“Ouvidor Geral” para o jornal Primeira Edição de 10-07-2023 -Geraldo Câmara
NOMES NA FOGUEIRA
A pressa, às vezes, pode prejudicar profundamente um projeto político, se o tempo, o “timing”, não for respeitado neste tumultuado mundo da política. Por outro lado, o tiro no escuro, o lançamento de pseudo candidaturas tem o propósito, na maioria das vezes, de queimar um ou outro nome, já que o desgaste começa quando é ventilado publicamente. Por incrível que possa parecer a faca tem dois gumes: uma provocada pelo próprio candidato a candidato que gosta de ver seu nome estampado sem saber que, com isso, pode estar dando munição aos adversários. Existem exceções, é claro, quando é preciso trabalhar este nome com antecedência para a construção ou revelação de sua imagem que, por força de seu trabalho, não teve o destaque necessário. Por outro lado, o outro gume da faca é, exatamente, o que é provocado pelos outros candidatos com a finalidade precípua de provocar situações que o afastem da pretensão. De qualquer maneira, a fogueira já começou, ainda que estejamos a mais de um ano das eleições municipais. Imagine também que a mais de três anos das eleições para governador, nomes já ardem nas chamas e, com a fumaça, se esvaem pelo ar. Quem tem consistência real, vamos ver depois.
DESTACÔMETRO

Adalberon Sá é o primeiro Secretário Executivo de Cooperativismo porque finalmente o governador Paulo Dantas entendeu a força do cooperativismo para o desenvolvimento e para a economia de Alagoas. Adalberon é nosso destaque de hoje e esperança de todos.
PÍLULAS DO OUVIDOR
Nesta segunda-feira é inaugurada a primeira etapa do Centro de Memória do Tribunal de Contas de Alagoas. Um trabalho hercúleo que envolveu historiadores, técnicos em informática, publicitários, jornalistas, bibliotecários e por aí afora. Depois conto a história. completa.
Essa primeira etapa conta todo o percurso desde que tudo começou com a criação nacional do sistema de contas e continua em um crescendo bastante interessante para que se chegasse hoje ao sistema de controle externo do país. E dos estados, como é o caso do nosso TCE AL.
O governador Paulo Dantas contemplou, nesta quinta-feira (6), a cidade de União dos Palmares com ações que, além de levar desenvolvimento social, econômico e cultural, vão marcar a história da cidade.
Isso porque, foram feitas a inauguração do acesso do povoado quilombola Muquém, a entrega de dois caminhões compactadores de lixo e a assinatura da ordem de serviço para a construção de seis poços artesianos, marcando assim a retomada desse programa em Alagoas.
Estudos realizados por especialistas na área de saúde mental apontam que, no Brasil, após a pandemia da Covid-19, intensificaram-se os atendimentos às pessoas com crises de ansiedade, depressão e que são dependentes de álcool, drogas ilícitas ou atentaram contra a própria vida.
Situação que pode ser comprovada com base nos dados estatísticos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas, onde os atendimentos psiquiátricos representaram, nos primeiros seis meses deste ano, 11,2% das ocorrências atendidas.
A secretária de estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, assumiu como presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) do Estado de Alagoas. Eita mulher ativa da gota!
No próximo dia 13 de julho, a AENA, empresa que detém a concessão do Aeroporto Zumbi dos Palmares está enviando convites restritos para a reinauguração do referido aeroporto com passeio por todas as dependências e ações. Interessante. Vamos lá.

Um jornalista de primeira linha, jovem na idade e antigo na experiência, Alexandre Lino (foto) assume a presidência do Sindicato de Jornalistas nesta segunda-feira. Pelo que já conversamos com ele e com o que se compromete a realizar os jornalistas de Alagoas estão de parabéns.
ABRAÇOS IMPRESSOS

Os abraços impressos vão para um jovem músico, cantor e compositor, Miguel Germano. Dominando desde cedo o violão e o acordeon está aí pronto a qualquer prova e dando show para todos os gostos. Valeu, garoto!