“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 11-12-2023 – Geraldo Câmara
É MENTIRA TERTA?
Fico me perguntando até que ponto as famosas “delações premiadas” fazem com que os delatores falem a verdade tão somente a verdade na esperança de obterem penas menores ou serem favorecidos de qualquer outra forma.
Os “ditos cujos” criminosos confessos podem até fazer com que as investigações sejam mais aceleradas, mas, no entanto, a figura criada para este aceleramento pode ser, a meu ver, profundamente prejudicial e até mesmo cínica no contexto investigatório porque dá margem ao “premiado” de criar acusações que também minimizem sua atuação no crime enfocado.
A função da Polícia Federal, do MPF e outros órgãos é a de investigar e levar a indiciamentos ou não do acusado. Mas, no momento em que ele passa de investigado a testemunha ou a acusador tenho minhas dúvidas entre verdades e mentiras que venham a fazer parte dos longos processos como foi o caso do Lava Jato e outros tantos. Elas continuam a existir e a serem usadas para se chegar a conclusões. Algumas precipitadas. Outras até que dão certo.
Mas aí, as autoridades que estão à frente oficial dessas investigações devem se perguntar muito: “É mentira, Terta”?
DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para a nossa querida Daniela Novis, superintendente do Maceó Convention & Bureau que, em conjunto com todos os que fazem o “trade” turístico está empenhada em esclarecer aos turistas que aqui não existe nenhum perigo para eles. O paraíso continua.
PÍLULAS DO OUVIDOR
O ano de 2023 está chegando e com ele também praticamente acabam os feriadões que invadiram este ano. O próximo, 2024 é um ano bissexto e, com isso, avança-se mais um dia no calendário. Quer dizer que a maioria dos feriados vai cair num sábado ou domingo. Bom!
Alguns devem estar dizendo que sou maluco, mas não sou não porque não fico olhando para o meu próprio umbigo. É bom saber que vivemos em um país onde a economia ainda não está estabilizada e precisamos de muita produtividade dentre outros fatores. Ao trabalho, gente!
A nossa querida artista, Selma Brito tem sido alvo de várias homenagens e dentre elas a da TV Mar que fez um maravilhoso documentário sobre sua vida e sua arte e o exibiu em teatro lotado semana que passou. Dizem que foi espetacular.
O governo do estado, assim como a prefeitura de Maceió ou as prefeituras deveriam, até em parceria, fazer uma campanha publicitária de alto nível para ser exibida nos locais emissores de turismo do Brasil para frear os efeitos negativos dessa “coisa” da Braskem.
Não podemos permitir que tenhamos prejuízos com cancelamentos de viagens de turistas em função de uma tragédia que nem de perto é rota para esses turistas que por aqui aportem. Medidas como essa podem diminuir o impacto negativo das notícias de que “Maceió afunda”
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) determinou que a Braskem crie uma Reserva Particular do Patrimônio Natural e proibiu qualquer atividade comercial dentro da área do mapa de risco da região afetada pelas atividades de mineração
A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) venceu a categoria Melhor VT Institucional do 30° Prêmio Guerreiros da Criação, promovido pelo Pajuçara Sistema de Comunicação. O anúncio ocorreu em um evento reunindo os principais nomes do mercado publicitário alagoano. Parabéns aos colegas da SECOM.
Antecedendo a IV Conferência Nacional de Cultura,no próximo ano, em Brasília, a Secult realizou a V Conferência Estadual de Cultura em Maceió. Com o tema Democracia e Direito à Cultura, o evento fortaleceu o intercâmbio de ideias entre os fazedores de cultura do estado.

O Cel. Moisés Melo (foto), coordenador geral da Defesa civil do estado também está munido do mesmo empenho e vem mostrando a real situação, sobretudo a de que não existem perigos para as áreas chamadas turísticas.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Nossos abraços impressos vão para a querida amiga, Isabel Porto, a fidelíssima assessora do Conselheiro Otávio Lessa, profundamente séria no que faz e nas suas relações com todos os que fazem o TCE-AL. Um abração muito especial, Isabel, por todos esses anos de convívio.