“Ouvidor Geral”para o jornal Primeira Edição de 24-07-2023 – Geraldo Câmara
MOBILIDADE NAS RUAS
Essa realmente é uma questão muito séria e que vem tirando o sono de muita gente. O problema do trânsito em Maceió parece que fica cada vez mais impossível de se encarar sob todos os aspectos. Sejam as avenidas sem possibilidade de melhor escoamento, sejam as ruas maltratadas lotadas de buracos, seja o aumento de carros novos circulando pela cidade, sejam os ônibus sem traçados coerentes, sejam as danadas das motocicletas atrapalhando a tudo e a todos. Não quero tirar o direito delas, as motos, mas o desrespeito com que circulam pelas ruas é impressionante. Tenho dito aos motoristas de carros que nunca os espelhos retrovisores, internos e externos foram tão necessários como agora. A atenção tem que ser tri-dobrada mas mesmo assim elas, as motos, saem quebrando espelhos de carros, atropelando e sendo atropeladas e com isso tudo não entendo por que os responsáveis pelo trânsito não se mexem e não criam regras rigorosas para elas, as motos. Sustos impressionantes são provocados porque saem a toda a velocidade costurando e praticando verdadeiros balés pela cidade. Há que se voltar para este assunto de uma maneira correta. Ou criando vias específicas, ou limitando a velocidade, qualquer coisa. Porque elas, as motos, estão cada vez mais responsáveis pelo caos citadino.
DESTACÔMETRO

O destaque vai para o meu querido amigo, Mosart Amaral, Secretário de Estado de Transportes e que, sem dúvida alguma é um dos baluartes do governo estadual desde os tempos de Renan Filho e continuando com o inteligente Paulo Dantas.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Pois é! O PT está discutindo a possibilidade de enfiar a cabeça entre adversários de primeiríssima grandeza e lançar candidato próprio à prefeitura de Maceió. Com quem? Fala-se em Ronaldo Medeiros. Um grande nome que não tem nada a perder. Será que não tem?
Estou gostando de ver a ação do TCU – Tribunal de Contas da União que tomou para si a questão da venda da Braskem e já decidiu condicioná-la à indenização total e justa de todas as vítimas do desastre por ela provocado. Ah, em tempo: o dedo do Senador Renan está aí! Bom!
É a tal história: Quando uma pessoa quer vender um imóvel tem que apresentar certidões de que não deve nada a ninguém, que não está vendendo para fugir de alguma coisa e etc e tal. A Braskem tem que ser tratada da mesma maneira. Vende e se manda???
O governo federal precisa e acho que já está ficando atento ao aumento no número de armas que foram vendidas no Brasil depois que o anterior abriu as pernas e permitiu que gregos e troianos se armassem até os dentes. Agora, reprimir como? É necessário.
E o detalhe é que não se trata somente de arminhas, de revólveres, não! Armas pesadas que incluem fuzis e metralhadoras, hoje a maioria nas mãos sabemos lá de quem. O fato é que, como era o projeto, a população daqui a pouco está toda de arma na mão. E oficial, pasmem!
Bom trabalho está fazendo o governo Paulo Dantas em relação ao incentivo para que novas empresas venham a se instalar no estado. Ainda esta semana o governador assinou incentivos fiscais para sete dessas novas empresas. Isto é estimulante.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que nenhum dos 102 municípios alagoanos está entre as 50 cidades mais violentas do País e não tem municípios na relação do Fórum.
De acordo com o levantamento, que toma como base o ano de 2022, a capital alagoana, que chegou a ser classificada como a mais violenta do Brasil em 2015, e a 9ª em 2021, não aparece na lista deste ano. É de se bater palmas, sim.

O Conselho Regional de Medicina de Alagoas vai realizar eleições para o seu conselho, 40 membros entre titulares e suplentes e a chapa 1 se fez representar no Bartpapo pelos competentes médicos Abílio Lopes e Henrique Costa (foto). No dia 2, estaremos com a Chapa 2 no Bartpapo e aqui.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos desta semana vão para o Erik Silveira que assumiu o Instituto de Criminalística do Estado de Alagoas e já está colocando a todo o vapor a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Bom dizer que Alagoas está no ‘top” dessa emissão. Parabéns, Erik!