“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 23-10-2023 – Geraldo Câmara
QUEM FALOU EM GUERRA?
O mundo está em guerra? A Rússia está guerreando com a Ucrânia? Israel com Gaza ou sei lá com quem mais? Mentira. Não existe guerra. O que está existindo deve ser uma nova forma de controle de mortalidade, já que não é de natalidade. Porque o que estão fazendo e o mundo está assistindo horrorizado é a matança incrível de inocentes, principalmente de crianças que não pediram para vir a esta era caótica que ora se estabelece, onde as mínimas regras de guerra – e que existem – não são respeitadas. Pelo contrário, estamos vivendo o absurdo dos absurdos, civis que são pegos com filhos, famílias inteiras, que são destroçadas e jogadas como lixo nas ruas de batalhas. O que está acontecendo foge a tudo aquilo que os mentores das guerras deveriam ter aprendido e aplicado quando chegasse a hora do campo de batalha. Mas, não. O que se está vendo é o ódio e não os objetivos militares. O que se está vendo é a carnificina e não a perda de soldados devidamente convocados e instruídos para os campos da guerra. A verdade é que, por lá, na já quase devastada Gaza e na também destruída Israel, guerra não existe. O que existe é uma nova e cruel forma de se jogar para fora as frustrações, as vinganças e os infundados ódios. Que Deus tenha pena de suas almas definitivamente perdidas.
DESTACÔMETRO

O destaque vai para a promotora do Ministério Público Federal, Niedja Kaspary por sua constante, dedicada e sempre competente atuação em relação à defesa dos direitos humanos sob todas as luzes e matizes. Niedja é uma guerreira do Direito.
PÍLULAS DO OUVIDOR
* Pois é! A Braskem que se cuide porque ganhou um grande advogado de acusação que é o Senador Renan Calheiros, autor da proposta para abertura de CPI no Senado e que não vai sossegar enquanto não vir os “pontos nos ii” colocados nos seus devidos termos.
As irregularidades em questão de indenizações, sobretudo as injustiças sociais provocadas pelos desmandos técnicos e ambientais da Braskem, agora vão para um nível muito superior, o que sem dúvida levará a um final mais feliz para os infelizes ex-proprietários do Pinheiro.
Do Pinheiro e de mais cinco bairros afetados por aquela calamidade e que nos leva a todos a não querermos calar. A iniciativa de Renan é altamente oportuna e deve colocar algumas coisas que não foram apuradas, em cima da mesa.
Palmas para a diplomacia do Brasil que está crescendo muito quando entra em possibilidades de negociações no sentido de minimizar os efeitos da guerra entre Israel e Gaza. As tentativas para se chegar a um acordo têm sido levadas a efeito pelo Brasil e ninguém pode negar.
O fato de, durante todo o mês de abril o Brasil estar dirigindo o Conselho de Segurança da ONU, lhe deu personalidade para não perder o bonde da história e mostrar que não está ali apenas como espectador, mas como um verdadeiro ator. Muito bom!
“Ampliar investimentos privados e públicos no país será sem dúvida um dos baluartes do governo Lula, para resolução de problemas, gargalos na logística e ampliação dos meios de transporte para elucidação das saídas para o produto nacional. Assim disse, Renan Filho, Ministro dos Transportes.
Parece que o Brasil e em especial o estado Alagoas descobriram ou entenderam finalmente que o turismo é, sem dúvida, um grande marco para o desenvolvimento econômico. Talvez por isto estejam sendo criadas diversas formas de incentivo para os investimentos na área.
Parece que, segundo informações e até notícias já veiculadas, que o mercado televisivo no estado de Alagoas deverá estar sofrendo profundas modificações com possíveis viradas de posições em um canal de televisão local. Vamos aguardar. Que pena!

Enquanto houver discrepâncias, injustiças e tantas outras irregularidades em relação a planos de saúde, a atendimentos indispensáveis e outros erros mais, o advogado Juliano Pessoa (foto) se fará presente com sua competência e personalidade. Parabéns, amigo Juliano.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos da semana vão para Eduardo Brasil que em outros tempos passou pela SECOM do estado e hoje empresta seu valor à “Desenvolve” na qualidade de seu diretor-presidente. Dudu sabe o que faz e vem ganhando grandes espaços no desenvolvimento do estado.