autoridades competentes que tipo de projeto ou projetos estão sendo aplicados às margens do Canal para que realmente ele cumpra sua verdadeira função de desenvolvimento, principalmente para a agricultura familiar.

Na verdade, sinto que ainda não aconteceram os grandes projetos e é preciso lembrar que o canal não está sendo construído para abastecer carros-pipa mas sim para dar oportunidade com a preciosa água ao desenvolvimento total de sua área adjacente e muito mais.

“Decepcionante”, palavras do deputado Dr. Wanderley, sobre a visita dos componentes da CPI da Braskem a Alagoas. Não viram nada, não fizeram nada e mal conduzidos pelo senador Rodrigo Cunha vieram passear e perder tempo e dinheiro. E aí?

Atenção, gente! Dizem que os produtos da lagoa estão contaminados e não podem fazer bem aos consumidores. Acho que então, a Vigilância Sanitária precisa entrar em ação, fazer análises, o que for possível para que nada de mal aconteça à população alagoana.

Há quinze anos servindo ao governo de Alagoas, Aline Rodrigues (foto) hoje ocupa mais uma missão que lhe foi confiada pelo governador Paulo Dantas. Secretária de Estado da Agricultura tem esmero e orgulho pelo que faz. Canal do Sertão à vista.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os meus abraços impressos vão para um cara que eu admiro pela garra com que enfrenta os problemas. Alexandre Lino, presidente do Sindicato dos Jornalistas e Gerente de Jornalismo da SECOM AL. Não para de trabalhar e de lutar pela categoria.

Deixe um comentário