Ouvidor Geral 17-07-2023

Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 17-07-2023 – Geraldo Câmara

POR QUE AS PESSOAS DEVEM SER CANDIDATAS?

É incrível mas as eleições de 2024 já estão aí. E respondendo à pergunta do título, a primeira questão é se devem. E aí a resposta é tranquila quando se tratar de poder e dever exercer a cidadania em toda sua plenitude. Então, se o preparo democrático estiver presente naquela pessoa, ela deve sim, aproveitá-lo para colocar o direito de defesa da sua comunidade num lugar de destaque e que o permita levar suas ideias para a realidade da discussão e da realização. A segunda questão deve-se ao fato de que a democracia permite a alternância no poder e que cabe ao povo usá-la, sobretudo se este poder não estiver sendo bem exercido por quem já está lá. A pessoa que sentir-se preparada para defender o povo, para mostrar a este mesmo povo que tem capacidade para exercer o cargo, deve sim, candidatar-se e brigar por uma eleição saudável e promissora. E aí, as questões sucedem-se. Uma delas é a do exercício do cargo, se for eleito. É preciso brigar com e pela instituição para mudar princípios e ações que já se tornaram comuns e em outros que moralizem o cargo e as funções inerentes a ele, em e sob todos os aspectos. A coragem de se fazer confiar será o grande trunfo para uma vitória. Mas, na verdade, a coisificação das eleições foi tão grande nos últimos tempos que o verdadeiro homem – ou mulher, claro – de bem não quer expor seu nome a uma possível lama. E é exatamente aí que o buraco aumenta, os sujos tomam para si a missão de governar e legislar em terreno fértil para que o anti desenvolvimento se faça presente e para que a democracia dê lugar a uma ditadura de métodos e de princípios. Melhor que o povo se mexa e ouça os possíveis candidatos de 2024. E está na hora, sim. Até já está passando.

DESTACÔMETRO

O conselheiro aposentado José de Mello Gomes, a convite do ex-presidente do Tribunal de Contas, Otávio Lessa, ano passado assumiu a presidência da Comissão de elaboração do Centro de Memória daquela instituição e como tal exerceu com muita competência e viu a primeira fase ser inaugurada este mês. O destaque é dele e de toda a comissão.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Dezenove alunas formadas e todas elas com uma colocação no mercado de trabalho. Esse foi o resultado da mais recente turma que concluiu o curso técnico de Produção de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A solenidade de formatura não poderia ser diferente e foi marcada pelo desfile “Divina Alagoanidade”, na passarela do Senai Poço. Além da inclusão profissional, o curso do Senai contribui para desenvolver a Cadeia Produtiva da Moda no estado.

Ao total, cerca de 970 pessoas cadastradas na campanha da NFC receberão os valores solicitados referente tanto a prêmios de sorteios quanto à restituição por parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) (créditos advindos das compras).

Trabalhadores de Alagoas que foram afetados pelas chuvas e que fazem parte da lista de municípios que decretaram emergência vão poder sacar a verba do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Em Alagoas, 32 dos 102 municípios estão incluídos nessa relação.

O Governo de Alagoas conquistou um feito histórico para a saúde pública do Estado, com a habilitação, junto ao Governo Federal, dos sete novos hospitais construídos nos últimos quatro anos utilizando recursos próprios.

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino e promover o acesso aos instrumentos percussivos e ao fazer artístico e cultural, o grupo Percussivo Yá Dandara, em parceria com o Governo de Alagoas promove Oficina de Maracatu exclusivamente para mulheres.

A rotina na cidade de Pilar retoma a normalidade após as fortes chuvas dos últimos dias. Com o suporte da Prefeitura, mais de 240 pessoas que se encontravam abrigadas em escolas da rede municipal estão retornando a suas casas, onde seguirão assistidas pelo Município.

Estão chegando as eleições para novo ou reeleição do atual reitor Josealdo Tonholo. Sem medo de errar acho que meu amigo Tonholo, com toda sua garra e competência deve continuar a comandar a instituição UFAL com a grandeza que o fez no primeiro mandato.

À frente da coordenação da Bienal do Livro que vem aí em agosto, mais uma vez a competente professora Sheila Maluf (foto) que tem se tornado um marco de conhecimento há quatro bienais. O sucesso será ainda maior este ano, querida Sheila.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para uma das minhas queridas netas, Ângela Dowsley que é formanda do curso de Técnica em Moda do Senai, administrado pelo competente Marcos Leão. Ângela deus show com seus trabalhos e, sem dúvida é uma das grandes promessas da moda nacional e internacional. Beijo, netinha!

Deixe um comentário