Ouvidor Geral 30-10-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 30-10-2023 – Geraldo Câmara

COCÔ NA FORQUILHA

Na fazenda de meu pai, no Rio, haviam muitas mangueiras. Copadas, sombreando a alameda de entrada, eram uma tentação para brincadeiras e peraltices das crianças. Jorge, meu primo mais velho, era um líder nas traquinagens mais ousadas. E nós subíamos pelas mangueiras, fazíamos para er quem chegava mais alto, jogávamos, lá de cima, mangas nas cabeças das pessoas que passavam e até nos bois que pastavam, só para vê-los correndo assustados pelos campos.

Um dia, já cansados de tanta bagunça, subindo e descendo das mangueiras, correndo pela alameda, paramos para descansar, sentados debaixo de uma delas. Foi quando Jorge disse que estava com vontade de fazer cocô. Normalmente, quando isto acontecia, fazíamos no mato e nos limpávamos com folhas. Uma prática comum para quem conhece sítio, fazenda. Mas, naquela hora, a idéia dele foi mais além e disse:

-Vamos subir na árvore ?

-Ué… e a dor de barriga?

-Vou fazer lá de cima…na forquilha, cara !

Fazer cocô na forquilha, para quem conhece árvore, era ficar de cócoras, com um dos pés num galho e o outro pé no galho vizinho que formava exatamente um V. E o cocô caia no chão.

Jorge procurou uma forquilha alta, num dos galhos que se estendia por cima da alameda, se acomodou e começou a função.

De repente, o grito, o escândalo, a loucura.

Lá embaixo, aos gritos de “vou te pegar…vou te matar”, um velho empregado do sítio, cara toda cheia de merda, queria subir pela árvore, mas quanto mais passava a mão pela cara, mais lambuzava as mãos e escorregava, sem conseguir subir. E Jorge, com as calças na mão, quase caindo da árvore.

Foi preciso que chegasse alguém para acalmar o homem que, nunca mais falou conosco e, obviamente, nunca mais esqueceu o cocô que caiu do céu.

Nós, também, nunca mais fizemos cocô na forquilha.

DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para uma nutricionista, Cybele Castro que tem uma especialidade que é a aplicação do Carnabys Medicinal em doenças de várias complexidades. Ela é acompanhada por médicos internacionais e de renome e seu trabalho é aprovado pela ANVISA.

PÍLULAS DO OUVIDOR

A equipe do programa Contribuinte Arretado da Sefaz-AL promoveu uma reunião com representantes de entidades de comércio, bares e restaurantes, de advogados, contabilistas e contribuintes de indústrias e micro e pequenas empresas no prédio-sede do órgão.

É uma reunião que vem dar continuidade ao que iniciamos em agosto com relação aos avanços, proposituras e construções que a gente tem discutido em relação ao cadastro e substituição tributária”, salienta a líder do programa, Elka Gonçalves.

Membros da Rede Avançada de Locação, grupo que reúne empresários de 14 das maiores imobiliárias do Brasil, estarão em Maceió hoje e amanhã para o último encontro do ano. A escolha da capital alagoana para a reunião, que ocorre comumente em São Paulo, se deu em função do convite dos empresários Nilo Zampieri Jr. e Solange Syllos, diretores da Zampieri Imóveis.

A vereadora Teca Nelma realizou uma audiência pública para debater políticas de prevenção e combate ao câncer de mama em Maceió. O evento reuniu o relato das dificuldades enfrentadas pelas pacientes oncológicas na busca por tratamento.

Com a chegada do período do ano marcada por ventos de maior intensidade, a atividade de soltar pipas, quando é praticada em locais impróprios pode trazer inúmeros riscos, podendo ocasionar acidentes gravíssimos, além de prejudicar o fornecimento de energia da população.

Desde o início de sua operação em Alagoas, há pouco mais de um ano, a concessionária Águas do Sertão tem se dedicado a um trabalho de campo exaustivo e à modelagem 3D dos mapas das redes de água e esgoto nos 34 municípios do interior do estado cobertos pelo contrato.

Para compartilhar ideias e ações por um trânsito mais seguro, o Detran AL participou do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito, realizado em Brasília-DF. O evento foi organizado pelo Ministério dos Transportes, por meio do Senatran.

A Cel. Valdenize (foto), sobejamente conhecida no meio a que pertence e em outros mais está à frente do PROERD que é um programa para levar educação contra drogas e violência nas escolas de todo o estado. Um trabalho lindo que leva nossos aplausos.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Nossos abraços impressos vão para o jovem Secretário-Executivo de Regulação e Gestão Interna da SESAU, Igor Monteiro. Deu um show de elucidações em nosso Bartpapo com sua inteligência e perspicácia.

Deixe um comentário