Ouvidor Geral 19-02-2024

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 19-02-2024 – Geraldo Câmara

VASSOURA DE BRUXA

Uma novela da Globo está ensinando um pouco da história da produção nacional retratando pela segunda vez a região do Sul da Bahia, onde a produção do valioso cacau se faz presente até hoje, apesar de ter diminuído consideravelmente. O cacau representou e ainda representa uma força na economia daquele rincão brasileiro, mas teve problemas incríveis durante algum tempo com uma praga chamada “vassoura de bruxa” que levou muito produto a situações de penúria. Com o tempo os chamados “coronéis” foram salvando suas plantações e recuperando a riqueza daquele produto tão importante. Hoje a vassoura de bruxa nos parece que está erradicada, mas foi responsável pela queda de alguns impérios da época em que Jorge Amado retratou a região com sabedoria e com o espírito lúcido que o acompanhou durante toda a sua vivência enquanto escritor. O fato é que, apesar dos pesares a recuperação aconteceu e o cacau, o soberano cacau que gera o chocolate que tanto apreciamos continua sendo cultivado, com técnicas novas estabelecendo a produtividade de que tanto precisa. É nessas horas que realmente a televisão cumpre o seu papel informando, não só através dos jornais, mas também de peças artísticas com valo histórico.

DESTACÔMETRO

O destaque vai para o meu amigo Carlito Lima que continua enfrentando os melhores desafios, sobretudo na área da cultura e também de braços abertos para a vida. Grande Carlito!

PÍLULAS DO OUVIDOR

O carnaval em Alagoas parece ter cumprido sua finalidade este ano dando diversão e circo para todos, mas sobretudo com uma bela dose de tranquilidade já que os índices de violência parecem ter caído em todo o estado. Isto realmente nos dá satisfação de anunciar.

Para que isso acontecesse o planejamento das forças de segurança, a movimentação do efetivo, a organização, tudo contribuiu. E evidentemente com a participação de todos, incluindo os policiais militares e os civis e até as forças do Corpo de Bombeiros.

Frustrados devem estar os que acharam de aconselhar o prefeito a investir os oito milhões numa escola de samba do Rio de Janeiro que acabou por frustrar a todos com o ímpio resultado de oitavo lugar. Fazer o que, né?

Que loucura foi aquela – eu não estava aqui – da tempestade na sexta-feira que em quinze minutos conseguiu derrubar árvores, estrondar trovões por toda a parte e deixar apavorada a população de Maceió? Eu, hein! Acho que a natureza está se vingando.

Essa da “natureza estar se vingando” foi dita por Alder Flores no último Bartpapo e falou com certeza do que dizia. O homem está agredindo de tal forma que ela realmente está reagindo e se vingando, disse o conhecido engenheiro ambientalista.

Amei a Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade e amizade social” que visa exatamente o confronto entre lados opostos da sociedade, sobretudo nos assuntos políticos isolando amigos e até família. É preciso que se volte às origens pacíficas.

O próprio Papa na sua fala sobre o assunto referiu-se à família brasileira desmembrada em alguns pontos em função de assuntos que não deveriam interferir na paz familiar. Sem dúvida, precisamos reconhecer e reaver nossos princípios familiares, sim.

Colocamos a Holanda na história da Braskem. Não deveria precisar se a nossa justiça fosse mais ativa, dinâmica e menos morosa. Mas colocamos e agora aguardamos o resultado. O que vai dar, não sei, mas é uma tentativa a mais de se ter as coisas justas.

O Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Alagoas. José de Melo Gomes (foto) não perde a verve e a sua vontade de viver bem na vida. Como ele mesmo diz, sempre na companhia do inseparável amigo Sir Old Parr, Zé de Melo é uma figura para se curtir sempre.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para a vereadora Teca Nelma que vem exercendo seu primeiro mandato com muita vontade de acertar e de servir ao povo maceioense de maneira correta. Tem conseguido seu intento com bons projetos que vem aprovando.

Deixe um comentário