“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 09-10-2023 – Geraldo Câmara
BOMBAS AMEÇANDO O MUNDO
O mundo inteiro está ameaçado. Todos nós acordamos estupefatos com o ataque do grupo terrorista Hamas contra o democrático país Israel. Um país jovem, estabilizado economicamente e ligado profundamente à vida do Cristo. Por uma tensão que já dura cerca de setenta anos, a disputa entre palestinos e israelenses acaba por provocar tensões e agora a coisa literalmente explode com bombas, mísseis e outras coisas mais matando no primeiro dia cerca de 500 pessoas, a maioria absolutamente inocente. O problema mais sério é que Israel precisa ser defendida pelo resto do mundo, principalmente pelos Estados Unidos e com isso ficamos todos ameaçados da eclosão de uma outra guerra mundial já que o primeiro-ministro de Israel declarou que o país está em guerra. Não tem como fugir dessa realidade absurda. Não tem como países aliados de todas as horas se omitirem em situação tão grave de um país irmão. As bombas, os mísseis, as armas modernas estão pipocando no território de Israel que já está respondendo contra o território palestino. Enfim, ninguém mais foge de suas responsabilidades porque os estilhaços já estão espalhados por grande parte do mundo.
DESTACÔMETRO

Oito anos como secretária estadual da cultura e economia solidária, Melina Freitas merece o destaque não só por seus dotes administrativos e criativos como pela famosa empatia que nos agrada a todos. Valeu, Melina! Sempre valeu!
PÍLULAS DO OUVIDOR
Os carros elétricos estão se espalhando Brasil afora, o que é muito bom. Mas a infraestrutura, principalmente em postos e restaurantes está acontecendo a passos de cágado. Como reabastecer ou melhor recarregar baterias sem pontos específicos?
É aquela história do quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. O Brasil tem essa singularidade de deixar que as coisas aconteçam para seguir o rumo da história de maneira atrasada. Inclusive o código de obras já deveria prever a instalação especial em novos prédios.
Estive em reunião com a conselheira Renata Calheiros e sua equipe tratando de um assunto que envolve a comunicação do TCE AL e o Pacto para Primeira Infância. Renata é uma mestra no assunto que já exercia no governo Renan filho e agora leva suas ideias avançadas para o Tribunal de Contas.
E a propósito, o assunto que já é tratado em várias esferas terá no caso específico do TCE uma extensão da harmonia entre várias instituições que, sem dúvida alguma vão aderir ao projeto da Conselheira Renata Calheiros, por ser objetivo e pleno.
O mundo vem crescendo tecnologicamente mais rápido do que se esperava. As discussões em torno da tecnologia da informação, por exemplo são surpreendentes e do avanço da área nem se fala. Vejam por exemplo o caso da Inteligência Artificial tomando conta do mundo.
Só insisto que ela, a Inteligência Artificial não pode e não deve substituir a humana que a criou. Não se pode apelar agora, como já está acontecendo para que AI resolva todos os problemas do mundo. E onde ficarão nossas fantásticas cabeças pensantes?
Vejam o caso, por exemplo de muitos de nossos jovens que já estão apelando, deixando o sabor da resolução de problemas par a AI, inclusive a elaboração de provas completas. Como ficará o aprendizado? Dependente em tudo?
Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL) realizaram uma fiscalização nas rodovias do estado. A ação ocorreu nos dias 2, 3 e 4 de outubro e reteve cerca de R$ 910 mil em produtos irregulares.

Fábio Lima (foto) é um médico excepcional. Além de ser diretor de UTI da Santa Casa, missão fantástica para ser cumprida é também o diretor médico do CSA e aí não sabemos de quem é a dor de cabeça maior. Grande figura, grande entrevistado que foi do Bartpapo.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para uma dupla diferente: Janis Joplin e Elvis, isso mesmo, assim mesmo. Ela, nome de batismo, presidente de uma ONG que leva cãezinhos aos hospitais para alegrar os pacientes-mirins com câncer. Ele, o Elvis, um cãozinho a ser preparado também para tal missão.