Ouvidor Geral 13-11-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 13-11-2023 – Geraldo Câmara

Toda cidade que se preza tem, pelo menos um buraco, na rua principal. Desses buracos que incomodam e que as autoridades levam anos para tapar.

O BURACO (do meu livro O Mundo Real das Satiricrônicas)

Começou pequenininho, era aquele buraquinho que por ele não passava nem a bola de bilhar. De repente, olha o buraco a se espichar, na rua central, a mais central do lugar. Quando alguém reclamou e ligou para a Prefeitura, de lá responderam assim: “Tapa com esparadrapo que o buraco assim tem cura”. E o buraco foi crescendo, o pessoal desviando, o povo ainda tentando do buraco se livrar. Mas que buraco legal! Ao cabo de uns bons três anos lá já tinha um coqueiral. E quando algum descuidado pelo buraco caía no jornal sempre saía o drama do envolvido, claro, na coluna certa: A do desaparecido.E o buraco foi crescendo, crescendo, até que um dia afinal, alguém resolveu fazer uma investigação e programou direitinho, para lá, uma excursão. Convocou a imprensa falada, escrita, televisada, deu entrevista de herói, disse que o povo se dói e que no dia seguinte quando voltasse dali, ralado, cheio de dor, se lançava candidato até pra governador. E mergulhou, de cabeça, no buraco do horror.Mas que surpresa engraçada ele encontrou no buraco. Lá dentro tinha de tudo: Muita rua asfaltada sem um buraco sequer; um povo ordeiro, pacífico respeitando, vejam só, os direitos da mulher. E um grande supermercado bem no meio do buraco com uma grande sensação: Os preços sempre marcados com custo abaixo do chão. Foi quando olhou o buracocom grande sofreguidão e viu uma estrada comprida. Sem saber a direção foi caminhando, caminhando, caminhando e foi grande o seu espanto, seu ardor, sua emoção. Descobriu que a Prefeitura não estava errada, não. Mas que obra grandiosa, meu Deus, quanta sen- sação! Aquele buraco grande que fora aberto no chão era a grande ligação entre o Brasil e o Japão.

DESTACÔMETRO

O destaque de hoje vai para o conselheiro presidente do Tribunal de Contas, Fernando Toledo que, junto com a equipe especializada vem procurando deixar absolutamente em dia todos os julgamentos de contas, missão precípua daquela instituição. Muito bem.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Finalmente encerra-se um capítulo doloroso desta terrível e famigerada gerra entre Israel e os terroristas de Gaza. Isso acontece com a soltura de 34 brasileiros que estavam presos no território de Gaza. Parabéns ao empenho do governo brasileiro.

Aliás, sendo Lula ou não sendo Lula há que se reconhecer que sua equipe diplomática vem fazendo um enorme esforço para conseguir trégua ou paz na região do conflito. Conseguindo ou não o esforço vale a pena de se ver e acompanhar.

A última quinta-feira (09) entrou para a história da cultura alagoana como a data em que grupos folclóricos foram reconhecidos como patrimônio vivo de um povo. Aconteceu em Pilar, durante sessão solene realizada na sede da Câmara Municipal, que aprovou o projeto de lei apresentado pela Prefeitura para reconhecer três mestres e dois grupos de muita tradição.

Com a diplomação, o Município passa a apoiá-los financeiramente, e de forma vitalícia, para que todos possam disseminar a cultura popular, inclusive, nas escolas, perpetuando as manifestações.

As ações Sociais, de Meio Ambiente e de Governança realizadas pela Equatorial Alagoas foram destaque na apresentação do presidente Humberto Soares, no primeiro Summit de Sustentabilidade e Negócios, organizado pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC).

O aplicativo Uber está extrapolando em várias cidades brasileiras quando cobra uma determinada quantia pela corrida e por vezes repassa aos donos dos veículos cerca de 30 por cento daquele valor. É muita exploração. Quase escrava.

Eliana Cavalcante, uma das bailarinas mais renomadas e referenciadas de Alagoas, proporcionou um “workshop” de ballet clássico no segundo dia da Mostra Alagoana de Dança, em Maceió. O evento aconteceu no complexo cultural do Teatro Deodoro

O governador Paulo Dantas vai assinou ordem de serviço para a retomada da obra do Hospital Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios no local onde está construída a nova unidade de saúde. Bom para o povo.

O vereador Joãozinho (foto) que vem se conduzindo muito bem no seu papel de edil está empenhado em saber a verdadeira história da venda do Hospital do Coração à Prefeitura de Maceió, segundo ele. Quer saber quem é um tal de Dr. Mário e sua implicação no caso. Mistérioooo!

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para o historiador Geraldo de Majella que acaba de lançar um livro com o título de História do Voleibol Alagoano. Uma retrospectiva biográfica de todos os alagoanos e alagoanas que se empenharam para construí-la. O lançamento foi nbo último sábado no Restaurrante Filé do Zezé

Deixe um comentário