“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 14-08-2023- Geraldo Câmara
GRANDE UÍSQUE!
Eu viajava freqüentemente para o exterior e, quando isto acontecia, invariavelmente, passava no “free shopping” e comprava uísque para reabastecer o nosso bar, em casa, onde eu gravava o meu programa de televisão, “Bartpapo com Geraldo Câmara”. Era um bar lindo, à beira da piscina e, sempre freqüentado por personalidades de João Pessoa, onde morávamos. Daquela vez, a viagem fora para São Paulo e, como eu precisava reabastecer o bar, por indicação, fui à Galeria Pajé, onde oito andares de lojas, só vendem produtos importados. Escolhi 12 marcas diferentes, compus a caixa e paguei em cheque. Voltei para casa e, quando acabara de arrumar o bar com os novos uísques, chega um grande amigo, Elias da Costa e Silva, irreverente, conhecedor e bom bebedor de uísque. -Cheguei na hora certa, velho ? -Chegou, grande Elias. Escolha e vamos às doses… -Quero este Old Parr, que é de primeira. Colocamos o gelo, as doses, brindamos e fomos ao primeiro gole.Com todo o exagero que lhe é peculiar, Elias soprou o gole longe, dizendo: -Pô, bicho! Isto é álcool puro. Falsê todo ! -Não é possível…acabei de comprar em São Paulo.-Onde? -Na Galeria Pajé. -Ave Maria ! Aquilo é um bando de falsários. O uísque deles é do Paraguay para pior…Telefonei para a loja, o dono disse que era verdadeiro, contestei e avisei que ia cancelar o cheque. Foi o que fiz. Depois, por idéia do Elias, deixei o uísque nas prateleiras, somente para enfeite, marquei as garrafas e comprei outras no comércio de João Pessoa. Durante as gravações do programa, servíamos chope, salgadinhos e uísque e, depois das gravações, invariavelmente, ficava um grupo conversando e bebendo. Depois, nos recolhíamos e os empregados faziam a limpeza de tudo. E, foi, exatamente aí que se pegou o ladrãozinho que sempre tomava umas e outras, todas as quartas-feiras, diminuindo o conteúdo das garrafas. No dia seguinte, um empregado nosso passou mal, vomitou o dia inteiro, enquanto a garrafa de Old Parr aparecia quase vazia. Pelo menos a Pajé serviu para alguma coisa.
DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para Thayanne Magalhães, produtora de convidados do Bartpapo e do Cidadã Informal que, última quarta-feira em Brasília recebeu o primeiro lugar no concurso de jornalismo promovido pela ABNES. Ela e o jornalista Lucas França. Tema: Moeda Social.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Plínio Lins, o grande jornalista, ex-secretário de comunicação de Maceió nos deixou na última sexta-feira, mas nos deixou também um belo legado, sobretudo de caráter. Plínio sempre foi um ótimo profissional e ainda melhor amigo e colega. Ficam nossas saudades e nosso preito de admiração.
O dia 13 de agosto foi o Dia do Economista, homenagem aos profissionais que protagonizam um papel de grande importância na sociedade. A Sefaz-AL reconhece os impactos positivos desses colaboradores na vida da população alagoana, e por isso, parabenizou todos os economistas alagoanos.
A Bienal do Livro de Alagoas agora conta com mais uma novidade: a Mostra Sururu volta à cena da Bienal, integrando a programação do SESC Alagoas. Esta é a segunda vez que a Mostra Sururu participa da programação da Bienal.
Já em fase de coordenação o meu mais novo livro que será o décimo da coleção. “Tribunando com Independência” será uma coletânea dos artigos principais da coluna que escrevo no jornal Tribuna Independente. Breve teremos o lançamento.
O evento “Azul tá On” é uma oportunidade valiosa para promover os encantos de Alagoas para um público seleto de agentes de viagem e profissionais do turismo. É evidente que se trata da programação futura da Azul e que vai beneficiar o Destino Alagoas.
Durante a programação do evento, os agentes terão acesso a plenárias de capacitação sobre destinos e atrativos, entre eles Alagoas, Rio de Janeiro, Bahia, Curaçao, Uruguai, Universal Parks & Resorts e Walt Disney World Florida.
Para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate à violência contra a mulher, a Polícia Militar de Alagoas aderiu ao movimento Agosto Lilás e aumentou a fiscalização e o acompanhamento das vítimas, por meio do Programa Patrulha Maria da Penha. Tem que ser o ano todo sem parar.
Uma pesquisadora da Uncisal, Juliana Cabral foi aprovada em duas chamadas públicas da Fapeal, dentro do Programa “Mais Ciência, Mais Futuro”: o Edital para Organização de Eventos Científicos e o Edital de Auxílio à Participação em Reunião Científica.

Maria Helena Lessa e Ana Carla Matias (foto), respectivamente presidente e vice-presidente da FRAFEM – uma associação civil paramaçônica formada por mulheres de maçons. No caso específico as duas são as esposas do Grão Mestre Otávio Lessa e do vice Eduardo Teixeira.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos hoje vão para o José Paulo Gabriel, presidente da Jorgraf, cooperativa de jornalistas e gráficos que publica o jornal diário Tribuna Independente e que completou agora 16 anos de existência salutares e profícuos. Parabéns, meu amigo com abraços a todos os colegas.