“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 31-07-2023 – Geraldo Câmara
QUEBRA DE SOBERANIA – não é a primeira vez.
Em 1969, eu era editor da Revista Mar, no Rio de Janeiro e, como tal, fui o primeiro jornalista brasileiro a denunciar, através de reportagem, a invasão dos americanos em solo brasileiro. Dizia eu, com provas documentais que, já naquela época, quase toda a margem esquerda do Rio Negro era ocupada por americanos. Contava eu que a Bethleem Steel, uma potência do aço, era composta por setenta por cento de capital americano quando a lei brasileira exigia no mínimo 51% para brasileiros. Denunciei ainda a presença de uma companhia de chatas que, no inverno, quando as margens dos rios amazônicos se soltavam e viravam ilhas flutuantes, elas (as chatas), as rebocavam para Miami –as ilhas eram húmus puro – as transformavam em fertilizantes que eram revendidos para o próprio Brasil. Não sei até que ponto essa invasão continuou ou em que pé está, mas sei que com a tecnologia de alto avanço, o trabalho dos americanos em querer saber os planos de Dona Dilma, as invasões a nossos e-mails sigilosos, a nossos planos e estratégias de segurança e outras coisas mais, são uma quebra de nossa soberania, mas que não pode e não deve ser tratada como novidade. Novidade tem que ser a reação do brasileiro que espera pulso forte dos mandatários e mandatárias deste país, sem medo de ser feliz, como eles próprios dizem. O resto é pura retórica.
DESTACÔMETRO

O destaque da semana vai para o juiz Sandro Augusto, titular da 15a Vara Cível de de vez em quando à frente também da 17a Criminal. Foi delegado da Polícia Federal e tem uma vasta experiência em julgamentos. Esteve no Bartpapo e agradou em cheio. Muito bom!
PÍLULAS DO OUVIDOR
A educação foi o centro das atenções no teatro Gustavo Leite, do Centro de Exposições e em Jaraguá. O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, assinaram a pactuação com as prefeituras alagoanas das metas do programa Escola 10 e para construção de quatro escolas indígenas no interior do estado.
No Dia do Motorista, celebrado nesta terça-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) presta uma homenagem aos seus profissionais que, mesmo sem integrar a área fim na estrutura organizacional do órgão, salvam milhares de vidas todos os dias.
Entre os anos de 2017 a 2021 foram registrados, em Alagoas, 2.308 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes de 0 a 14. Com o intuito de reduzir essa estatística, a Secretaria de Estado da Primeira Infância iniciou um projeto de prevenção à violência infantil.
No Dia do Escritor, 25 de julho, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos relembrou a trajetória de incentivo à produção literária alagoana. Fundado em 1912, para edição e publicação do Diário Oficial, o ganhou notoriedade entre os autores e os leitores alagoanos como editora geral.
A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas vai receber do Governo Federal, quase R$ 3 milhões para investimentos em segurança nas escolas. O recurso será empregado na aquisição de equipamentos para ações realizadas pelas forças de segurança no ambiente escolar.
Gente, essa questão de furtos de cabos em Maceió é muito sério. Os técnicos resolveram colocar os cabos no subsolo já para evitar roubo, depredação e contar com mais segurança e aí os ladrões resolveram que por baixo da terra era mais confortável e lucrativo.
Os Urbanitários participaram de audiência pública realizada em Delmiro Gouveia, sobre o futuro do Canal do Sertão. Durante a audiência, o Sindicato confirmou que a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas terá viabilidade financeira, mantendo-se sob o controle da CASAL.

O médico ginecologista e obstetra com alta especialização nos Estados Unidos em fertilização e reprodução humana é uma dessas sumidades que volta e meia precisam ser ouvidas. Foi o que fiz e pude levar aos telespectadores a magia científica de Marco Cavalcante (foto). Show!
ABRAÇOS IMPRESSOS

A festinha foi no sábado e encheu um salão de festas para beijar e abraçar Antonella, fazendo 14 anos e Valentina completando 4 anos. O importante é que elas são umas graças, filhas de Luciana e Alberto Pires e muito nossas netinhas, de Vanessa e minhas. Um show de meninas!