Ouvidor Geral 15-01-2024

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 15-01-2023 – Geraldo Câmara

AS SURDAS GUERRAS SUBTERRÂNEAS

Quem gosta de história sempre lê, vê filmes, documentários de tempos atrás, principalmente aquelas políticas históricas e medievais quando os porões eram os principais lugares de cochichos, de surdos enredos dentre paredes grossas de pedras e onde normalmente surgiam os principais enredos para derrubadas de reis e rainhas, para prisões sem motivos e tantas outras coisas que foram reais, sim. Considerando a passagem dos tempos e dos costumes, claro que os porões já não existem fisicamente, mas o nome foi trocado para bastidores onde realmente começam as grandes tramas, não para derrubadas tão drásticas, mas para a constituição de planejamentos visando eleições como as que teremos agora em 2024. Claro que os métodos são outros, lógico que não se é tão radical como eram os medievais; os costumes mudaram mas os objetivos não! E quais esses surdos objetivos? Conquistar o voto a muito ou pouco sacrifício, mas conquistar. Ao invés de armas, palavras. Mas certamente existirão muitas que serão infalíveis como as espadas de então, como as degolas que aconteciam. As campanhas que já estão a caminho demonstram que as batalhas serão muitas e que entre os futuros vencedores e perdedores restarão sempre pedras sobre pedras como munição para embates futuros. Sempre será assim.

DESTACÔMETRO

O ano é eleitoral e candidato que quiser se dar bem, dentre outras coisas tem que chegar perto de um dos melhores professores de oratória que eu conheço. Nosso querido Carlos Conce está sempre atento ao que de melhor existe para oferecer aos pré-candidatos de 2024.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Acho sensacional a ideia que surgiu e que está sendo aplicada em algumas capitais brasileiras do “abrigo amigo”. Uma comunicação que em cada abrigo de ônibus é colocada com um telão e através do qual as mulheres ameaçadas podem pedir socorro e ainda mostrar o importunador.

Afinal, quanto mais possibilidades de se se prevenirem, principalmente nas ruas, as mulheres devem ter. E o serviço público responsável pela segurança delas e de todos nós precisa e deve aderir a novas ideias como essa acima descrita.

Você sabe o que é Atriconecta? É um modo inteligente, cultural e de mídia criada pela Atricon, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas para espalhar pelas Redes Sociais as atividades dos TCEs em todo o Brasil. Parabéns aos idealizadores. Acompanhamos.

E a propósito de Tribunais de Contas, que até agora tinham missão fiscalizadora e não punitiva viram o Supremo Tribunal Federal declarar que os Tribunais podem e devem aplicar penas administrativas a gestores federais, estaduais e municipais em suas jurisdições.

Isso sem dúvida dará mais força, sobretudo aos tribunais de contas estaduais que, apesar de terem uma missão educativa e fiscalizadora sempre ficavam presos a continuidade de processos sem que pudessem estabelecer penas mais assertivas.

O ano começou com tragédias provocadas por fenômenos naturais e pelo homem que, de um modo geral acaba sendo o maior provocador. Se não cuida da natureza ela reage e com a maior força que possa ter. Daí as enchentes, deslizamentos e outras consequências.

Grande notícia para o turismo alagoano e sobretudo para o incremento de sua interiorização foi a ordem de serviço assinada pelo Ministro Renan Filho para a construção da ponte sobre o rio São Francisco ligando as cidades de Penedo, em Alagoas e Neópolis em Sergipe.

Uma providência fantástica que vai aproximar os dois estados, que vai ajudar em muito no trajeto que hoje é utilizado pelo turismo através de pequenas balsas e sobretudo para o escoamento de produção de ambos os estados. Parabéns!

Um passarinho me cantou que o economista, professor, administrador e etc, etc, Arnóbio Cavalcante (foto) está com um “podcast” entrando na era moderna com seus ensinamentos que não são de se jogar fora. Pelo contrário, ouvir Arnóbio é ser inteligente.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Meu amigo Otávio Lessa completou mais um ano de sua incrível vida, mas sobretudo cultivando o que há de melhor que é a sua família. Valores que Otávio não abre mão e que são o seu alicerce. Na foto com Maria Helena e os dois netos. Parabéns, querido amigo.

Deixe um comentário