“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 03-09-2023 – Geraldo Câmara
O ANIMAL MERECE
No dia 9 de novembro será comemorado o dia do Veterinário, este profissional que só exerce o ofício porque gosta do que faz e sobretudo ama os animais, coisa que muita gente por aí afora não sabe o que é e maltrata, não consegue ter afinidade e troca o amor por raiva. O meu amigo Paulo Bezerra, superintendente da Vigilância Sanitária que todos conhecem, mas muitos ignoram o veterinário que ele também é me enviou uma mensagem mas vejam como ele se expressou: “Dia 9 de setembro é o dia do Médico Veterinário. Ser Médico Veterinário tem mais a ver com o amor do que com conhecimento. De nada adianta a ciência se não houver amor pelos pacientes! Por vezes, nós nos achamos superiores a eles, mas são os animais que nos ensinam as coisas mais importantes da vida”. Paulo Bezerra CRMV-AL 0001. Fiz questão de transformar suas palavras neste artigo principal de hoje para lembrar que nem todos são obrigados a ter animais em casa, a criá-los seja onde for mas todos os que os tiverem têm a obrigação de tratá-los bem, como seres vivos e que, sem dúvida alguma nos entendem mais do que nós a eles. Fica mensagem do querido Paulo como a sabedoria de um veterinário que tem alma e tem amor pelos animais.
DESTACÔMETRO

Pois o destaque da semana vai para o mesmo Paulo Bezerra referido no artigo principal de hoje. Para chamar a atenção de todos sobre a importância do médico (a) veterinário para a melhor convivência da sociedade humana com a sociedade dos animais.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Iniciar uma obra ou reformar um imóvel, seja ele um empreendimento ou residência, implica no cumprimento de uma série de obrigações essenciais para garantir o desenvolvimento econômico-social em harmonia com um ambiente ecologicamente equilibrado.
Destacam-se a obtenção de dois tipos de licenças: a ambiental e a edilícia (conjunto de edifícios, prédios ou construções). Em Maceió, essas autorizações devem ser requeridas junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro participou, na quinta-feira, 31, da reunião mensal da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Santoro veio substituindo o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Na sua fala, George Santoro fez amplo relato sobre os graves problemas da malha viária nacional, com destaque na rede ferroviária, que poderiam acarretar prejuízos ao país, sem as medidas que estão sendo adotadas pelo governo do presidente Lula.
O secretário mostrou que a piora da malha nos últimos sete anos trouxe o risco de afastar importadores, como os chineses, já que, atualmente, é mais caro levar grãos de um município a outro no Brasil, do que exportar para países vizinhos.
Quem me acompanha em minhas colunas e na televisão sabe o quanto tenho me batido por isto e acho que se o projeto for levado à frente a glória ministerial de Renan filho estará garantida. Era o projeto do grande estadista Juscelino Kubitschek.
Inaugurado em agosto de 2022, o Ambulatório Estadual de Esclerose Múltipla, doença neurológica que pode causar incapacidades físicas é o único no Estado com assistência pelo SUS. A unidade está localizada no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).
Pare pra pensar, prefeito JHC que a sua ideia muito boa de instalar uma roda gigante em Maceió pode vir por terra diante da localização escolhida na Praia da Pajuçara. Ali, além de trânsito intenso não permite que as pessoas circulem à volta e nem que seja criado um comércio alternativo. Pense bem!

Tive a oportunidade de conversar no Bartpapo com Felipe Jatobá (foto), o jovem prefeito de Jequiá da Praia. Uma lucidez incrível sobre sua responsabilidade, ainda mais sendo seu primeiro cargo político. Tem bons exemplos a começar por sua mãe, Rosinha Jatobá.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Dois talentos impressionantes são os de Duda Maia e James Moura. Ele um violonista exímio e adorável de se ouvir. Ela, aos 22 anos fantasticamente cantora de “bossa nova” o que nos deixa a todos de boca aberta. Vale a pena ouvi-los onde quer que estejam.